Siga o MyCNB  
  • Menu
  • Colunas
  • Coluna do Rafael Pereira #10: a importância do exercício físico no e-sport

Coluna do Rafael Pereira #10: a importância do exercício físico no e-sport

Não é somente a mente que deve estar preparada para absorver novos conhecimentos, mas o corpo tem que ser a base para que isso seja de fato bem aproveitado. Atividade física é muito importante para cyberatletas também!

Estudos já verificaram o aumento de fatores de crescimento neural como o BDFN (Brail-derived neurotrophic factor) que estimula a criação de neuronios novos no cérebro, principalmente no hipocampo, região responsável por transformar memórias novas em memórias de longo prazo, influenciando no aprendizado e no tempo de reação do nosso pensamento/memória. Além de perceberem que após praticarem exercícios físicos de forma regular, ou seja, com continuidade, as pessoas mostraram melhoras significativas na atenção, concentração e bem estar.

O exercício físico também é uma atividade considerada estressora, mas calma, não é aquele estresse que te deixa nervoso, não! É um estresse que o corpo saber lidar, na verdade, para lidar com isso, o corpo passa a se auto-regular, voltando a equilibrar os sistemas do nosso organismo para que funcionem de forma mais harmônica.

Um dos nossos sistemas, o parassimpático, que é responsável em acalmar, desacelerando o coração, ajustando a pressão, restabelecendo nossas atividades e consequentemente diminuindo o estresse (esse sim, aquele que nos deixa tensos e nervosos), também é beneficiado pela atividade física.

Outro benefício do exercício, é que quando ela é desejada, ou seja, você encontra uma atividade que goste, há uma maior liberação de endorfinas, que são neurotransmissores reguladores do prazer. Isso significa que pessoas que têm depressão, também podem se beneficiar destas atividades. Sem contar que você consegue liberar a tensão carregada durante o dia no exercício.

Com todas essas informações, e também a partir dos estudos mais recentes, a resposta é sim, é ideal que você pratique exercícios físicos de forma regular, mesmo sendo um cyber-atleta, pois só te trará benefícios, sejam físicos ou mentais!  

-

* Rafael Pereira é graduando de Psicologia na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e criador de projeto de intervenções e pesquisa voltados para os esportes eletrônicos. É consultor em psicologia da equipe de League of Legends do CNB e-Sports Club. É colunista do MyCNB desde novembro de 2015. Escreve sobre psicologia nos dias 5 e 20 de todo mês.
Twitter | Facebook

 


Veja também:


Tags: coluna do rafael pereira, colunista15