Siga o MyCNB  
  • Menu
  • Colunas
  • Coluna do Djokovic #12: Análise da itemização dos magos

Coluna do Djokovic #12: Análise da itemização dos magos

A parte 3, e última, da atualização 6.9 analisa os itens dos magos e Hextech. Quais deles têm potencial competitivo e quais provavelmente não serão usados? Que campeões têm melhor sinergia com cada um? Qual a direção de cada atualização?

As respostas para as perguntas estão logo abaixo:

Lágrima da Deusa
REMOVIDO REGENERAÇÃO DE MANA 25% ⇒ 0%
NOVO REEMBOLSO DE MANA Reembolsa 15% da Mana gasta

Analisando friamente, a redução da mana gasta é uma mudança interessantíssima para a maioria dos campeões magos. Suas habilidades têm custo crescente de mana, além de ser um atributo melhor que a regeneração de mana em lanes onde já se está ganhando. Provavelmente vai beneficiar mais ainda os magos com baixo tempo de recarga em suas habilidades, como Karthus. Um ligeiro buff overall para os itens que são feitos a partir da Lágrima.

Catalisador das Eras
NOME Catalisador da Proteção ⇒ Catalisador das Eras
CUSTO 1200 ⇒ 1100

ETERNIDADE Passivo ÚNICO - 15% do dano recebido de campeões é ganho como mana. Gastar mana restaura como vida 20% da mana gasta, até o máximo de 15 por conjuração (feitiços de alternar curam por 15 por segundo).

Um item que se tornou bem mais "ativo", já que antes se rushava o Catalisador para uma laning phase consistente independente se estivesse perdendo ou ganhando. Agora, ele força o jogador a utilizar mana ativamente, realizando a permuta de mana e vida. Ele valoriza boas trocas, mas tem sinergia ainda maior com campeões que também recebem vida de volta com as habilidades, como Swain, com o ultimate. É um buff overall relativamente grande na maioria dos cenários agressivos e um nerf para os campeões que compravam o Catalisador apenas para abusar passivamente da antiga recompensa de vida/mana quando se avançava de nível.

Cálice da Harmonia
CUSTO 1000 de ouro ⇒ 900 de ouro
REMOVIDO FONTE DE MANA Não restaura mais 2% da Mana perdida a cada 5 segundos.

NOVO HARMONIA Concede 100% de Regeneração de vida base por 5 segundos caso sua atual porcentagem de vida seja inferior a sua atual porcentagem de mana. Concede 100% de regeneração de mana base por 5 segundos caso sua atual porcentagem de mana seja inferior a sua atual porcentagem de vida.

Outrora core da maioria dos magos, o Cálice era feito em pouquíssimas situações, sobretudo em campeões com grande demanda de mana (como Anivia) e contra muitos campeões de dano mágico. O novo Cálice traz uma passiva que novamente beneficia os jogadores que buscam trocas. Tornou-se um item melhor para laning phases agressivas e pior para passivas, assim como o Catalisador. Alguns casos a se pensar são o uso para Supports, como Soraka e Janna, que podem abusar das passivas do item em trocas rápidas.       

NOVO
Capítulo Perdido
CUSTO TOTAL 900 de ouro
ÁRVORE DE CONSTRUÇÃO Tomo Amplificador + Cristal de Safira + 115 de ouro
PODER DE HABILIDADE 25
MANA 300
INFUSÃO DE MANA Passivo ÚNICO - Restaura 20% de sua mana máxima ao longo de 3 segundos ao subir de nível

Uma nova e bem vinda adição aos itens que podem ser construídos para "snowballar" a fase de rotas. Faz parte da recipe do novo Morellonicrom, que tem algumas características do antigo Graal Profano de Athene, que agora é um item mais orientado para os Support Mages. Garante um pico de poder rápido na lane, mas tem uma construção estranha devido ao Cristal de Safira.

Códex Demoníaco
Aumento do custo e do Poder de Habilidade
CUSTO TOTAL 800 de ouro ⇒ 900 de ouro
CUSTO COMBINADO 365 de ouro ⇒ 465 de ouro
PODER DE HABILIDADE 25 ⇒ 30

O Códex continua um item fortíssimo e agora ainda mais versátil. Está na construção do novo Cetro Abyssal e da nova Ampulheta de Zhonyas. No entanto, isso teve um preço: o item agora está mais caro, embora conceda ligeiramente mais poder de habilidade. Continua um item muito presente nas itemizações de mid/late game de quase todos os magos.

REMOVIDO
Vontade dos Ancestrais
REMOVIDO ANCESTRAL Removido da loja

Apenas Vladimir e um ou outro campeão em builds bem específicas usavam o item. Com o rework do vampiro, a Vontade dos Ancestrais foi retirada do jogo. Querendo ou não, foi um nerf para a itemização de Vlad, mas que deve ser compensado com as mudanças em outros itens.

Bastão das Eras
CUSTO TOTAL 3000 de ouro ⇒ 2600 de ouro
ÁRVORE DE CONSTRUÇÃO Catalisador das Eras + Varinha Explosiva + 450 de ouro
PODER DE HABILIDADE 80 ⇒ 60
MANA 400 ⇒ 300
MANA POR ACÚMULO 40 ⇒ 10

ETERNIDADE Passivo ÚNICO - 15% do dano recebido de campeões é ganho como mana. Gastar mana restaura como vida 25% da mana gasta, até o máximo de 25 por conjuração (feitiços de alternar curam por até 25 por segundo).

Seguindo a linha do novo Catalisador, o Bastão das Eras é muito menos a garantia de um bom mid game  e muito mais uma ferramenta de trade agressivo na lane. A sinergia com os campeões que já o faziam desde anos passados aumenta ainda mais, continuando a reinar como possivelmente o item mais dominante dos magos (juntamente com Morellonomicon). A dominância é tamanha que me surpreende o item ainda não ter sido nerfado.

Morellonomicon
CUSTO TOTAL 2400 de ouro ⇒ 2900 de ouro
ÁRVORE DE CONSTRUÇÃO Capítulo Perdido + Códex Demoníaco + Tomo Amplificador + 665 de ouro
PODER DE HABILIDADE80 ⇒ 100
NOVOMANA 400
REMOVIDO REGENERAÇÃO DE MANA 100% ⇒ 0%
NOVO RESTAURAÇÃO NA MÃO Abates e assistências restauram 20% da sua Mana máxima
NÃO ME ACUMULE A redução de 20% no Tempo de Recarga agora é Única
LIMITES DE FERIMENTOS GRAVES Aplicado nos inimigos com menos de 40% de Vida ⇒ 35% de Vida
DURAÇÃO DE FERIMENTOS GRAVES 5 segundos ⇒ 8 segundos

Com certeza uma das mudanças mais bem vindas. Morellonomicron já era um item bom, mas agora tem as funcionalidades de restauração de mana com abates do Graal Profano de Athene. Ele está mais caro, mas tem um build path melhor, mais agressivo e continua com os Ferimentos Graves, passiva que ganhou bastante poder neste patch ao ser aplicada em curas em geral, não apenas auto cura. Será possivelmente o item mais versátil para magos em geral desse patch em diante.

Graal Profano de Athene
CUSTO TOTAL 2700 de ouro ⇒ 2250 de ouro
ÁRVORE DE CONSTRUÇÃO Cálice da Harmonia + Códex Demoníaco + 450 de ouro
PODER DE HABILIDADE 60 ⇒ 40
REGENERAÇÃO DE MANA 100% ⇒ 75%
REMOVIDO RESTAURAÇÕES JÁ ERAM Não mais restaura 20% da sua Mana máxima nos abates e nas assistências

NOVO SANGUE DOÍDO Passivo ÚNICO - 20% do dano pré-atenuação que você causa aos inimigos é recebido como Cargas de Sangue, até o limite máximo de 100-250 (dos níveis 1 a 18). Curar ou proteger um aliado consome suas Cargas de Sangue atuais.

NOVO HARMONIA Concede 100% de Regeneração de Vida base por 5 segundos caso sua atual porcentagem de Vida seja inferior a sua atual porcentagem de Mana. Concede 100% de Regeneração de Mana base por 5 segundos caso sua atual porcentagem de Mana seja inferior a sua atual porcentagem de Vida.

Mudanças radicais no Graal levaram o item a nova orientação: uma espécie de "item agressivo para Support Mages". O build path dele é perigosamente bom, abusando de dois itens baratos e que possibilitam trocas interessantes na laning phase. Campeões como Lulu, Soraka e Janna imediatamente vêm à mente imediatamente como potenciais construtores deste item, seja no mid ou de Support.

Melhorias da Lágrima da Deusa
Cajado do Arcanjo
REMOVIDO REGENERAÇÃO DE MANA Não mais concede Regeneração de Mana
NOVO REEMBOLSO DE MANA Reembolsa 25% da Mana gasta

Manamune
REMOVIDO REGENERAÇÃO DE MANA Não mais concede Regeneração de Mana
NOVO REEMBOLSO DE MANA Reembolsa 15% da Mana gasta

Mudanças seguindo a linha da Lágrima. Sem muitos comentários adicionais, apenas uma ressalva quanto a maior eficiência da Lágrima em campeões e AD que fazem Manamune, como Jayce e Ezreal (principalmente o último).

Cetro Abissal
CUSTO TOTAL 2350 de ouro ⇒ 2750 de ouro
ÁRVORE DE CONSTRUÇÃO Códex Demoníaco + Capa Negatron + Tomo Amplificador + 695 de ouro
PODER DE HABILIDADE 70 ⇒ 60
RESITÊNCIA MÁGICA 50 ⇒ 60
NOVO REDUÇÃO DO TEMPO DE RECARGA 10%
AURA DE REDUÇÃO DE RESISTÊNCIA MÁGICA 20 ⇒ 10-25 (dos níveis 1 a 18)
REMOVIDO ÓDIO ÀS TROPAS A aura não se aplica mais às tropas

Outro item extremamente dominante, o Abissal era um dos itens mais fortes para se rushar na mid lane em matchups de AP x AP. A capacidade de push foi reduzida, mas agora é um item muito melhor de se ter no inventário até o fim do jogo, já que concede uma aura que escala com nível e 10% de redução de tempo de recarga, podendo completar os 40% que muitos magos costumam buscar e precisar. Um item extremamente interessante para magos como Fizz e Lissandra, que já o faziam e poderão abusar ainda mais dos ultimates.

Ampulheta de Zhonya
CUSTO TOTAL 3500 de ouro ⇒ 2900 de ouro
ÁRVORE DE CONSTRUÇÃO Arma guarda da Caçadora + Códex Demoníaco + 800 de ouro
PODER DE HABILIDADE 100 ⇒ 70
NOVOREDUÇÃO DO TEMPO DE RECARGA 10%
TEMPO DE RECARGA DA ESTAGNAÇÃO 90 segundos ⇒ 120 segundos

Talvez o maior buff de todos os itens dos magos esteja na Ampulheta de Zhonya. Na temporada passada, ela era demasiadamente cara e com pouco retorno, tornando o matchup de um mago de controle contra um assassino AD uma cilada: se o mago rushasse o Zhonya, não teria capacidade de limpeza de minions nem redução de tempo de recarga (além de demorar a juntar o ouro necessário). Caso contrário, morreria muito facilmente para o assassino. Agora, com um build path melhor e CDR, o item é alternativa de rush e extremamente cost efficient para quase qualquer Mid Laner que queira lidar com ADs inimigos, viabilizando ainda mais os magos imóveis.

ITENS HEXTEC

Revólver Hextec
CUSTO TOTAL 1200 de ouro ⇒ 1050 de ouro
CUSTO COMBINADO 340 ⇒ 180
REMOVIDO VAMPIRISMO MÁGICO Deixa de conceder Vampirismo Mágico

NOVO RAIO MÁGICO Passivo ÚNICO - Causar dano a um campeão inimigo com um ataque básico causa um choque e concede 75-150 (dos níveis 1 a 18) de Dano Mágico adicional. (40 segundos de Tempo de Recarga, dividido com outros itens Hextec.)

Antigamente, um item de nicho, feito principalmente por Akali, Vladimir e talvez Jax, caso quisesse completar sua Hextech Gunblade. O novo Revólver é mais versátil, concedendo dano on hit em troca do antigo vampirismo mágico, o que o torna muito mais barato. É ponto de partida para todos os novos itens Hextech, aumentando a versatilidade de se construir o revólver e depois decidir o que fazer com o item.

NOVO
GLP-800 Hextec
CUSTO TOTAL 3000 de ouro
ÁRVORE DE CONSTRUÇÃO Revólver Hextec + Catalisador das Eras + 850 de ouro
PODER DE HABILIDADE 80
VIDA 300
MANA 400

ETERNIDADE Passivo ÚNICO - 15% do dano recebido de campeões é ganho como Mana. Gastar Mana restaura como Vida 25% da Mana gasta, até o máximo de 25 de Vida por conjuração (feitiços de alternar curam por 25 por segundo).

RAIO CONGELANTE Ativo ÚNICO - Dispara um spray de raios gelados que explodem, causando de 100 a 200 de Dano Mágico (dos níveis 1 a 18). Os inimigos atingidos diminuem a velocidade em 65%, diminuindo ao longo de 0,5 segundos. (40 segundos de Tempo de Recarga, dividido com outros itens Hextec.)

MULTIPLICADOR DO RAIO CONGELANTE 0,35 de Poder de Habilidade

Apesar de um build path interessante, a GLP é talvez o menos promissor dos três itens Hextec. Vem sendo feita por Supports como Zyra, como uma camada extra de controle de grupo, utilizada para proteção. Provavelmente será bufada nos próximos patches, já que o item não se mostra muito convidativo.

NOVO
Protobelt-01 Hextec
CUSTO TOTAL 2500 de ouro
ÁRVORE DE CONSTRUÇÃO Revólver Hextec + Gema Ardente + 650 de ouro
PODER DE HABILIDADE 60
VIDA 300
REDUÇÃO DO TEMPO DE RECARGA 10%

RAIO DE FOFO Ativo ÚNICO - Avance rapidamente e libere novos raios de fogo que causam 75-150 de Dano Mágico (dos níveis 1 a 18). Os inimigos atingidos por vários raios de fogo recebem 20% de dano dos raios adicionais. (40 segundos de Tempo de Recarga, dividido com outros itens Hextec.)

MULTIPLICADOR DO RAIO DE FOGO0,35 de Poder de Habilidade

O mais promissor dos três itens tem usos variados. Inicialmente destinado a magos de controle, que talvez quisessem um pouco mais de mobilidade, o Protobelt é excelente em uma série de assassinos AP, como Diana, Fizz e Ekko. O dano considerável, somado a um baixo tempo de recarga, faz com que esse item seja o segundo ou terceiro escolhido por uma série de campeões no patch atual.

Pistola Laminar Hextec
CUSTO TOTAL 3400 (inalterado)
NOVORELÂMPAGO Ativo ÚNICO - Causa instantaneamente 250 de dano mágico e 40% de lentidão por 2 segundos ao campeão alvo. (40 segundos de Tempo de Recarga, dividido com outros itens Hextec.)
MULTIPLICADOR DO RELÂMPAGO 0,3 de Poder de Habilidade

O mais incerto dos Hextec, o Gunblade é essencialmente o mesmo item de antes, com uma ativa melhor, mais responsivo e forte. Ainda será usado pelos mesmos campeões de nicho que já o faziam (Jax, Akali, Kayle...)

UFA! Com isso acabamos as partes mais importantes das notas de atualização 6.9! Obrigado pela atenção e em muito breve a (já atrasada) análise do 6.10!

-

* Thiago "Djokovic" Maia é treinador de League of Legends do CNB e-Sports Club e reconhecido como um dos maiores especialistas do game no Brasil. Foi cyber-atleta de 2012 a 2015, tendo passado por equipes como AceZone, RMA, Team United e INTZ.
Twitter | Facebook | Youtube
  


Veja também:


Tags: colunista15, coluna do djokovic