Siga o MyCNB  
  • Menu
  • Colunas
  • Coluna do Djokovic #5: Análise das notas de atualização do patch 6.2

Coluna do Djokovic #5: Análise das notas de atualização do patch 6.2

Com os campeonatos a todo vapor, rapidamente tendências e campeões mostram-se mais fortes do que os outros. O patch 6.2 traz um campeão, um rework e vários nerfs importantes para essa temporada competitiva que merecem ser discutidos!

Vamos lá!

Jhin
Próximo campeão a ser lançado, Jhin tem mecânicas bem interessantes, com ataques básicos similares a de Graves. O campeão parece que terá viabilidade nas rotas do meio e do topo e, como já vimos antes, campeões novos têm uma tendência a ou serem lançados muito fortes ou serem lançados fracos e receberem sucessivos e rápidos buffs. Bons indicativos que o veremos nos campeonatos deste ano, especialmente neste meta, que vai se tornando mais lento.

Shen
É difícil falar sobre o novo Shen. O campeão parece menos viável para sua lane de origem (top), mas, ao mesmo tempo, recebeu mudanças no kit de habilidades que fazem sua utilidade como Jungler e especialmente Support aumentarem muito. Assim que o rework for lançado, estou pensando em escrever um artigo com as impressões iniciais do "novo Shen".

Dr. Mundo
E - Masoquismo
DANO DE ATAQUE DE BÔNUS MÍNIMO 40/55/70/85/100 ⇒ 20/40/60/80/100
MUNDO SÁBIO O dano de ataque bônus ainda escala em +1% por 1% da vida que falta do Mundo (então se um Mundo morto (100% de vida faltando) pudesse usar o Masoquismo, ele ainda ganharia +100% de bônus de DA para Masoquismo, agora totalizando 40/80/120/160/200). Essa proporção é inalterada, estamos apenas dizendo para vocês porque matemática é difícil para o Mundo. Especialmente um Mundo morto.

R - Sadismo
TEMPO DE RECARGA 75 segundos em todos os níveis de habilidade ⇒ 100/85/70 segundos

Ah, Mundo! Todas as mundanças da pré-temporada transformaram um campeão pouquíssimo jogado num pick ou ban global. Seja nas filas ranqueadas, seja nos campeonatos, Mundo estava impossível de jogar contra. No entanto, o meta vem mudando, counters como Trundle subiram de uso e Mundo perdeu um pouco da força nos últimos tempos. Ele continua uma boa resposta em certos matchups no top, mas, com certeza, vai sentir falta da sua força early game na selva.

dr-mundo-league-of-legends-divulgacao
Dr. Mundo era um adversário impossível e agora pode ser menos mortal (Foto: Divulgação)

Elise
Velocidade de Movimento base menor nas duas formas, menor dano base no W.
Geral
VELOCIDADE DE MOVIMENTO BASE NA FORMA HUMANA 330 ⇒ 325
VELOCIDADE DE MOVIMENTO BASE NA FORMA ARANHA 355 ⇒ 350

W - Cria Volátil
DANO BASE 75/125/175/225/275 de dano mágico ⇒ 60/110/160/210/260 de dano mágico

Elise vai continuar sendo um pick extremamente valioso no competitivo enquanto mantiver sua força no começo e meio do jogo. Os nerfs aparentam tentar balancear a "nova" build da Elise, que constrói o novo item para os magos da selva, mas acabam também tirando força da Elise clássica, que builda o encantamento do Titã Ardente. Enquanto o meta favorecer Junglers lutadores com forte começo, Elise reinará, independente desses pequenos nerfs.

Fiora
Vitais agora irão surgir com um pouco mais de previsibilidade.
Passiva - Dança da Duelista
SELEÇÃO DE DIREÇÃO Aleatória ⇒ Altera entre superior direito e inferior esquerdo

A maior previsibilidade dos pontos Vitais é uma faca de dois gumes: Fiora sempre saberá onde eles vão aparecer, mas seu inimigo também. O fator "sorte" é reduzido: Fiora poderia ganhar sua lane instantaneamente com quatro vitais de fácil acerto na frente do inimigo, como poderia perder caso todos aparecessem atrás. Fiora é considerada um dos melhores picks da top lane do momento, sendo o melhor split pusher do meta atual. Com certeza continuará sendo um pick contestatado nas competições.

Gangplank
O tempo de recarga do R está bem maior.
R - Barragem de Canhão
TEMPO DE RECARGA 140/130/120 segundos ⇒ 160/150/140 segundos

Provavelmente o campeão mais banido desde seu rework, Gangplank continua um monstro no competitivo mesmo após sucessivos nerfs. Mesmo essa modificação em seu ultimate ainda é pouco para frear o pirata, que provavelmente continuará banido pelos times que jogam no lado vermelho.

Karma
W custa menos mana em todos os níveis de habilidade.
W - Decisão Absorta
CUSTO 70/75/80/85/90 mana ⇒ 50/55/60/65/70 mana

Pequena modificação, compensando nerfs na Ascensão da Rainha Gélida. Sem muita relevânica competitiva, Karma dificilmente aparecerá nas escolhas dos profissionais neste meta.

Kha'Zix
W - Espinho do Vazio
NOVO INSETOS CARREGADOS Agora pode ser "carregado" no meio do pulo para que Kha'Zix possa lançá-lo logo antes de aterrissar
TEMPO DE ESPERA DOS DADOS Se Kha'Zix tentar lançar o Espinho do Vazio e o Massacre do Vazio no meio do ar, ele carregará apenas o último que tentou lançar (não ambos, isso já seria demais)

R - Massacre do Vazio
NOVO: INSETOS CARREGADOS Agora pode ser "carregado" no meio do pulo para que Kha'Zix possa lançá-lo logo antes de aterrissar
TEMPO DE ESPERA DOS DADOS Se Kha'Zix tentar lançar o Espinho do Vazio e o Massacre do Vazio no meio do ar, ele carregará apenas o último que tentou lançar (não ambos, isso já seria demais)

Modificações de qualidade de Vida, facilitando os combos com o Salto (E). Boas mudanças para jogos casuais, mas Kha’Zix dificilmente voltará para o competitivo, seja como laner ou como Jungler, sem buffs significativos ou mudanças drásticas em seu Kit de habilidades.

Kindred
O custo de mana do Q subiu, o dano base do E diminuiu.
Q - Dança de Flechas
CUSTO 30 de mana em todos os níveis de habilidade ⇒ 35 de mana em todos os níveis de habilidade

E - Pesar Crescente
DANO DA INVESTIDA DO LOBO 80/110/140/170/200 de dano físico ⇒ 60/90/120/150/180 de dano físico (o escalamento e a % de dano de vida continuam inalterados)

Como esperado de um atirador projetado para a jungle, Kindred vem tomando cada vez mais os holofotes nos campeonatos. Recentemente desabilitado de competições devido a um bug, esse pick vem sendo contestado como uma garantia de bom early game, utility e scaling. O interessante ficava por conta da build: ao invés do encantamento do devorador, para o qual Kindred foi originalmente adaptado, os jogadores começaram a optar pelo do Guerreiro. Com isso, as trocas e ganks do level 3 ao 7 do campeão se tornaram extremamente eficientes, o que está sendo remediado com nerfs no dano do E e um pouco mais de custo no Q. Dificilmente Kindred sairá do competitivo, mas sua eficiência é razoavelmente afetada pelos 20 de dano a menos.

kindred-league-of-legends-divulgacao
Com nerfs, Kindred terá menos dado e sua eficiência será diminuída (Foto: Divulgação)

Nunu
E - Explosão de Gelo
TEMPO DE RECARGA 6 segundos em todos os níveis de habilidade ⇒6/5,5/5/4,5/4 segundos
CUSTO 75/85/95/105/115 de mana ⇒ 70/75/80/85/90 de mana
DURAÇÃO DA LENTIDÃO 3 segundos ⇒ 2 segundos
FORÇA DA LENTIDÃO 20/30/40/50/60% ⇒ 40/45/50/55/60%
DANO BASE 85/130/175/225/275 de dano mágico ⇒ 80/120/160/200/240 de dano mágico
PROPORÇÃO 1,0 de poder da habilidade ⇒ 0,9 de poder da habilidade

Um pequeno nerf em seu dano e um grande buff em sua utilidade. Nunu provavelmente será cogitado como um Jungler novamente, mas sua laning phase tanto em rotas duo como solo não parece que vai mudar substancialmente para se tornar uma ecolha competitiva. Nunu vai escalar ainda melhor para o late game, sendo interessante em composições de protect the carry que possam vir a surgir, principalmente aliado ao pick de Tristana.

Poppy
Passiva - Embaixadora de Ferro
NÃO É UM BUMERANGUE Se um alvo morrer antes que o escudo o atinja, o escudo não retornará.
ZUMBIS DE BORRACHA O escudo agora retornará para Poppy quando ela matar um campeão com uma passiva zumbi (Kog'Maw, Karthus, etc.)
ADEUS, BASTIÃO Quando o escudo estiver no chão, ele iniciará sua animação mais cedo para que Poppy saiba que é hora de dizer adeus (duração real do tempo de jogo inalterada)
Q - Choque do Martelo
DESTRUIDOR DE COMBOS Melhoramos o combo E-Q da atualização 6.1. Agora o Choque do Martelo apenas mira automaticamente na direção do seu alvo se o cursor do seu mouse não se moveu significativamente depois de lançar a Investida Heroica.

Ninguém imaginava como o competitivo abraçaria o rework da Poppy. O pick, que se destacou inicialmente na LCS Europe, tem sido utilizado como “Flex” em três posições: Jungler, Top e Support, ficando mais conhecido nas duas últimas. Poppy traz um desengage fortíssimo em seu ultimate, além de um kit recheado de controle de grupo e dano. Seu poder em teamfight é amplificado pela Presença Inabalável (W), habilidade que atrapalha muito a vida de assassinos da mid lane e atiradores com mobilidade. Nerfs podem vir em patchs futuros, mas, por enquanto, Poppy é um pick altamente valioso competitivamente.

Rengar
Geral
CONSISTÊNCIA FELINA Quando Rengar pula do estado furtivo ou de um arbusto, ele agora aterrissa bem perto do alvo. Como 1/16 avos de um Teemo. Isso evitará um Rengar super zeloso que ocasionalmente pula em cima de seu alvo, apenas para lançar a Boleadeira para longe deles.

Q - Selvageria Energizada
ESCALAMENTO DO DANO 50% de dano de ataque total ⇒ 30% de dano de ataque total
BUFF DO DANO DE ATAQUE +10% de dano de ataque bônus ⇒ +20% de dano de ataque bônus

E - Boleadeiras
0,25 SEGUNDOS PARA VIVER Boleadeiras agora tem um tempo de lançamento (0,25 segundos) quando Rengar lança enquanto está no ar
DO MEIO DA RUA Rengar agora lançará sua Boleadeiras adequadamente se ele tentar fazer isso no ar mas o cursor de mira estiver fora de alcance

R - Furor da Caçada
ALCANCE DO PONTO DE EXCLAMAÇÃO 1250 ⇒ 1450

Competitivamente, Rengar apareceu pouco neste ano, nas mãos hábeis de coreanos. No entanto, seu estilo de jogo explosivo e difícil de lidar na Solo queue demandava mudanças há algum tempo. O dano inicial do combo de Rengar se tornou menor, suas boleadeiras agora possibilitam ao alvo tempo para desviar ou flashar e o alcance no qual os adversários sentem a presença do campeão invisível aumentou consideravelmente. Foram mudanças bem relevantes, com pouca compensação no dano do Q no final da partida. Acredito que o campeão vai deixar de ser um must ban de SoloQ e suas aparições serão ainda mais esparsas no competitivo.

Tahm Kench
Passiva - Um Gosto Adquirido
DURAÇÃO DO ACÚMULO 7 segundos ⇒ 5 segundos

Q - Língua-chicote
CLAREZA!O indicador da língua agora dura mais tempo (até que a língua termine de se desdobrar)

W - Devorar
CONTRA JOGADA Consertamos um bug onde Devorar ressarcia seu tempo de espera e custo de mana se lançado em um alvo que fosse imune a feitiços (Morgana e seu E - Escudo Negro, Fiora e seu E - Ripostar, etc)

R - Viagem Abissal
PROPORÇÃO 4/6/8% de bônus de vida ⇒ 2/4/6% de bônus de vida

Outro pick extremamente contestado desde o ano passado, Tahm conquistou espaço inicialmente como Support, mas atualmente brilha na top lane. Os matchups, em maioria, são favoráveis e, a sua utilidade, sem igual, especialmente devido ao Devorar(W). Os nerfs na passiva fazem com que seja mais difícil engolir alvos que estão correndo, seja na lane, seja em lutas de equipe. Já o nerf na proporção de bônus de vida é no mínimo cômico: essa habilidade havia sido bufada quando o sapo estava fraco, muitos patchs atrás. Provavelmente ainda continuará a ser usado, mas possivelmente veremos o campeão mais na bot lane como Support devido a um menor escalonamento com itens.

tahn-kench-league-of-legends-pbe-divulgacao
Com mudanças, Tahm Kench pode voltar a ser utilizado como Support (Foto: Divulgação)

-

* Thiago "Djokovic" Maia é treinador de League of Legends do CNB e-Sports Club e reconhecido como um dos maiores especialistas do game no Brasil. Foi cyber-atleta de 2012 a 2015, tendo passado por equipes como AceZone, RMA, Team United e INTZ.
Twitter | Facebook | Youtube


Veja também:


Tags: colunista15, coluna do djokovic