Siga o MyCNB  
  • Menu
  • Colunas
  • Coluna do Djokovic #19: Análise das notas de atualização do patch 6.16

Coluna do Djokovic #19: Análise das notas de atualização do patch 6.16

O lançamento de Kled e algumas mudanças nos suportes são os temas das notas de atualização 6.16 do League of Legends, que, com certeza, terão grande impacto nos cenários competitivos ao redor do planeta.

Vamos à discussão!

Kled
Campeões com kits de múltiplas habilidades relacionadas a mudança de forma, como Elise, Nidalee e Lee Sin, geralmente são extremamente fortes no competitivo. Kled, que será lançado em breve, parece que não vai ser uma exceção. Especialmente no top, sua escolha parece extremamente forte contra quase tudo que o meta pode colocar como adversário. Além de mobilidade e defesa naturais de seu kit, Kled tem ultimate capaz de trazer enorme utilidade em um meta dominado pela velocidade de campeões como Sivir. Ele depende apenas da skill do jogador com suas mecânicas, capazes de lidar tanto contra tanques como contra carries. A cereja do bolo são as builds: Kled se da bem com itens meio termo entre tanque e carry, como o Cutelo Negro, tornando seu snowball fortíssimo. Em pouquíssimo tempo deve aparecer nos campeonatos pelo mundo todo.

Irelia
Passiva - Fervor Ioniano
NÃO CHEGUE TÃO PERTO Campeões a 1400 ⇒ 1000 do alcance de Irelia contam como próximos
REMOVIDO DAQUI VOCÊ NÃO SAI Deixa de conceder tenacidade com base apenas no número de inimigos próximos
NOVO PODE MANDAR VIR OS VALENTÕESAgora concede tenacidade com base na diferença entre o número de inimigos próximos e o número de campeões aliados próximos (Irelia conta como um aliado):
SOMOS MAIORIA 0% de tenacidade
NÚMEROS IGUAIS 10% de tenacidade
SOMOS MINORIA 25/30/35/40% de tenacidade (nos níveis 1/6/11/16)

R - Lâminas Transcendentais
CORREÇÃO DE DICA FLUTUANTE Corrigido um bug em uma dica flutuante que informava que as Lâminas Transcendentais escalavam com 0,6 de dano de ataque adicional, em vez de 0,7(o valor real permanece o mesmo)

Há dois meses, Irelia voltava a ser uma realidade no competitivo: a nova Força da Trindade encaixou como uma luva e fez a campeã voltar a aparecer como escolha preferencial. No entanto, após o nerf no tempo de recarga do ultimate, a campeã deixou de ser tão visada e caiu novamente no esquecimento. O nerf em sua passiva, nesta atualização, a distancia ainda mais das competições. Antigamente, Irelia recebia tenacidade seguindo a lógica: com um inimigo próximo, recebia 10%; com dois, 25% e com três, 40%. Para ativar sua passiva após a atualização, não contarão mais campeões próximos, mas sim campeões inimigos que estejam em maioria, além do alcance da passiva ter sido razoavelmente reduzido. A força em lutas de meio e final de jogo diminui bastante, o que provavelmente vai fazer com que Irelia não seja mais considerada entre os picks do meta.

Leona
Passiva - Luz do Sol
NOVO CLAREZA SOLAR Agora exibe o texto de dano para Leona quando seus aliados acionam Luz do Sol

Pequena mudança visual para deixar claro o dano da passiva. Leona apareceu discretamente após os buffs, mas está na sombra de escolhas melhores entre os tanques suportes, como Alistar, Tahm Kench e Taric.

Lulu
W - Caprichos
TEMPO DE RECARGA 18/16,5/15/13,5/12 segundos ⇒ 16/15/14/13/12 segundos
VELOCIDADE DE ATAQUE ADICIONAL 15/20/25/30/35% ⇒ 25/30/35/40/45%

Lulu costumava ser um ícone das solo lanes: usada tanto no mid como no top, Lulu tem laning phase forte somada à utilidade em todas as fases do jogo, o que a tornava um pick disputado pelos times profissionais. Após nerfs repetidos e buffs menores em suas capacidades como suporte (especialmente em sua utilidade), Lulu sumiu quase que completamente do competitivo. Na tentativa de incentivar seu uso novamente, a utilidade em todas as rotas foi ampliada com as melhorias no "W". O que provavelmente ainda não é o suficiente para competir com picks como Karma e Zilean, atuais magos de suporte da mid lane. Dificilmente reaparecerá com a mesma forma com apenas essa mudança.

Mordekaiser
R - Children of the Grave
PRIORIDADES O fantasma prioriza Campeões e torres em vez de tropas quando busca um alvo para atacar
NÃO PERCA O ALVO O fantasma continua sua ação anterior após o término dos efeitos de controle de grupo
NÃO PERCA O ALVO O fantasma persegue seu alvo até o último local conhecido caso perca a visão
VALENTIA, PRA MIM? É possível mandar o fantasma seguir Mordekaiser selecionando o próprio Mordekaiser com o R ou usando Alt+clique direito
MÃOS VAZIAS, OFICINA DO DIABO O fantasma procura alvos para atacar após 8 segundos de ociosidade, priorizando campeões e torres em vez de tropas.
VACILEI? O fantasma não cancela seus ataques básicos quando recebe um comando para atacar uma unidade que já estava atacando

Várias pequenas mudanças de qualidade de vida no ultimate de Morderkasier. Inori trouxe o campeão para a jungle na LCS North America, mas, tirando esse caso, o uso dele vem sendo pouquíssimo explorado desde o Mundial de 2015, quando era utilizado como AD Carry. Muitas mudanças reais têm que ser feitas para viabilizá-lo competitivamente de novo.

Nautilus
R - Carga de Profundidade
NOVO CUIDADO COM AS PROFUNDEZA SOs alvos atingidos pela Carga de Profundidade agora ficam atordoados por 1/1,5/2 segundos além de serem arremessados para cima
DURAÇÃO DO ARREMESSO 0,5 segundos ⇒ 1 segundo

Um buff que certamente vai colocar Nautilus novamente na pool de campeões dos jogadores de suporte e possivelmente até de top. A utilidade direta do ultimate aumenta bastante, não só em potência como em efetividade: alvos que ficarem no caminho da Carga de Profundidade receberão um longo atordoamento adicional, e o maior tempo de arremesso no ar fará com que um bom ultimate vire fights completamente a favor do time de Nautilus. Muitas vezes alvos que forem pegos no caminho vão poder se tornar novos focos do time do campeão, fazendo seu kit ainda mais perigoso (lembrando que Nautilus já era o campeão com mais controle de grupo de todo o jogo). Tudo indica sua volta, gradualmente, ao competitivo.

nautilus-league-of-legends-divulgacao
Com buffs, Nautilus tem tudo para voltar ao cenário competitivo (Foto: Divulgação)

Sona
E - Canção da Celeridade
VELOCIDADE DE MOVIMENTO PRÓPRIA 13/14/15/16/17% ⇒ 10/11/12/13/14%
MULTIPLICADOR DA VELOCIDADE DE MOVIMENTO DO ALIADO 0,8 de Poder de Habilidade ⇒ 0,6 de Poder de Habilidade

R - Crescendo
REDUÇÃO DO TEMPO DE RECARGA DA HABILIDADE BÁSICA 20/30/40% ⇒10/25/40%

Mudanças muito mais relacionadas a matchups favoráveis e filas ranqueadas, já que Sona vem aparecendo de maneira pequena no cenário competitivo. As modificações reduzem o efeito bola de neve que a campeã conseguia aplicar em algumas partidas, especificamente devido ao componente passivo do "R": a maioria dos suportes demora muito a atingir o level 16, o que faz qualquer mudança nessa habilidade nos primeiros dois níveis ser extremamente relevante. Ainda assim, continua com força considerável ao lado de AD Carries com forte presença, como Lucian e Sivir.

Viktor
R - Tempestade do Caos
VELOCIDADE DE MOVIMENTO MÁXIMA 450 ⇒ 400
VELOCIDADE DE MOVIMENTO MÍNIMA 170 ⇒ 200
VELOCIDADE COMEÇA A DIMINUIR A 350 de alcance ⇒ 300 de alcance
VELOCIDADE MÍNIMA ATINGIDA A 950 de alcance ⇒ 900 de alcance
REMOVIDO RETORNO A Tempestade do Caos deixa de se mover na velocidade máxima quando Viktor se coloca como alvo

Depois de dominar a mid lane no competitivo por quase duas temporadas ao lado de Azir, o Viktor teve ajustes finais que o tornaram ainda menos desejado do que após seus nerfs iniciais. A maioria das equipes já está se distanciando do campeão, escolhendo outros magos de controle, como Zilean, ou campeões mais agressivos, como Taliah e Le Blanc. Um ultimate mais lento é uma habilidade menos confiável e mais fraca, o que diminui a força de Viktor nas lutas em grupo de meio e final de jogo. O early game, que agora está mais fraco devido a mudanças recentes em seus itens e habilidades, é punitivo demais para uma recompensa menor, tornando sua viabilidade cada vez mais debatível. Ainda pode aparecer nas mãos de jogadores experientes e em composições na qual já existe controle de grupo e é necessário dano mágico puro. Mas sua força geral foi diminuída.

Um patch curto, mas não menos importante! Feedback, comentários e tudo que vocês acharam sobre a discussão logo abaixo. Até a próxima!

Extra: "Prometeia" no formato edição definitiva, da Panini, é uma leitura indispensável! A força literária e a natureza reflexiva do comic levam o leitor a realmente interagir, sentir e vibrar com as histórias da heroína.

-

* Thiago "Djokovic" Maia é treinador de League of Legends do CNB e-Sports Club e reconhecido como um dos maiores especialistas do game no Brasil. Foi cyber-atleta de 2012 a 2015, tendo passado por equipes como AceZone, RMA, Team United e INTZ.
Twitter | Facebook | Youtube


Veja também:


Tags: colunista15, coluna do djokovic