Siga o MyCNB  

Preview The International de DotA 2 #1

Vamos falar agora das equipes que já estão classificadas para a Fase de Grupos do The International 2014 de DotA 2. Elas vão se enfrentar a partir desta quarta-feira (9). Os dois melhores colocados avançam para a tabela Upper da competição principal e os times entre a 3ª a 10ª posições avançam para a terceira fase de disputas (entenda aqui o formato do evento).

Nesta primeira parte, as análises são sobre Natus VincereEmpireTitan e Newbee.

Natus Vincere (Ucrânia)
A Natus Vincere é a equipe mais bem sucedida da história do DotA 2, tendo chegado à final de todas as edições do The International até hoje e sido campeão da primeira edição.

O time atualmente passa por uma fase complicada. Nos últimos meses, não conseguiu nenhum grande resultado. O último título foi o da D2CL (Dota 2 Champions League), em abril. E em todos os grandes campeonatos offlines realizados nos últimos dois meses, a equipe saiu nas fases iniciais, sendo o 4º lugar no The Summit sua melhor performance.

Conheça os jogadores:
Alexander “Xboct” Dashkevych
Posição: 1 – Carry
Principais heróis: Lifestealer, Weaver, Gyrocopter e Mirana

Danil “Dendi” Ishutin
Posição: 2 – Mid Laner
Principais heróis: Templar Assassin, Puck, Pudge e Invoker

Gleb “Funn1k” Lipatnikov
Posição: 3 – Offlaner
Principais heróis: Bounty Hunter, Nature’s Prophet, Batrider e Clockwerk

Clement “Puppey” Ivanov
Posição: 4 – Suporte e capitão
Principais heróis: Chen, Enchantress, Enigma e Nyx Assassin

Kuro “Kuroky” Takhasomi
Posição: 5 – Suporte
Principais heróis: Rubick, Visage, Bane, Io e Shadow Demonnavi graficoEstilo de jogo:
Uma coisa que você pode esperar em qualquer jogo da Natus Vincere é um grande show. Eles são os verdadeiros artistas do DotA, utilizando o talento individual absurdo de cada jogador junto com o draft do capitão Puppey da forma mais agressiva possível para não deixar seu adversário executar seu plano.

E a agressividade da Na’Vi não limita o seu draft. Eles serão agressivos, seja contra uma equipe de splitpush, gank, push ou qualquer outro estilo. Puppey é conhecido como um dos melhores capitães do mundo justamente pela sua capacidade de se adaptar ao meta e brincar com ele.

A fase ruim atual da Na’Vi não os remove da briga pela vaga no evento principal. Estaticamente falando, a Na’Vi é a equipe convidada com menor chance de passar da Fase de Grupos: 31%. Mas, historicamente falando, o time sempre arruma uma forma de surpreender e chegar à final do The International.

Este ano, o evento não será tão bonzinho, já que metade dos participantes serão eliminados já na Fase de Grupos. A equipe precisa superar o histórico ruim e chegar à Fase Eliminatória, onde os jogadores realmente brilham.

natus vincere dota2 divulgacaoMesmo em momento ruim, Natus Vincere pode surpreender e chegar às finais (Foto: Divulgação)

Empire (Rússia)
A Empire dominou o cenário europeu no início de 2014. O time teve uma fase mais fraca no meio do semestre, mas nunca chegou a ir mal em nenhum torneio do qual participou, ficando no top 3 em 11 campeonatos neste ano, com seis títulos.

Levando em consideração os grandes eventos em lan do mês passado, a Empire terminou em 2º lugar na StarLadder 9 e em 3º lugar na Dreamleague, mostrando que, mesmo sobre pressão do público, consegue jogar o seu melhor.

Conheça os jogadores:
Airat “Silent” Gaziev
Posição: 1 – Carry
Principais heróis: Gyrocopter, Luna e Lifestealer

Roman “Resolut1on” Fominok
Posição: 2 – Mid Laner
Principais heróis: Puck, Storm Spirit, Batrider e Invoker

Andrew “Mag” Chipenko
Posição: 3 – Offlane e capitão
Principais heróis: Clockwerk, Dark Seer, Doom, Bounty Hunter

Ivan “Vanskor” Shorokhod
Posição: 4 – Suporte
Principais heróis: Rubick, Shadow Demon, Dazzle e Silencer

Andrey “AlwaysWannaFly” Bondarenko
Posição: 5 – Suporte
Principais heróis: Visage, Ancient Apparition e Baneempire graficoEstilo de jogo:
A Empire é conhecida pela sua execução impecável em teamfights e pressão no early game. A dupla de suportes gosta de ser muito agressiva e tentar criar um bom início para o midlaner, que normalmente joga com heróis que não precisam de muito farm e podem entrar no jogo cedo, abrindo espaço para o Silent e o Mag, que, às vezes, joga com um offlaner que tira proveito de muito farm, como Doom.

A Empire é quase uma certeza de passar da Fase de Grupos, com chances por volta de 91,67%. Veremos como que o time adapta seu jogo para o TI 4 e se tem alguma nova estratégia para o torneio.

Empire dota2 divulgacaoConhecido bor fazer boas team fights, Empire é nome praticamente certo na próxima fase (Foto: Divulgação)

Titan (Malásia)
A Titan é uma grande potência do cenário do sudoeste asiático, já que foi a única equipe da região convidada para o evento. O time é composto basicamente por jogadores da Orange do ano passado, que conseguiu a 3ª colocação do The International 2013.

Após esse grande resultado, a equipe perdeu sua maior estrela, o Mushi, que foi para o DK, da China. Eles passaram alguns meses sem conseguir muitos resultados, ainda procurando um substituto. Quando os jogadores decidiram sair da Orange, entrar na Titan e contratar Yamath, outra lenda do DotA, é que a equipe finalmente achou seu jogo. Não foi fácil no começo, mas, com o tempo, o time começou a dominar seu cenário, conquistando bons resultados até na China.

Conheça os jogadores:
Lee “KyXy” Kong Yang
Posição: 1 – Carry
Principais heróis: Ember spirit, Lone Druid e Invoker

Ng “Yamateh” Wei Poong
Posição: 2 – Mid Laner
Principais heróis: Shadow Fiend, Storm Spirit, Queen of Pain e Nightstalker

Chong “Ohaiyo” Xin Khoo
Posição: 3 – Offlaner
Principais heróis: Nature’s Prophet, Batrider, Clockwerk e Windrunner

Wai “Net” Pern Lim
Posição: 4 – Semi suporte
Principais heróis: Sand King, Rubick, Lion e Vengeful Spirit

Joel “XtiNcT” Chan Zhan Leong
Posição: 5 – Suporte dedicado
Principais heróis: Ancient Apparition, Enchantress, Chen e VisageTitan graficoEstilo de jogo:
A Titan gosta muito de pressionar o early game e criar um snowball para acabar com jogo o mais rápido possível ou pelo menos conseguir abrir espaço suficiente para seu Carry ficar enorme. O time coloca muita ênfase em ganhar a fase de lanes, especialmente a linha do meio, onde o Yamateh, que geralmente joga com um semi Carry, pode começar a botar pressão nas torres e controlar o mapa.

A maior incógnita é como a Titan vai se virar contra as equipes que nunca enfrentou antes (europeias e americanas). O estilo de jogo agressivo da equipe da Malásia pode pegar os adversários de surpresa e, considerando que na Fase de Grupos há apenas uma chance de vencer o rival, o fator surpresa é a maior arma do time. Chances de passar da Fase de Grupos: 42.75%.

Newbee (China)
No início de 2014, rumores começaram a surgir sobre um novo “dreamteam” chinês que estava prestes a se formar. Quando a Newbee apareceu, com o roster da Tongfu do ano anterior e o capitão da LGD, as expectativas eram altas, mas os resultados foram muito ruins no começo.

O time logo teve que fazer uma troca na line-up, substituindo ZSMJ por KingJ, outro jogador quem também não encaixou na equipe. A Newbee acabou o demitindo e tentou roubar o Chuan do Invictus Gaming, aproveitando-se de uma turbulência nos adversários. No entanto, a transferência não deu certo, o que obrigou a equipe a trazer SanSheng, antigo companheiro da Tongfu. Foi aí que o time finalmente se encontrou.

Atropelando todos os adversários na MarsTV Dota 2 League, em maio, a Newbee conseguiu uma vitória invicta. Pouco depois, também conquisto o 3º lugar no WPC Ace e se firmou como uma das grandes potências da China.

Conheça os jogadores:
Chen “Hao” Zhihao
Posição: 1 – Carry
Principais heróis: Ember Spirit, Anti Mage, Morphling, Viper e Spectre

Zhang “Mu” Pan
Posição: 2 – Mid Laner
Principais heróis: Templar Assassin, Brewmaster, Storm Spirit, Doom e Clockwerk

Zhang “Xiao8” Ning
Posição: 3 – Offlaner e capitão
Principais heróis: Beastmaster, Doom, Batrider, Nature’s Prophet e Nyx Assassin

Jiao “Banana” Wang
Posição: 4 – Suporte
Principais heróis: Shadow Demon, Enchantres e Shadow Shaman

Zhaohui “Sansheng” Wang
Posição: 5 – Suporte
Principais heróis: Visage, Rubick e Earthshakernewbee graficoEstilo de jogo:
A Newbee é, sem dúvida nenhuma, a equipe mais agressiva da China, abusando de fumaças (smokes) o mais cedo possível para tentar sufocar o adversário. Também não se espante se, aos 6 minutos, você não ver o Mu mais no meio, pois ele já começa a gankar e tentar dar snowball.

Mas a equipe não depende completamente de um early game perfeito. O capitão Xiao8, cérebro da Newbee, é rápido em adaptar a tática e isso geralmente resultado em uma rotação de cinco jogadores para retomar o ritmo da partida.

Xiao8 é um mestre em identificar uma fraqueza no time adversário e, ao contrário do ritmo mais lento do ano passado na LGD, ele agora joga com jogadores que são naturalmente agressivos, que gostam de ir debaixo de torres e quebrar os rivais. Se o adversário der o menor dos vacilos, a Newbee vai se aproveitar e quebrar completamente a confiança, ritmo e espirito de jogo de quem estiver enfrentando. Por isso, tem 99,94% de chances de passar da Fase de Grupos.

Essas porcentagens de chances de classificação são deste site. Na parte 2, vocês poderão ver a análise de DKmousesports,Natus Vincere.US e cloud9.

Alexandre “Skeat” Trevisan
Especial para myCNB