Siga o MyCNB  
  • Menu
  • Colunas
  • Coluna do bit #3: atualizações no Counter-Strike Global Offensive

Coluna do bit #3: atualizações no Counter-Strike Global Offensive

Teve muita polêmica ao redor do patch 1.35.1.2 de Counter-Strike Global Offensive, lançado no último dia 8. Vou comentar as principais mudanças e como será afetado o modo competitivo profissional e o modo competitivo amador no matchmaking. Será que o novo revólver realmente entrará no modo competitivo? Qual o motivo da alteração do tempo de round? E a diminuição para a explosão da bomba?

R8 revólver

Começando pelo que mais impressionou a todos. O revólver R8 será uma pistola substituta da Desert Eagle, assim como a Tec-9 pode substituir a CZ de TR, e a Five Seven de CT. Minha opinião: uma arma totalmente desbalanceada no seu lançamento, poderia até dizer que ela funciona como uma Zeus (Teaser), pois mata muito fácil a curta distancia, porém com mais balas e uma precisão de longa distância muito forte, sem contar o poder de dano muito alto. Muito provável que terá reajustes. Eu queria entender o motivo de tentar remover uma das armas mais utilizadas e divertidas da história do CS, a Desert Eagle.

r8-csgoPoderoso, revólver R8 foi lançado na nova atualização de Counter-Strike (Foto: Divulgação)

Gameplay

Foram alterados do sistema de matchmaking e do regulamento dos majors (campeonatos internacionais que contam com o apoio da Valve) os tempos de duração do round e de explosão da bomba. Falando sobre o cenário do matchmaking, principalmente em patentes mais baixas, sempre fui a favor do tempo de C4 (bomba) ser 45 segundos, pelo fato de jogadores menos experientes terem mais chances de trabalhar melhor o round, visto que não têm tanto conhecimento de rotação. Quarenta segundos, definidos após a atualização, é um tempo suficiente para não explodir tão rápido e nem demorar tanto igual estava.

Sobre times profissionais, acredito que seja uma mudança muito boa, principalmente por conta de molotovs e smokes serem pontos fortes do jogo. Muitos times tendem a jogar de maneira passiva, fazendo entradas com poucos segundos de round por conta das granadas.

Exemplo: um time de CT na de_inferno em um round totalmente armado consegue ter cinco smokes e cinco molotovs. Contando que cada smoke dura 18 segundos e uma molotov dura sete segundos, para fazer uma entrada B1 em que um time gaste três smokes na entrada e duas molotovs, já se passaram cerca de 1m10s de round, além do tempo de chegar até a região, fazendo com que o mapa fique muito favorável ao lado CT.

Acredito que os dez segundos a mais de round irão favorecer um pouco o lado terrorista, principalmente em mapas estreitos, como a inferno. Serve também para situações inversas, em que o CT precisa desarmar a bomba, mas não consegue invadir os bombs por conta das mesmas granadas. Com isso, terá mais tempo de se organizar para tentar vencer o round.

Os recoils das armas AK-47, M4A1 e M4A4 foram alterados, com o tempo de recuperação de tiro reduzido para quem atira de uma em uma bala, podendo atirar mais rápido. Sem muito o que falar, talvez teremos mais jogadas bonitas caso optar por atirar desta maneira.

Pistolas foram nerfadas, com a precisão de tiro sendo diminuída enquanto está andando. Concordo 100%: pistolas, desde o lançamento do CS:GO, sempre estiveram muito fortes no quesito de dano e, principalmente, por ter uma precisão muito grande de conseguir atirar enquanto corre.

Adicionado o tempo de pause no matchmaking competitivo de 60 segundos. Uma opção totalmente viável com um controle de quantos pauses pode se fazer por partida. Existem casos parecidos em outros jogos como o Heroes Of Newerth, que funciona perfeitamente e acredito que seja uma boa ferramenta para quando seu CS:GO travar ou tiver algum outro problema.

Killer replay

Opção bem interessante para ver o replay de mortes, porém só funcionará nos modos Casual e Demolição.

Maps

Correção de bug no mapa de_dust, onde o player nasce preso.

Conserto no som errado que era produzido na de_mirage, de_overpass e de_train.

Essas foram as principais mudanças neste último patch. Confesso que estou bem ansioso para saber qual o final deste novo revólver, não acredito que irá durar muito tempo, assim como foi o escudo no CS 1.5 e a CZ no começo do CS:GO. E você? O que achou das novas mudanças? Testou o novo revólver? 

-

* Bruno "bit" Lima é jogador profissional de Counter-Strike Global Offensive e streamer. Representou as principais equipes brasileiras no Counter-Strike 1.6, tendo disputado várias competições internacionais ao longo da carreira, iniciada em 2001. Jogou League of Legends e participou de torneios nacionais. É colunista do MyCNB desde novembro de 2015. Escreve sobre Counter-Strike nos dias 10 e 25 de todo mês.
Twitter | Facebook | Youtube


Veja também:


Tags: bit, coluna do bit, colunista15