Siga o MyCNB  


  • Menu
  • Colunas
  • Coluna do Djokovic #2: Análise notas de atualização patch 5.24

Coluna do Djokovic #2: Análise notas de atualização patch 5.24

Novamente temos uma atualização gigante pela frente, com a pré-temporada pegando fogo e o que é forte ou fraco sendo definido. No texto desta semana, abordei novamente os campeões que sofreram modificações, questionando suas viabilidades competitivas.

Vamos lá:

Poppy:
Depois de um rework completo, as impressões iniciais da nova Poppy são as melhores possíveis: controle de grupo, habilidades com dano em área, esteroides e ultimate desbalanceado, além de sustain inato na passiva. Com certeza será utilizada no competitivo, sobretudo na jungle.

Ashe:
Q - Concentração
ACÚMULOS NECESSÁRIOS PARA ATIVAR 5 ⇒ 4

Um buff e tanto para o campeão! Precisar de um stack a menos para ativar o Q faz com que Ashe comece a causar dano pesado na luta muito mais rápido. Ainda sofre no meta de assassinos, mas essa é a primeira das luzes no fim do túnel para Ashe competitivamente.

Anivia:
R - Tempestade Glacial
DURAÇÃO DO CONGELAMENTO 2 segundos ⇒ 1 segundo
ALCANCE MÁXIMO 1200 ⇒ 1000

Anivia dominou o circuito competitivo no fim da quinta temporada. Ainda na pré-season, as mudanças na ultimate reduzem um pouco da agressividade segura que o campeão poderia utilizar, ativando o ultimate e recuando. Mesmo assim, é um campeão que vai continuar forte e sendo usado nos campeonatos.

Azir:
W - Surja!
Corrigido um bug em que Azir podia comandar ataques antes que seus soldados estivessem prontos para isso
Soldados deixam de "trapacear" ataques caso não possam atacar quando ordenados

E - Areias Oscilantes
Azir agora se movimenta com seus soldados até os seus pontos finais mesmo que se encontre com eles no meio do trajeto

O drama do imperador continua: Azir está com aproximadamente 44% de vitória, claramente abaixo da média. A primeira modificação não é tão grande, mas a nova utilidade de Areias Oscilantes leva a novas jogadas, como podemos ver abaixo. Contudo, ainda é pouco para que o campeão recupere sua glória competitiva.

Bardo:
Passiva - Chamado do Viajante
FREQUÊNCIA BASE DE RECARREGAMENTO DOS MIPES 10 segundos ⇒ 8 segundos

W - Santuário do Protetor
MULTIPLICADOR MÍNIMO 0,2 de Poder de Habilidade ⇒ 0,3 de Poder de Habilidade
MULTIPLICADOR MÁXIMO 0,45 de Poder de Habilidade ⇒ 0,6 de Poder de Habilidade

Bardo continua recebendo buffs e está cada vez mais forte. Usado recentemente por Loop no CBLoL Pós-Temporada, o campeão mostra cada vez mais potencial competitivo. Os buffs recentes têm sinergia com a Ascensão da Rainha Gélida, considerado um dos melhores itens do jogo atualmente. Com certeza aparecerá cada vez mais em campeonatos.

Brand:
W - Pilar de Chamas
CUSTO 70/75/80/85/90 de Mana ⇒ 70/80/90/100/110 de Mana

Brand se mostrou um dos campeões mais fortes tanto na mid lane como (surpreendentemente) Support. Sua boa sinergia com os novos talentos amplifica a capacidade de trocas na lane, além de ter uma excelente luta em grupos. Brand nunca foi utilizado verdadeiramente no competitivo, mas tudo indica que esta poderá ser sua primeira vez!

Caitlyn:
Passiva - Bem na Mira
ATAQUES POR BEM NA MIRA 7/6/5 ⇒ 6

Com a nova build de Runaan, Caitlyn vem recuperando seu lugar como um dos bons AD Carries do meta. Um pequeno buff em seu early game garante uma laning phase ainda mais forte, que pode ser aplicada como vantagens no mid game e fechamento rápido da partida. Forg1ven, novo AD Carry da H2K, tem em Caitlyn e Lucian seus mains: provavelmente já veremos a primeira em suas mãos na Intel Extreme Masters Cologne.

caitlyn-league-of-legends-divulgacao
AD Carry clássica, Caitlyn está voltando a ser bastante utilizada (Foto: Divulgação)

Dr. Mundo:
Q - Cutelo Infectado
DANO ATUAL SOBRE VIDA 15/18/21/23/25% ⇒ 15/17,5/20/22,5/25%
DANO MÁXIMO A MONSTROS 300/400/500/600/700 ⇒300/350/400/450/500

E - Masoquismo
REMOVIDO de funcionar em estruturas
MULTIPLICADOR 5% da Vida máxima ⇒ 3/3,5/4/4,5/5% de Vida máxima

Um dos Junglers que mais surpreendeu foi Mundo. Com porcentagens de vitória acima de 56%, o campeão mostrou sinergia total com os novos talentos e itens da pré-temporada. Seu early game não é ruim e a transição mid-late, absurda. Os nerfs freiam sua habilidade de realizar objetivos e levar torres com seu E, mas dificilmente o tiram do circuito competitivo.

Ekko:
Passiva - Ressonância Revo-Z
Corrigido um bug em que o Devorador Saciado (e outros efeitos de contato) não eram aplicados corretamente

Pequeno buff sem muita relevânica competitiva. Ekko está num lugar ok em geral, mas sem perspectivas maiores.

Hecarim:
VIDA BASE 599 ⇒ 580
ATRIBUTO DE CRESCIMENTO - VIDA 95 ⇒ 90

Passiva - Caminho da Guerra
REMOVIDODeixa de fazer com que Hecarim ignore colisão com unidades

E - Ataque Devastador
NOVO Hecarim agora ignora colisão com unidades enquanto avança

Hecarim era um das grandes esperanças para a top lane na sexta temporada. Por não precisar usar o Flash, poderia carregar tanto incendiar como teleportar, somando presença de mapa a uma excelente laning phase 1v1. Os nerf em sua vida e diminuição da habilidade de atravessar unidades reduzem um pouco sua dominânica, mas acredito que continuará sendo cogitado competitivamente.

Jinx:
Q - Trocando!
TEMPO DE CONJURAÇÃO DO FISHBONES 0,32 ⇒ 0,28
PROC YOU LIKE A HURRICANE Corrigido um bug em que os disparos do Furacão de Runaan não causavam Acerto Crítico com o uso de mísseis
MÁQUINA MORTÍFERA PARA SEMPRE Disparos do Furacão agora são mini-mísseis ao usar o Fishbones!

Modificações pouco relevantes e estéticas. Os críticos usando a Runaan ajudam, mas Jinx está num péssimo spot e dificilmente será usada se não receber mais buffs.

Karthus:
W - Barreira da Dor
Eficácia da redução de velocidade cai pela metade após 1 segundo

Sinceramente, aparenta-se que buffs fortes virão para itens e campeões baseados em poder de habilidade da mid lane. Karthus nãp aparentava estar tão dominante ou que seria usado em campeonatos e, mesmo assim, sofreu um nerf significativo, já que a efetividade da Barreira da Dor garantia que ele acertasse seus Q's. Nos próximos patches, provavelmente entenderemos tudo melhor.

Kindred:
W - Frenesi do Lobo
CURA PASSIVA 63-114 nos níveis 1-18 ⇒ 43-94 nos níveis 1-18

R - Refúgio da Ovelha
TEMPO DE RECARGA 150/130/110 ⇒ 160/130/100

Considerado por muitos o melhor Jungler do game atualmente, Kindred vem recebendo nerf atrás de nerf. Uma cura menor no W significa um dano menor ao adversário, que tem seu HP drenado pela habilidade. Isso afasta a possibilidade de seu uso como solo laner ou ADC e reduz sua dominânica como Jungler no começo do game. Já em relação a ultimate, os nerfs são merecidos. Mesmo após isso, com certeza será pick contestado pelos times no começo da temporada.

kindred-league-of-legends-divulgacao
Kindred vem dominando a jungle na pré-temporada e deve seguir assim (Foto: Divulgação)

Kog'Maw:
W - Barragem Bio-Arcana
REMOVIDO MULTIPLICADOR DE DANO DE ATAQUE Deixa de causar 1,25% para cada 100 de Dano de Ataque da Vida máxima do alvo como Dano Mágico
NOVO DANO FIXO Agora causa 2% da Vida máxima do alvo como Dano Mágico

Dificilmente essas mudanças serão suficientes para levar Kog’Maw de volta aos seus tempos áureos. O jogo está mais rápido que nunca, terminando na laning phase, fraca no caso do novo Kog. Buffs em seu status base ou aparecimento de mid laners mais "support oriented" ajudariam que ele se recuperasse, mas o meta em si impossibilita que o Kog tenha tempo para atingir um grau de força suficiente para tornar o pick relevante.

Malzahar:
W - Zona Nula
DANO 4/5/6/7/8% da Vida máxima do alvo ⇒ 4/4,5/5/5,5/6% da Vida máxima do alvo

Malzahar segue a linha de Brand: nunca foi usado propriamente no competitivo, mas pode ter sua primeira chance. Visões maléficas, seu E, continua bem forte e tem boa sinergia com o talento Toque Ígneo. Além de causar quantidades absurdas de dano, os adversários na mid lane têm menos tempo e recursos para comprar uma bandana de mercúrio, dificultando o maior counterplay.

Master Yi:
W - Meditar
MULTIPLICADOR NA DICA FLUTUANTEEEEEE 0,3 de Poder de Habilidade ⇒ 0,15 de Poder de Habilidade

Apenas um Bug na descrição da skill. Master Yi dificilmente terá um lugar no competitivo atualmente.

Miss Fortune:
W - Desfilando
VELOCIDADE DE ATAQUE 60/70/80/90/100% ⇒ 40/55/70/85/100%

E - Chuva de Disparos
LENTIDÃO 40/45/50/55/60% ⇒ 28/36/44/52/60%

Considerada por muitos o melhor AD Carry da pré-temporada, sua singergia com tudo é monstruosa. A laning phase se torna ligeiramente pior com os nerfs, mas o Dois por Um está intocado, garantindo poke e pressão similares a de Lucian e sua Luz Perfurante. Miss Fortune continua um dos melhores ADC do jogo, com um pouco menos de dominânica em suas fases iniciais e na fase de rotas.

Nidalee:
Q - Arremessar Lança
DANO 50/70/90/110/130 ⇒ 60/77,5/95/112,5/130
DANO MÁXIMO 150/210/270/330/390 ⇒ 180/232,5/285/337,5/390

Nidalee sofreu muito com a pré-temporada. Os buffs são interessantes, mas ainda são pouco para restaurar sua antiga glória. Contudo, o PBE (Public Beta Environment) já mostra modificações para o encantamento de Poder de Habilidade da Selva, com adição de velocidade de movimento e cargas similares a do Eco de Luden. Boas notícias para Nidalee, que provavelmente entarará de volta no competitivo após essas mundaças.

Quinn:
Geral
DANO DE ATAQUE BASE 56,46 ⇒ 54,46

Q - Investida Anuviante
DANO BASE 25/55/85/115/145 ⇒ 20/45/70/95/120
MULTIPLICADOR 0,8/0,95/1,1/1,25/1,4 de Dano de Ataque total ⇒0,8/0,9/1,0/1,1/1,2 de Dano de Ataque total
CUSTO 50 de Mana ⇒ 50/55/60/65/70 de Mana

Possivelmente a maior surpresa de toda a pré-temporada, Quinn foi dominante tanto no top como na bot lane. As modficicações reduziram fortemente seu potencial de duelo e assasinato, afastando um pouco a ideia de sua estreia competitiva. No entanto, jogadores ávidos de Quinn possivelmente continuarão a utilizá-la, sobretudo contra top laners sem alcance ou mobilidade.

miss-fortune-league-of-legends-divulgacao
Melhor AD Carry da pré-temporada, Miss Fortune recebeu nerfs neste patch (Foto: Divulgação)

Rammus:
Q - Bola do Poder
DURAÇÃO DA LENTIDÃO 3 segundos ⇒ 2 segundos
RAIO DE COLISÃO DO CAMPEÃO 325 ⇒ 250
NOVO ESCAPANDO DAS TROPAS Deixa de ficar doidão ao criar um caminho para desviar das tropas durante a Bola do Poder

Com a ascensão dos atiradores, Rammus, seu counter direto, ganhou grande valor. Beneficiado pelas mudanças, tanto no patch 5.22 como no 5.23 (em que todos os herois receberam guarda territorial automaticamente aos 20 minutos de jogo), o campeão será provavelmente utilizado como pocket pick em reposta a drafts full AD. Os nerfs atrapalham, mas não impedirão Rammus de ser bem dominante durante essa temporada.

Riven:
Geral
REGENERAÇÃO DE VIDA BASE 3,4 ⇒ 5,4

Logo depois do Campeonato Mundial, Riven recebeu uma série de nerfs que, somados ao metagame desfavorável para assassinos AD do ponto de vista da itemização, fez com que a perspectiva de vê-la em campeonatos oficiais caísse bastante. As mundanças são mínimas: esperem atenção especial aoas AD assassins em próximos patches.

Sivir:
W - Ricochete
MULTIPLICADOR 0,5/0,55/0,6/0,65/0,7 de Dano de Ataque adicional ⇒ 0,6/0,65/0,7/0,75/0,8 de Dano de Ataque adicional

Sivir está sofrendo os mesmos problemas de Ashe: utilidade não é algo interessante nos atiradores atualmente. Sua péssima sinergia com itens de acerto crítico a colocam numa situação difícil competitivamente. Por que pickar uma lane mais fraca com Sivir se posso stompar com Miss Fortune ou Lucian? Até que o jogo tome um ritmo mais calmo, provavelmente não terá força nesse meta.

Skarner:
E - Fratura
REMOVIDO DESPEDAÇADO O projétil de Fratura deixa de ser destruído após atingir 6+ alvos

R - Empalar
MULTIPLICADOR 1,0 de Dano de Ataque total ⇒ 0,6 de Dano de Ataque total

Buff muito pequeno no E e nerf meio desnecessário no Ultimate. Skarner ainda sofre dos mesmos problemas: facilmente counterado, early game relativamente fraco e pouca variedade de jogadas. Provavelmente não será muito jogado em campeonatos.

Soraka:
Q - Chamado Estelar
ALCANCE 950 ⇒ 800

W - Infusão Astral
CUSTO 20/25/30/35/40 de Mana ⇒ 40/45/50/55/60 de Mana

R - Desejo
REMOVIDO SAL NA FERIDA Deixa de remover Feridas Dolorosas

Os nerfs no Q e W são bem menores do que o em seu R. Feridas Dolorosas é o counter direto de Soraka, o que torna sua ultimate bem mais fraca. O uso de incendiar vai reduzir grandemente o poder do campeão, que é pick ou ban nas filas ranqueadas atualmente e provavelmente seria exportado para o jogo competitivo.

Swain:
W - Nunca mova
DURAÇÃO DO ENRAIZAMENTO 2 segundos ⇒ 1/1,25/1,5/1,75/2 segundos

O mesmo mantra de Brand e Malzahar se repete. É um mago que está extremamente forte na fase de rotas, com boa sinergia nos talentos e itens novos e capacidade de criar plays ou fechar o jogo com um W bem colocado. Swain já esteve para entrar no meta várias vezes, sobretudo como top laner, mas essa nova tentativa pode vir a ser a mais próxima de se tornar realidade que ele já teve.

Tahm Kench:
W - Devorar
ESTÔMAGO CHEIO Deixa de receber Velocidade de Movimento quando foge de inimigos enquanto devora um Campeão aliado

Nerf totalmente justo. Tahm é um dos campeões mais frustantes de se jogar contra atualmente, trazendo grande utilidade para seu time. Competitivamente, possibilita um leque grande de picks, como Jinx e Ashe, compensando a falta de mobilidade do AD Carry com seu Devorar. O nerf é pouco para tamanha utilidade (se considerarmos o Q e o ultimate). Tahm vai continuar sendo prioridade para os times profissionais.

Twisted Fate:
Q - Cartas Selvagens
DANO MÁGICO 60/110/160/210/260 ⇒ 60/105/150/195/240

Um nerf aparentemente inocente, mas de grande relvância para o campeão. Menos dano no Q significa menor capacidade de puxar rotas e, consequentemente, sair para o jogo. Mesmo assim, a pré-temporada inaugurou a build de Bastão das Eras para o TF, tornando extremamente forte no começo e no meio do jogo. O ultimate continua tendo um valor inestimável: times que gostam de usar Twisted Fate continuação a fazê-lo normalmente.

Xin Zhao:
Q - Golpe de Três Garras
Corrigido um bug em que o Golpe de Três Garras ficava incrivelmente lento
Atacar com Golpe de Três Garras agora redefine adequadamente a duração do efeito

Pequenas modificicações sem impacto competitivo. Está longe de ser um campeão cogitado competitivamente.

Ziggs:
Passiva - Pavio Curto
DANO A ESTRUTURAS 50% ⇒ 100%

Sempre complexo de se jogar contra, Ziggs é capaz de segurar games totalmente sozinho. Antigamente, o campeão estava num spot bem melhor quanto a seu dano geral. A modificação é pequena demais, o que indica planos mais ousados para o campeão na atualização de 4 de janeiro do ano que vem.

Por hoje é só! Comentem e discutam nos comentários! Até a próxima!

-

* Thiago "Djokovic" Maia é treinador de League of Legends do CNB e-Sports Club e reconhecido como um dos maiores especialistas do game no Brasil. Foi cyber-atleta de 2012 a 2015, tendo passado por equipes como AceZone, RMA, Team United e INTZ.
Twitter | Facebook | Youtube


Veja também:


Tags: djokovic, colunista15, coluna do djokovic