Siga o MyCNB  
  • Menu
  • Colunas
  • Preview Repescagem The International 4 de Dota 2

Preview Repescagem The International 4 de Dota 2

Sejam bem vindos, senhoras e senhores, a uma prévia das equipes que irão disputar o The International 4 de DotA 2, em Seattle, nos Estados Unidos, a partir da próxima terça-feira (8). Eu sou o Skeat, da NomadTV, e vou trazer para vocês um resumo de todos os times que participarão do campeonato.

Quatro equipes começam a competição brigando pela sobrevivência. Virtus.ProTeam LiquidCIS e MVP.Phoenix ficaram em 2º lugar nos classificatórios de suas regiões e agora têm que disputar, no primeiro dia, a última vaga para o evento na Repescagem.

Vamos começar pelas equipes do primeiro confronto, Virtus.Pro e MVP.Phoenix.

Virtus.Pro (Rússia)
O time russo apareceu como uma grande surpresa na classificatória europeia, desbancando o compatriota Rox.Kis e quase vencendo o torneio. Eles abriram 2 a 0 na Grande Final, mas acabaram perdendo de virada para o mousesports.

O Virtus é considerado uma surpresa principalmente pelo seu histórico muito fraco pós-The International 3. Em 2014, a equipe só conseguiu um bom resultado, o 2º lugar na Techlabs Cup, um torneio local da região CIS. Fora isso, não ganhou absolutamente nada e nem conseguiu pegar top4 em nenhum torneio.

Embora o time não tenha os melhores resultados, os jogadores são muito experientes, com destaque para Ars-Art, que defendeu o Natus Vincere no The International 2. E essa experiência apareceu durante as classificatórias e deve se mostrar também na Repescagem.

Conheça os jogadores:
Ilya “Illidan” Pivcaev
Posição: 1 – Carry
Principais heróis: Lifestealer, Gyrocopter e Luna

Sergey “God” Bragin
Posição: 2 – Mid Laner
Principais heróis: Templar Assassin, Queen of Pain e Storm Spirit

Sergey “Ars-Art” Revin
Posição: 3 – Offlaner
Principais herois: Nature’s Prophet e Nyx Assassin

Yaroslav “NS” Kuznetsov
Posição: 4 – Suporte/Jungler
Principais heróis: Enigma, Io e Disruptor

Egor “Jotm” Surkov
Posição: 5 – Suporte dedicado

Principais heróis: Rubick e Ancient Apparition

Virtus.pro grafico

Estilo de jogo:
O Virtus.Pro gosta de controlar o ritmo da partida e se classificou para a Repescagem do The International utilizando uma ferramenta que quase ninguém soube responder: o Nature’s Prophet do Ars-Art. Ele, sozinho, abriu espaço para sua equipe e forçou os adversários a rodarem o mapa para tentar pará-lo, quebrando completamento o ritmo dos rivais.

Os adversários do Virtus têm que tomar muito cuidado com as rotações de início de jogo dos suportes, que gostam de aparecer no linha do meio e dar a vantagem para o God. Ele normalmente joga com heróis de iniciação e snowball, como Brewmaster e Invoker. Isso vai ajudar o Ars-Art a controlar o jogo, abrindo espaço para o Illidan ficar enorme.

Virtus.pro dota2 divulgacao

Surpresa do classificatório, Virtus.Pro controla o ritmo das partidas com rotações (Foto: Divulgação)

MVP.Phoenix (Coreia do Sul)
O MVP.Phoenix foi uma surpresa ainda maior do que o Virtus.pro. Ninguém o esperava no campeonato. Não pela falta de habilidade da equipe, e sim pelo fato de o cenário sul-coreano ainda ser um bebê no DotA 2. Eles começaram a jogar há menos de um ano em torneios de alto nível. Os especialistas contavam com um time coreano no TI em 2015 ou 2016. A participação da equipe no evento deste ano é, sem dúvidas, uma grande surpresa.

O time era uma das esperanças do cenário sul-coreano, pois já tinha se classificado para a StarLadder e vinha ganhando tudo em seu país. Desbancando as grandes equipes pinoy e malaia (Mineski e Mith.Thrust), o MVP.Phoenix conquistou a vaga para a Repescagem do The International de maneira convincente.

Conheça os jogadores:
Park “March” Tae Won
Posição: 1 – Carry
Principais heróis: Warlock, Death Prophet e Naga Siren

Kim “QO” Seon Yeob
Posição: 2 – Mid Laner
Principais heróis: Storm Spirit e Invoker

Lee “Forev” Sang Don
Posição: 3 – Offlaner
Principais heróis: Nyx Assassin, Ember Spirit e Nature’s Prophet

Lee “Reisen” Jun Yeong
Posição: 4 – Suporte/Roamer
Principais heróis: Jakiro, Visage e Rubick

Lee “Heen” Seung Gon
Posição: 5 – Suporte dedicado

Principais heróis: Treant Protector e Witch Doctor

MVP.Phoenix grafico

 

Estilo de jogo:
O MVP gosta muito de inovar nas estratégias. Não é surpresa se QO e March trocarem de lugar nas partidas. Por vezes até o Forev entra no troca-troca. Eles focam mais nos heróis em que cada jogador é bom e costumam surpreender os adversários com picks “fora do meta”, como Warlock e Tidehunter Carries.

Os adversários precisam pegar muitos heróis de teamfight e ainda não deixar o Rubick para o Reisen, que faz jus à fama sul-coreana. Ele, com reflexos impressionantes, consegue roubar o que quer, quando quer.

O MVP é o time que mais evoluiu este ano. Fica difícil prever o que conseguirá fazer na Repescagem do The International, mas preparem-se para surpresas.

MVP Phoenix dota divulgacao MVP

MVP.Phoenix costuma inovar nas estratégias e é o time que mais pode surpreender (Foto: Divulgação)

Virtus.Pro vs MVP.Phoenix:
É uma série cujo resultado é difícil de prever. O Virtus.Pro terá que utilizar toda sua experiência e calma para atrapalhar os nervos da equipe coreana e tentar desequilibrar o jogo. Se a equipe cair no “snowball” coreano, pode muito bem sair derrotada.

Vamos agora para a análise das equipes do próximo confronto, Team Liquid e CIS.

Team Liquid (Estados Unidos)
O Team Liquid passou por um período muito complicado após o The International 2013. O time teve algumas trocas de jogadores e enfrentou um período muito fraco em seus jogos. No entanto, no meio deste ano, graças à contratação do pubstar Demon, o Liquid voltou a jogar algo que lembrava a equipe do ano anterior que desbancou a grande LGD.

Tido como um dos favoritos para essa Repescagem, o Liquid tem um grande nome a carregar e expectativas maiores ainda da torcida do país sede do The International, os Estados Unidos.

Conheça os jogadores:
Max “Qojqva” Broecker
Posição: 1 – Carry
Principais heróis: Lone Druid, Tinker e Nature’s Prophet

Tyler “TC” Cook
Posição: 2 – Mid Laner
Principais heróis: Dragon Knight, Lifestealer e Gyrocopter

Sam “Bulba” Sosale
Posição: 3 – Offlaner
Principais heróis: Clockwerk, Elder Titan e Tinker

Jimmy “Demon” Ho
Posição: 4 – Suporte/Roamer
Principais heróis: Keeper of the Light e Batrider

Peter “Waytoosexy” Nguyen
Posição: 5 – Suporte dedicado

Principais heróis: Rubick e Enigma
team liquid grafico

Estilo de jogo:
Assim como a equipe do MVP.Phoenix, o Liquid gosta muito de trocar as posições de seus jogadores. A única certeza que você tem quando assiste um jogo deles é que o Waytoosexy é o Suporte. Fora isso, todos os outros jogadores podem trocar entre Carry, Mid Laner e Off.

Porém, ao contrário dos coreanos, o Liquid não tem um draft muito inovador. O time faz o que sabe e procura fazer tudo na perfeição.Execução de lanes e rotações é o que você pode esperar do Liquid, que tenta criar uma vantagem cedo no jogo e assim dominar o adversário.

Team liquid dota2 divulgacao

Depois de um período de atuações ruins, o norte-americano Team Liquid voltou a jogar bem (Foto: Red Bull)

CIS (China)
O CIS é um time novo no cenário chinês. Criada este ano, a equipe conta com um dos cyber-atletas mais carismáticos do mundo, o alemão Black^, e jogadores que estão começando no cenário profissional.

Embora tenha uma line-up muito nova, com jogadores tecnicamente experientes, a equipe já conseguiu ótimos resultados e é considerada como a “ovelha negra” da China, sempre vencendo jogos das principais potências chinesas (como Invictus Gaming, DK e Newbee) nos torneios.

Mesmo assim, a maioria dos especialistas colocava o CIS, no máximo, no 3º lugar do classificatório, pois o favorito DT Clube estava entre os times que disputavam o torneio. Black^ e companhia não tiveram medo e mostraram um nível de jogo surpreendente durante toda a classificatória.

Conheça os jogadores:
Dominik “Black^” Reitmeier
Posição: 1 – Carry
Principais heróis: Anti Mage, Spectre e Clinkz

He “Inflame” Yongzheng
Posição: 2 – Mid Laner
Principais heróis: DK, Invoker e Wraith King

Lin “June” Shiyang
Posição: 3 – Offlaner
Principais heróis: Clockwerk e Centaur Warrunner

Fan “Ayo” Tianyou
Posição: 4 – Suporte/Roamer
Principais heróis: Mirana, Rubick e Ancient Apparition

Xiao “Demons” Zuoyi
Posição: 5 – Suporte dedicado

Principais heróis: Dazzle e Sand King
CIS grafico

Estilo de jogo:
O CIS joga o clássico 4 por 1, em que o Carry é a prioridade máxima e o resto da equipe joga para ele e por ele. O time vai tentar abrir espaço para Black^ e comprar brigas em que o Carry possa chegar para aproveitar ao máximo sem atrapalhar o farm.

O late game da equipe é impecável. O time demonstrou isso no classificatório, contra a LGD, em um jogo de mais de 110 minutos, do qual saiu vitorioso, com um Carry “mais fraco”.

Mas o jogo deles não é só o Black^. Os suportes da CIS também devem ser respeitados, pois criam todo o espaço para os companheiros. O maior problema da equipe é o Mid Laner, o Inflame, um jogador muito instável. Ele joga perfeitamente bem em um dia e, no outro, simplesmente desaparece da partida.

CIS Dota 2 divulgacao

CIS joga em função de seu Carry e geralmente se dá bem no late game (Foto: Divulgação)

Team Liquid vs CIS:
Para muita gente, o vencedor desta série será o campeão da Repescagem e tenho que concordar com isso. Os dois times são muito fortes e quem ganhar este confronto tem tudo para garantir vaga no The International. Mas agora quem é favorito para vencer? Eu diria que o CIS está um pouco a frente, mas o resultado deste duelo depende muito de qual Inflame vai aparecer nos jogos e se o Liquid tem algo novo preparado para o The International 4.

Não se esqueça de acompanhar a NomadTV para assistir à transmissão oficial do evento em português (clique aqui).

Alexandre “Skeat” Trevisan - Especial para myCNB