Siga o MyCNB  
  • Menu
  • Colunas
  • Coluna do Djokovic #8: Análise das notas de atualização do patch 6.5

Coluna do Djokovic #8: Análise das notas de atualização do patch 6.5

A Fase Eliminatória do Campeonato Brasileiro de League of Legends (CBLoL) 2016 está chegando! As Semifinais e a Grande Final do torneio muito provavelmente serão jogados no patch que é assunto desta coluna, o 6.5. Isso é extremamente relevante, porque um item ou campeão pode mudar o cenário de um draft que vale vaga no International Wildcard Invitational (IWCI).

Bora para a análise:

Azir
Geral
AINDA NÃO DÁ PARA CONJURAR Corrigido um bug que deixava Azir criar combos de habilidades básicas sem ter Mana suficiente para todas as habilidades envolvidas
NÃO DESISTA Corrigidos vários casos em que Azir podia inadvertidamente cancelar ou ficar completamente sem acesso ao seu ataque básico
UMA FRAÇÃO DE SEGUNDO Agora as habilidades de Azir podem ser acionadas durante ataques básicos
LOUVAI AO SOL Agora os Discos Solares aparecem no minimapa

W - Surja!
OPA Agora aciona corretamente um Tempo de Recarga interno de 1,5 segundos quando usado em torres.

Faz um tempo que Azir está distante do cenário competitivo. As mudanças, pequenas correções que podem ser encaradas como nerfs e buffs mínimos, vão mudar ligeiramente a jogabilidade do campeão, tornando os combos mais fluidos e a capacidade de demolir torres mais vagarosa. Dificilmente terá o impacto de antigamente, mas pode aparecer em composições que pretendam "Kitar" os adversários.

Gnar
Geral
DANO DE ATAQUE BASE 48 ⇒ 51

Passiva - Fúria Genética
FOI POR POUCO Agora exibe corretamente a quantidade de alcance adicional que Gnar recebe.

R - GNAR!
QUANTA MATURIDADE Corrigido um bug que fazia com que tropas e monstros empurrados para trás por GNAR! recebessem dano com um pequeno atraso, em vez de no momento da queda.

Uma das escolhas favoritas dos top laners internacionais, Gnar está distante dos campeonatos faz tempo. Num meta dominado por tanques, os jogadores aprenderam gradativamente a lidar com as mudanças de forma do campeão e evitar fights desnecessárias, tornando os outros tanques muito mais confiáveis em fazer o trabalho de iniciação e controle das lutas. O aumento de dano de ataque melhora bastante a laning phase e, juntamente com os possíveis nerfs nos outros tanques, pode aproximá-lo das competições.

Hecarim
E - Ataque Devastador
NOVO? PÉ NA TÁBUA Agora a Velocidade de Movimento adicional de Ataque Devastador é multiplicativa
DISTÂNCIA DO EMPURRÃO 300 ⇒ 250 - 450 (com base na distância percorrida)
CLAREZA GALOPANTE Agora exibe o nível de empurrão e a velocidade de Ataque Devastador na barra de efeitos
RAIZ DO PROBLEMA Corrigimos um bug em que Ataque Devastador fazia Hecarim se mover enquanto estava enraizado

Opa! Excelentes e bem direcionadas mudanças no pônei o aproximam novamente do competitivo! A natureza multiplicativa da velocidade de movimento de seu "E" faz com que, após os 20 minutos de jogo, os "flancos de teleporte" de Hecarim sejam novamente efetivos. Além disso, seu empurrão tem alcance aumentado em longas cavalgadas, tornando sua iniciação mais poderosa e o seu pick muito mais viável.

hecarim-league-of-legends-divulgacao
Boas mudanças no Hecarim o aproximam novamente do competitivo (Foto: Divulgação)

Jarvan IV
W - Égide de Ouro
TEMPO DE RECARGA 20/18/16/14/12 segundos ⇒ 12 segundos em todos os níveis

R - Cataclisma
CUSTO 100/125/150 de Mana ⇒ 100 de Mana
VOCÊ NÃO TEM PARA ONDE CORRER Agora causa dano em todos os alvos presos dentro do Cataclisma

HOLY! Os maiores buffs do patch vão para Jarvan IV. O "W" já era uma skill que se pegava apenas um ponto, fato que é amplificado pelos níveis na habilidade não mais reduzirem o tempo de recarga. O buff no ultimate é ABSURDO. Ele não só custa muito menos mana nos níveis finais como causa DANO EM ÁREA! Isso viabiliza builds agressivas e de snowball no Jarvan IV e aumenta, de maneira radical, o valor competitivo do campeão. Como ele vai ser buildado, ainda não se sabe, mas uma coisa é certa: o príncipe está de volta...e não está nada feliz.
PS.: Jarvan AD Top vai dar uma treta sinistra...

Kog'Maw
Geral
ATRIBUTO DE CRESCIMENTO - VELOCIDADE DE ATAQUE 1,5% ⇒ 3,5%

Q - Cusparada Cáustica
CUSTO 60 de Mana ⇒ 40 de Mana

W - Barragem Bio-Arcana
REMOVIDO TEMPESTADE DE SALIVA Deixa de ganhar Velocidade de Ataque passivamente
VAMOS TENTAR DE NOVO Agora causa 5/10/15/20/25 de dano base adicional ao contato (em vez de um mínimo de 15 de dano)

O maior nerf da atualização fica com Kog'Maw, merecidamente. O campeão estava ridiculamente forte e fora do comum, podendo ganhar lutas sozinho se deixado de lado, mesmo com apenas um ou dois itens. Agora, Kog continua uma força a ser reconhecida no late game, mas vai precisar esperar até lá. Continuará aparecendo, mas em menor quantidade, em combos com Lulu e Zilean.

Nautilus
E - Correnteza
DANO POR ONDA 60/95/130/165/200 ⇒ 55/85/115/145/175

Os nerfs no dano do "E" definitivamente NÃO vão afastar Nautilus do competitivo. Continua forte, pick contestado e viável até mesmo na mid lane. Terão que fazer melhor que isso para frear esse cara.

Pantheon
E - Ataque Busca-Coração
DANO BASE TOTAL AOS CAMPEÕES 80/140/200/260/320 ⇒80/130/180/230/280
MULTIPLICADOR TOTAL AOS CAMPEÕES 3,6 de Dano de Ataque adicional ⇒ 3,0 de Dano de Ataque adicional
DANO AOS MONSTROS 50% ⇒ 60%

R - Grande Estocada Aérea
CUSTO 125 de Mana ⇒ 100 de Mana
REMOVIDO ELES NÃO VÃO GOSTAR DISSO Deixa de restituir Mana quando cancelado
TEMPO DE RECARGA QUANDO CANCELADO 10 segundos ⇒ 30 segundos

Pantheon apareceu na top lane como uma boa resposta a pick dos metas (excepcional contra Fiora). Os nerfs são bem significativos e devem afastar essa escolha que já era relativamente de nicho: sem a compensação adequada, não veremos suas lanças voarem no competitivo por algum tempo.

Quinn
Q - Investida Anuviante
GOLPE DE VISTA Corrigido um bug em que alguns ataques básicos fortalecidos não funcionavam enquanto a visão estava reduzida.

MOLHO NELES! Uma pequena correção de bugs com extrema relevância em determinados casos, nos quais Quinn cancelava certos ataques especiais de alguns campeões. Isso de maneira alguma inviabiliza Quinn. Ele continua sendo uma escolha mais que válida em quatro lanes (exceto Support), sendo mais utilizado no competitivo no top e na jungle.

Renekton
E - Fatiar e Picar
NOVO GOLPES DE FÚRIA Fatiar agora gera Fúria (antes apenas Picar gerava Fúria)
GERAÇÃO DE FÚRIA AO ATINGIR TROPAS 2,5 de Fúria ⇒ 2 de Fúria

R - Dominus
VIDA ADICIONAL 200/400/800 ⇒ 250/500/750

Lentamente, Renekton vem retomando a força original. A cada buff, sua viabilidade é reavaliada, algo que, somado as recentes modificações no meta do top, pode trazê-lo de volta. Alguns jogadores já usavam o crocodilo com sucesso, mesmo sem os buffs (como Marin), mas, cada vez mais, os top laners competitivos podem levantar Renekton como uma escolha possível para bulinar lanes e conseguir vantagens cedo em matchups como Fiora e Jax.

Shen
R - Manter a União
NEM PARECE UM NINJA Aumentamos a visibilidade do escudo de Shen durante a canalização
PARE DE FUGIR A tela do aliado alvejado agora muda de cor durante a canalização de Manter a União

O alerta visual do ultimate de Shen (o escudo no aliado) às vezes sumia tão rápido com o dano causado pelos adversários que nem era percebido! Melhoras na visibilidade fazem o champion mais agradável de jogar em todos os níveis de habilidade, com pouca relevância no competitivo.

Sejuani
W - Mangual dos Ventos Boreais
AGITANDO O PEDAÇO Aumentamos a velocidade com que o ataque básico de Sejuani é reativado.

E - Congelação Permanente
DANO 60/90/120/150/180 ⇒ 80/105/130/155/180

R - Prisão Glacial
CLAREZA CRISTALINA Agora exibe a área de ação no indicador de alvo

Mudanças medianas que provavelmente são pouco para viabilizar a campeã. Comparando com as de Jarvan, campeão de função similar a ela, o primeiro aparenta ter melhorado muito mais. Possivelmente Sejuani não terá tanto destaque nas competições do meio do ano.

Soraka
Q - Chamado Estelar
CUSTO 70/75/80/85/90 de Mana ⇒ 50 de Mana em todos os níveis
TEMPO DE RECARGA 7/6,5/6/5,5/5 segundos ⇒ 5 segundos em todos os níveis
CORPOS CELESTES Agora causa redução de velocidade a todos os alvos atingidos por Chamado Estelar (em vez de causar apenas no centro)
REMOVIDO CAIU DAS NUVENS Deixa de causar 150% de dano aumentado aos alvos atingidos no centro
NOVO TUDO EM CIMA Agora concede Rejuvenescimento por 4 segundos, restaurando 10/13/16/19/22 + 0,1 de Poder de Habilidade por segundo e concedendo 15% de Velocidade de Movimento quando não está indo em direção aos inimigos.

W - Infusão Astral
QUANTIDADE DE CURA 120/150/180/210/240 ⇒ 80/110/140/170/200
BATATA QUENTE Se for conjurada enquanto estiver sob efeito do Rejuvenescimento, Soraka dá ao seu alvo Rejuvenescimento por 3/3,5/4/4,5/5 segundos (com base no nível de Chamado Estelar)
REMOVIDO DESALINHADO Deixa de aumentar a quantidade de cura de Chamado Estelar contra os Campeões
REMOVIDO SORAKULÂNCIA Deixa de ser capaz de atingir tropas

Essas mudanças aparentam ser um rework ou modificação, mas acabam por ser nerfs quanto à principal função de Soraka: manter-se em segurança em meio as lutas de grupo, curando seus aliados o quanto puder. Agora, tanto na laning phase quanto em teamfights, a campeã é impelida a usar seu "Q" nos inimigos, abrindo-se a ataques, caso queira tirar o máximo de seu kit (inclusive da parte de cura). É, Adrian, a Janna vai continuar uma opção melhor... Seria uma pena se ela fosse nerfada no próximo patch... Melhor não olhar o log do PBE.

soraka-league-of-legends-divulgacao
Soraka teve mudanças importantes no conjunto de habilidades (Foto: Divulgação)

Talon
R - Ataque das Sombras
TEMPO DE RECARGA 75/66/55 segundos ⇒ 100/80/60 segundos
CUSTO 80/90/100 de Mana ⇒ 100 de Mana em todos os níveis

Talvez o campeão que mais se beneficiou com a Lâmina Crepuscular, os nerfs severos no ultimate são focados em impedir snowball acentuado. Também são focados em afastá-lo o máximo possível do competitivo, já que são nerfs tão pesados que dificilmente mid laners olharão pra ele com bons olhos a partir de agora.

Urgot
Geral
DANO DE ATAQUE BASE 52 ⇒ 54

W - Condensador do Terror
DURAÇÃO 7 segundos ⇒ 5 segundos
NOVO MAIS TERROR Agora pode ser conjurada durante a canalização R - Reversor de Posição Hipercinético

R - Reversor de Posição Hipercinético
NOVO SE EU FOSSE VOCÊ Agora causa temor a inimigos dentro do alcance de 375 unidades ao redor de Urgot por 1,5 segundos após a conclusão da troca

Meu Deus EBIDI! Modificações interessante para um campeão que estava esquecido no competitivo e no jogo em geral. O ultimate se torna uma ferramente formidável para duelos, causando controle de grupo não só no campeão que está sendo trocado por Urgot mas em todos que estejam próximos aonde vai chegar, impedindo casos em que esses inimigos viravam e matavam Urgot rapidamente. Outras sutis modificações também colaboram com ele, que provavelmente voltará, de algum forma, para os campeonatos.

urgot-league-of-legends-divulgacao
Esquecido no competitivo, Urgot tem tudo para voltar a ser disputado (Foto: Divulgação)

Vi
E - Força Excessiva
CUSTO 60 de Mana em todos os níveis ⇒ 40/45/50/55/60 de Mana
DANO 5/20/35/50/65 ⇒ 10/30/50/70/90

Um pequeno aumento de dano, pouco para viabilizar a campeã. Mundanças nos tempos de recarga ou dano do ultimate e "Q" seriam mudanças com impacto maior para Vi, muito mais eficientes em torná-la efetivas dos que as alterações feitas.

Menção especial:

Encantamento: Devorador
O Arauto do Vale concede menos acúmulos.
ACÚMULOS NO ARAUTO DO VALE 5 ⇒ 2

Droga! Estava quase voltando para o competitivo. Adeus Devorador, ainda não foi dessa vez.

Obrigado a todos que acompanharam até aqui!

Deixem comentários e feedbacks logo abaixo!

BÔNUS: Recomendo a leitura de "Miss Marvel: Nada normal", da editora Panini. História fascinante com um contexto cultural absurdo!

Até a próxima!

-

* Thiago "Djokovic" Maia é treinador de League of Legends do CNB e-Sports Club e reconhecido como um dos maiores especialistas do game no Brasil. Foi cyber-atleta de 2012 a 2015, tendo passado por equipes como AceZone, RMA, Team United e INTZ.
Twitter | Facebook | Youtube


Veja também:


Tags: colunista15, coluna do djokovic