Siga o MyCNB  
  • Menu
  • Colunas
  • Coluna do Djokovic #4: Análise das notas de atualização patch 6.1

Coluna do Djokovic #4: Análise das notas de atualização patch 6.1

E aí, pessoal! O primeiro patch da sexta temporada competitiva de League of Legends está no ar e irá ditar o ritmo do início dos campeonatos. Bora entender o que mudou nos campeões que passaram por balanceamentos:

Bardo
Passiva - Chamado do Viajante
(NOVO) MIPODEROSOS Mipes agora adicionalmente atingem em um raio de 150 unidades ao redor do primeiro alvo (além do dano em cone) assim que o Bardo habilita o aprimoramento de ataque em forma de cone

Um pequeno aprimoramento no efeito da passiva, num campeão que já vinha mostrando seu valor há algum tempo. Na Intel Extreme Masters Cologne, Bardo foi um pick contestado pelo finalistas, devido a sua grande utilidade e playmaking potencial. A tendência é o vermos cada vez mais nas competições.

bardo-league-of-legends-divulgacao
Com aprimoramento na passiva, Bardo continuará sendo prioridade (Foto: Divulgação)

Brand
R - Piroclasma
TÁ PEGANDO FOGO Corrigido um bug em que Piroclasma sempre priorizava campeões inimigos a menos que abatesse seu alvo

A grande capacidade de Brand duelar em pequenas lutas, em grande parte, devia-se a esse bug, que ignorava outros alvos e derretia os inimigos. Brand nunca foi um pick dominante competitivamente falando, e a correção desse bug o afasta ainda mais disso.

Caitlyn
Passiva - Bem na Mira
USE A LUNETA Corrigido um bug em que Caitlyn podia andar em direção ao alvo de seu Bem na Mira fortalecido caso estivesse a menos de 650 unidades de alcance dela
RECARRETAMENTO RÁPIDO Corrigido um bug em que o próximo ataque básico de Caitlyn podia, às vezes, ficar atrasado mais do que o normal após um Bem na Mira fortalecido
ARRISQUE-SE Corrigido um bug em que Caitlyn às vezes podia demorar mais que o normal antes de disparar um Bem na Mira fortalecido ao trocar de alvo

W - Armadilha Mecânica Yordle
ASSIM COMO DIZ O NOME Agora está levemente melhor em pegar Campeões pequenos (tipo yordles)

As mudanças para os AD Carries na pré-temporada prometiam um bom futuro para Caitlyn. No entanto, Tristana tomou seu lugar como o ADC para cercos, e até mesmo a força early game de Cait não compensava suas ainda persistentes fraquezas no mid game e falta de versatilidade em jeitos de lutar. A campeã precisará de mais buffs para aparecer nos campeonatos, salvo na mão de jogadores especialista, como Forgiven.

Fiddlesticks
E - Ventania Sombria
CUSTO 50/70/90/110/130 de Mana ⇒ 50/60/70/80/90 de Mana

Uma grande dúvida entre os Junglers profissionais do mundo todo está relacionada ao novo encantamento da selva para os campeões baseados em poder de habilidade. Fiddlesticks vinha sendo esquecido competitivamente, mas é uma escolha muito popular entre os caçadores sul-coreanos como Insec, que o utilizou com relativo sucesso na quarta temporada. Acredito que ainda é pouco para assegurar sua posição, mas com certeza o conjunto de modificações torna o campeão bem mais viável.

Gangplank
Passiva - Julgamento de Fogo
DURAÇÃO 1,5 segundo ⇒ 2,5 segundos
CICLOS 6 ⇒ 10 (dano por ciclo reduzido; dano total inalterado)
MULTIPLICADOR1,2 de Dano de Ataque adicional ⇒ 1,0 de Dano de Ataque adicional

Desde seu rework, Gangplank vem sendo extremamente contestado competitivamente. O meta atual o favorece mesmo após repetidos nerfs e, apesar de agora contar com uma passiva menos eficiente (especialmente nas fases de rota), com certeza será um pick muito utilizado nos campeonatos da sexta temporada. O resto do Kit de habilidades do campeão, especialmente o ultimate global, é extremamente atraente para jogadores e times profissionais.

Jinx
Passiva - Anime-se!
ACALME-SE Corrigido um bug em que Jinx recebia mais do que um acúmulo de passiva após abater um inibidor

Q - Trocando!
GUARDEI NO BOLSO Corrigido um bug em que Jinx conseguia lançar mísseis de graça quando sua Mana acabava
PREGUIÇOSO Corrigido um bug em que Jinx recebia menos Velocidade de Ataque do que o normal de Anime-se! ao usar Fishbones, o Lança-Mísseis
TROCANDO? Trocando! não pode mais ser conjurado se estiver desativado

Dominante na quinta temporada, Jinx parece um pick confortável desde a pré-temporada. Um ritmo de jogo mais acelerado, somado à nova itemização para os ADCs, tornou ainda mais importante que os carregadores tenham uma boa fase de rotas. Caso contrário da Jinx, que brilha no late game e nas lutas em grupo. Salvo algumas composições com Tahm Kench e Lulu, os times que procurarem um hyper carry provavelmente olharão para Tristana como uma escolha bem mais segura e atraente no meta atual.

Kalista
Geral
LANÇAS PARA SEMPRE Corrigido um bug em que Kalista às vezes continuava atacando automaticamente através de alguns efeitos de perda de controle (ex.: Anjo Guardião, W - Polimorfia de Lulu)

E - Lacerar
CUSTO 40 de Mana ⇒ 30 de Mana
RESTITUIÇÃO EM ABATE SIMPLES 20 de Mana ⇒ 0
RESTITUIÇÃO EM ABATE MÚLTIPLO 40 de Mana ⇒ 30 de Mana

Se Jinx foi o hyper carry dominante da temporada passada, Kalista era sinônimo de bom early-mid game somado à utilidade com a iniciação do ultimate. Os primeiros nerfs visando reduzir seu potencial em vencer a fase de rotas foram no W. Agora, os jogadores de Kalista precisarão abater duas tropas ao invés de uma para conseguir estourar lanças nos campeões adversários, tornando a laning phase muito mais complexa mecanicamente. Mesmo assim, a campeã tem qualidades únicas em seu kit, que provavelmente farão com que sobreviva competitivamente, especialmente nas mãos de gênios como Bang e Uzi.

Kha'Zix
Passiva - Ameaça Invisível
AGORA COM MAIS AMEAÇA Velocidade aumentada para corresponder à animação de ataque básico de Kha'Zix

W - Espinho do Vazio
RAIO DA EXPLOSÃO 225 ⇒ 275

E - Salto
ALCANCE 600 ⇒ 700
ALCANCE EVOLUÍDO Inalterado (melhor que você saiba, né)

Os buffs finalmente chegaram! Kha’zix, pick outrora dominante na jungle, estava completamente fora de ação competitivamente. Mesmo com essas melhorias, acredito que o campeão está longe de ser viável para os torneios, fitando apenas composições específicas de reset.

LeBlanc
E - Correntes Etéreas
VELOCIDADE DO PROJÉTIL 1600 ⇒ 1750

R - Mímica Correntes Etéreas
VELOCIDADE DO PROJÉTIL 1600 ⇒ 1750

Provavelmente um dos assassinos mais dificéis de balancear devido à natureza do ultimate, LeBlanc teve seu uso drasticamente reduzido após sucessivos nerfs na velocidade de suas habilidades. Com um W mais lento, aumentar a velocidade das correntes garante que o oponente não desvie 'sem querer' de um E corpo-a-corpo. Uma mudança importantíssima competitivamente e que aumenta as chances de vermos a campeã nas competições deste ano.

leblanc-league-of-legends-divulgacao
Difícil de balancear, LeBlanc pode voltar às competições neste ano (Foto: Divulgação)

Miss Fortune
Passiva - Batida do Amor
MULTIPLICADOR 0,6 - 1,0 do Dano de Ataque total (nos níveis 1-18) ⇒ 0,5 - 1,0 do Dano de Ataque total (nos níveis 1-18)

E - Chuva de Disparos
DANO 90/145/200/255/310 ⇒ 80/115/150/185/220

De um dos piores ADCs do jogo para pick dominante, desde o rework, Miss Fortune viu sua popularidade subir lentamente patch após patch. Quando a maioria dos jogadores descobriu que o E, Chuva de disparos, deveria ser priorizado para aumentar a lentidão e abusar do Decreto do Senhor do Trovão, o campeão se tornou instantaneamente a melhor escolha competitiva dentre os atiradores. Apesar dos nerfs, MF com certeza é um pick que vem forte para 2016, juntamente a Tristana, Lucian e Corki.

Mordekaiser
Passiva - Iron Man
INTERVALO DE DECAIMENTO DO ESCUDO 1 segundo ⇒ 1,5 segundo

W - Harvesters of Sorrow
(NOVO) AGORA COM MAIS PRANTO Agora pode ser conjurada em tropas aliadas (tropas combatentes e conjuradores têm círculos menores)
COLHEITA TEMPORÁRIA O efeito agora acaba com a morte de Mordekaiser ou de seu aliado

R - Children of the Grave
DANO DE ATAQUE ADICIONAL DO FANTASMA 10/20/50 de Dano de Ataque ⇒1,0 do Dano de Ataque adicional de Mordekaiser
DIVISÃO DE DANO 50% ao conjurar + 50% ao longo de 10 segundos ⇒ 25% ao conjurar + 75% ao longo de 10 segundos (total de dano inalterado)

Desde os nerfs da pré-temporada, Mordekaiser encontra-se numa posição difícil. A insistência de balancear o campeão simultamente como Solo laner e Duo laner parece atrapalhar sua eficiência, com modificações que indicam caminhos estranhos para a build do campeão. Até que as coisas estejam mais solidificadas, Mordekaiser é uma escolha improvável de aparecer nos principais campeonatos.

Riven
Multiplicador da passiva aumentado
Outra atualização, outro buff na Riven. Pouca coisa mudou desde a última vez que a encontramos — itemização não é aquela coisa para campeões como a Riven e, embora seu aumento de regeneração de vida tenha prometido melhoras, não deu a ela o impulso que gostaríamos. Dar a ela um pouco de força no início da partida deve deixar que ela faça seu trabalho onde brilha mais - sem contribuir com o potencial de combos no fim de jogo.

Passiva - Lâmina Rúnica
MULTIPLICADOR 0,2 - 0,5 do Dano de Ataque total (nos níveis 1-18) ⇒ 0,25 - 0,5 do Dano de Ataque total (nos níveis 1-18)

Embora tenha aparecido na Top Lane e um pouco na Selva esse ano, Riven definitivamente não está alinhada com o meta atual do competitivo. As mudanças são pequenas e pouco relevantes para que sua escolha seja realizada.

Rumble
Alcance do Q e frequência de ciclos aumentada. Corpo do Rumble ficou menor.
Geral
RAIO DE COLISÃO 50 ⇒ 35

Q - Cospe-Fogo
ALCANCE 550 ⇒ 600
FREQUÊNCIA DE CICLOS 0,5 segundos ⇒ 0,25 segundos

Um dos campeões mais tradicionais da Top Lane, Rumble apareceu com pouca frequência no Mundial da quinta temporada, sendo apenas usado por alguns atletas como Marin. As mudanças são bem impactantes, melhorando sua principal habilidade, o que com certeza levará o campeão a ser novamente um pick muito válido para os times profissionais.

rumble-league-of-legends
Buff no Cospe-Fogo pode levar Rumble de volta a Summoner's Rift (Foto: Divulgação)

Teemo
Geral
DANO DE ATAQUE BASE 47,54 ⇒ 49,54

Passiva - Camuflagem
(NOVO) YORDLE SORRATEIRO Teemo agora pode ficar invisível enquanto se movimenta em um arbusto (combate ainda zera o intervalo)
REMOVIDO SEM PRESSA Teemo deixa de ficar invisível duas vezes enquanto está em um arbusto

R - Armadilha Venenosa
ALCANCE DE CONJURAÇÃO 300/600/900 ⇒ 400/650/900

Eu espero, do fundo do meu coração, que Teemo não seja viável competitivamente.

Trundle
Q - Mordida
REMOVIDO DENTES QUEBRADOS Deixa de afetar torres

E - Pilar de Gelo
CUSTO 60 de Mana ⇒ 75 de Mana
PILAR VISÃO Corrigido um bug em que o Pilar de Trundle concedia visão demais por sua duração

R - Subjugar
TEMPO DE RECARGA 80/70/60 segundos ⇒ 110/90/70 segundos
CUSTO 75 de Mana ⇒ 100 de Mana

Por oito meses o pick de Trundle era cogitado como Support. Somente após a pré-temporada e as grandes mudanças, o campeão apareceu, sendo considerado pick ou ban pela maior parte das equipes profissionais. A resposta definitiva contra tanques agora está mais fraca, com um CD maior na ultimate e nerfs menores no Q e no E. Eu acredito que Trundle continuará aparecendo na Bot lane, mas provavelmente será um pick mais responsivo e menos obrigatório no draft.

Elise
E - Rapel
PARA QUE SERVE ESSA ALAVANCA Corrigido um bug em que Elise podia cair sobre um inimigo próximo rapidamente se conjurasse Rapel em si mesma

Um bug que ocorria mais do que o esperado, Elise já estava muito posicionada entre os caçadores usados pelos melhores Junglers do mundo. A mudança torna a escolha ainda mais segura e sólida: podem ter certeza que Elise continuará dominando os principais campeonatos internacionais.

Poppy
Q - Choque do Martelo
CHOQUE E PAVOR Se Poppy conjurar Choque do Martelo imediatamente após Investida Heroica, o Choque do Martelo será conjurado em direção a seu alvo

Muito se discute sobre a posição e a viabilidade de Poppy no meta atual, após seu rework. O pick é cogitado para as posições de Solo Top, Support e até mesmo Jungler! A pequena modificação é um grande avanço de qualidade de vida para a yordle, que poderá combar muito mais facilmente os alvos atordoados pela sua Investida. As chances de vermos a campeã no competitivo em 2016 são altíssimas e maiores quanto mais testes são feitos nas diferentes posições.

Thresh
TUDO VALE A PENA SE A ALMA NÃO É PEQUENA Corrigido um bug visual em que, ao desaparecer, as almas não coletadas pareciam voar em direção a Thresh de muito longe em vez de desaparecer também

Minúscula modificação sem muita relevância competitiva. Thresh é um daqueles picks que vai continuar extremamente viável, independente do meta, até e se receber algum tipo de nerf pesado em suas habilidade se status base.

Yasuo
W - Parede de Vento
PAREDE DA VITÓRIA Corrigido um bug em que certas habilidades alvejáveis (tal como o Escolha Uma Carta de Twisted Fate) passavam através da Parede de Vento ao que ela surgia

Inicialmente considerado um dos maiores beneficiados pelos novos talentos, Yasuo caiu no desgosto competitivo depois de noticiados diversos bugs em sua parede de vento, habilidade da qual ele depende para poder realizar suas plays. Bjergsen e os outros amantes do samurai poderão cogitar a escolha desse campeão competitivamente sem medo desse bug.

Urgot
E - Carga Corrosiva Noxiana
CORROSIVISÃO Corrigido um bug em que a Carga Corrosiva Noxiana concedia visão demais por sua duração

Heimerdinger
E - Granada de Tempestade de Elétrons CH-2
ELETROVISÃ O Corrigido um bug em que a granada de Heimerdinger concedia visão demais por sua duração

Bugs de natureza similar e de pouco impacto no jogo. Heimerdinger dificilmente será usado em campeonatos, enquanto Urgot é um pick dormente. Eu acredito que deve voltar ao competitivo assim que outros ADCs forem nerfados.

É isso aí! Espero ansioso pelas partidas de cada região nesta semana, quando o próximo patch já vai estar ativo nas competições e poderemos atestar a eficiência das mudanças.

Até a próxima!

-

* Thiago "Djokovic" Maia é treinador de League of Legends do CNB e-Sports Club e reconhecido como um dos maiores especialistas do game no Brasil. Foi cyber-atleta de 2012 a 2015, tendo passado por equipes como AceZone, RMA, Team United e INTZ.
Twitter | Facebook | Youtube


Veja também:


Tags: colunista15, coluna do djokovic