Siga o MyCNB  
  • Menu
  • Colunas
  • Coluna do Djokovic #21: Análise das notas de atualização do patch 6.18

Coluna do Djokovic #21: Análise das notas de atualização do patch 6.18

Com todos os participantes já definidos, o Campeonato Mundial de League of Legends 2016 promete ter diversidade de campeões. Mudanças recentes nos mais predominantes apontam fortemente para isso. Bora discutir as novidades do patch 6.18.

Yorick

Cada vez menos lanes são invertidas no competivivo: as mudanças recentes realmente tiveram seu efeito no campeonato. Isso deu forma ao meta da top lane, que, com certeza, vai receber de braços abertos o novo Yorick. O campeão tem em seu kit poder de push, esteróides, dano em porcentagem, controle de grupo (mais de uma forma), sustain e mecânicas no ultimate que podem ser abusadas em composições de split push. Pode ser a grande surpresa da competição, se estiver habilitado (o que provavelmente vai acontecer).

Ashe
W - Rajada
TEMPO DE RECARGA 12/10/8/6/4 segundos ⇒ 15/12,5/10/7,5/5 segundos

Típica mudança que parece não significar nada mas que vira de cabeça pra baixo o gameplay de um campeão. Ashe dependia do "W", skill que priorizava, para o kiting geral (a campeã tem pouquíssima mobilidade nata). Isso enfraquece bastante o early game, o que com certeza vai tornar a campeã menos prioritária nos drafts.

Aurelion Sol
Passiva - Centro do Universo
CORREÇÃO DE BUG Corrigido um bug em que as estrelas passivas, ao verem Aurelion Sol, podiam aparecer brevemente em sua última localização conhecida

Bug pequeno. Aurelion deve aparecer em composições para forçar o early/mid game, com grande pressão e mobilidade pelo mapa. Sofre para hard counters, como Kassadin e LeBlanc.

Ekko
Geral
DANO DE ATAQUE BASE 59 ⇒ 55

Desta vez não teve nem compensação. O "Ekko tank top" continua uma realidade competitiva e nos jogos casuais, com uma insuportável combinação de dano mágico, físico, mobilidade, resistência e early game impossivelmente forte. Nerf que abre ainda mais a já extensa janela de picks para a top lane no novo meta.

Gnar
W - Hiperativo
DANO BASE 15/25/35/45/55 ⇒ 10/20/30/40/50

E - Salto / Encontrão
TEMPO DE RECARGA 18/16,5/15/13,5/12 ⇒ 22/19,5/17/14,5/12

O ponto em comum de todos os campeões poderoso na top lane atualmente são: laning phase forte, mobilidade e boa teamfight. Todas características que Gnar tem em excesso! Para piorar, a build de rush de Malho Congelado acabava com qualquer campeão de mobilidade menor, tornando o campeão opressor. As mudanças devem torná-lo mais fraco, mas, ainda assim, Gnar deve aparecer bastante na competição definitiva deste ano.

Lissandra
Geral
ATRIBUTO DE CRESCIMENTO DE VIDA 84 ⇒ 75

Totalmente dominante entre os enablers da mid lane, combos de Lissandra + Gnar ou Gangplank estavam aparecendo bastante nos cenários competitivos pelo mundo. A capacidade de criação de plays diretas e principalmente de forçar a bot lane fez sua escolha se tornar obrigatória em muitos cenários. Apesar de counterada por alguns picks comuns na mid lane atual (como Malzahar e Cassiopeia), Lissandra deve continuar, mesmo nerfada, uma escolha interessante quando seu time busca engage e burst (e congelar o micaO).

Lulu
Q - Lança Purpurina
CORREÇÃO DE BUG A duração da lentidão agora dura 2 segundos em todos os níveis de habilidade, em vez de 1/1,25/1,5/1,75/2 segundos

Como já discutido, buff relevante para a Lulu suporte, que não deve aparecer competitivamente.

Lux
E - Singularidade Lucente
LENTIDÃO 20/24/28/32/36% ⇒ 25/30/35/40/45%

Assim como Ashe, Lux prioriza a skill que foi bufada, o que garante mais relevância nesse buff. Rapidamente, a campeã conseguirá chegar ao nível 5 de Singularidade Lucente, podendo reduzir a velocidade dos campeões afetados quase pela metade após as mudanças. Geralmente, o combo "Q"+"E"+"R" acontecia em horas oportunas, com uma mínima quantidade de vezes onde o "E" "setava" o "Q"+"R". Uma maior lentidão faz com que seja mais fácil preparar jogadas com a Singularidade, o que com certeza pode trazer Lux de volta a composições de peel, pickoff e poke.

Miss Fortune
Passiva - Batida do Amor
DANO A TORRES 50% ⇒ 100%
BATIDA INSTÁVEL DO AMOR Corrigido um bug em que o próximo ataque básico de Miss Fortune às vezes não ativava Batida do Amor depois de conjurar Dois por Um (especialmente em velocidades de ataque mais altas)

Existem três AD Carries que possivelmente serão as novidades do meta do Mundial: Jinx, Kog'Maw e Miss Fortune. Os três se beneficiam dos nerfs recentes em Ashe, Sivir e Jhin, além de se encaixarem bem com o restante dos picks que vêm aparecendo. Talvez a mais improvável, Miss Fortune é extremamente dependente de fights bem preparadas e organizadas, podendo aparecer em composições exóticas de combo.

Nocturne
E - Horror Indescritível
DURAÇÃO DO TEMOR 1/1,25/1,5/1,75/2 segundos ⇒ 1,25/1,5/1,75/2/2,25 segundos

Ainda é muito pouco. Nocturne prioriza secundariamente o Horror, o que não melhora seu early game, razão maior pelo qual não é jogado. Não deve aparecer neste mundial. Boa sorte no do ano que vem, Noc.

Rek'Sai
Geral
ARMADURA BASE 28,3 ⇒ 24
ATRIBUTO DE CRESCIMENTO DE ARMADURA 3,75 ⇒ 3,4

O nerf não vai adiantar muito. Rek'Sai continuará um pick forte do meta, escolha excelente e com sinergia com Shen, Sivir, Ashe, Tahm Kench, Karma.... A lista continua. Sua passiva também agrega valor, tornando as aventuras na jungle adversária muito mais seguras. A build com Hydra Titânica ajuda bastante a forçar o começo de jogo e está sendo abusada pelos junglers em geral.

Ryze
R - Portal de Reinos
CORREÇÃO DE BUG A dica flutuante e o indicador de Portal de Reinos foram atualizados para corresponder ao aumento do alcance da conjuração feito na última atualização (agora é 1750 no nível 1)

Apenas uma modificação de tooltip. Ryze pode aparecer na mid lane, mas não está sendo tão cogitado como no ano passado. Ele não é mais a metralhadora de spells de antigamente, mas sim um habilitador de jogadas em equipe.

Shen
Passiva - Barreira de Ki
ESCUDO BASE 52-120 (dos níveis 1 a 18) ⇒ 50-101 (dos níveis 1 a 18)

Q - Ataque Crepúsculo
DANO 3/3,5/4/4,5/5% da vida máxima do alvo ⇒ 2/2,5/3/3,5/4% da vida máxima do alvo
DANO AUMENTADO 5/5,5/6/6,5/7% da vida máxima do alvo ⇒4/4,5/5/5,5/6% da vida máxima do alvo

A mudança mais controversa do patch é totalmente direcionada ao competitivo. O kit de Shen era bom DEMAIS para quem já possui um ultimate global. Dano em porcentagem, esquiva em área (!!!), controles de grupo e um ultimate global... Peraí, Global? Comparando com o Twisted Fate, que também possui esse tipo de presença, Shen oferece demais em seu kit. Isso torna o jogo muito parado na bot lane especialmente, o que é desagradável para todos. Ainda assim deve aparecer em combos com Rek'Sai e Karma.

Taliyah
Q - Voleio Entrelaçado
REMOVIDO DANO ADICIONAL ÀS TROPAS 50% ⇒ Removido

E - Terra Desfiada
DANO 80/105/130/155/180 ⇒ 70/90/110/130/150

Pessoalmente, eu acho que Taliyah vai ser a surpresa não tão surpreendente do Mundial. Cada vez mais e mais jogadores estão começando a entender o potencial de jogadas da campeã, que consegue dominar o mapa inteiro com ultimate de longo alcance. Ela é boa contra a maioria dos campeões da mid lane atual e é excepcional contra os AD Carries imóveis, que estão voltando aos poucos. Não tem porque Taliyah não aparecer no Mundial.

Vladimir
Geral
VIDA BASE 550 ⇒ 525

Q - Transfusão
EFEITO DE CURA DO ÍMPETO VERMELHO 40-240 (dos níveis 1 a 18) ⇒ 30-200 (dos níveis 1 a 18)

E - Maré de Sangue
CONVERSÃO DE CUSTO DE VIDA EM DANO ADICIONAL 2,5% - 10% da vida máxima, com base na duração ⇒ 2,5% - 8% da vida máxima, com base na duração)
TEMPO DE RECARGA 9/8/7/6/5 segundos ⇒ 13/11/9/7/5 segundos

Deve ser a sétima ou oitava modificação em Vladimir, perdi a conta. O campeão parece impossível de balancear, devido a seu padrão fortíssimo de trocas e build path complicado, com possibilidade de rushar Semblante Espiritual para negar o mago adversário enquanto ganha poder de habilidade, vida, resistência mágica, redução de cooldown e aumento da cura recebida. Nas fights, Vlad é elusivo e comba com praticamente TUDO que está sendo jogado, morrendo lentamente e causando dano em todos os momentos da fight. O ultimate é a cereja do bolo, tornando impossível deletá-lo nas fights. Vlad, mesmo nerfadíssimo, parece que vai continuar aparecendo.

Yasuo
Geral
VELOCIDADE DE ATAQUE BASE 0,658 ⇒ 0,670
ATRIBUTO DE CRESCIMENTO DE VELOCIDADE DE ATAQUE 3,2% ⇒ 2,5%

R - Último Suspiro
RESPIRANDO FUNDO A penetração de armadura adicional agora se aplica somente aos acertos críticos de Yasuo
CORREÇÃO DE BUG Corrigido um bug que permitia que Yasuo ganhasse um ataque básico extra ao conjurar Último Suspiro

Mesmo problema de Ekko. Campeões que deveriam buildar dano, ao buildarem de maneira tanque e continuarem a causar dano são sempre um problema. As mudanças na velocidade de ataque de início de jogo devem reduzir a força na lane do Yasuo tanque, especialmente no top. A mudança no ultimate incentiva a compra de Crítico, sendo a correção do ataque extra no "R" um nerf direto. Não deve aparecer na mid lane e talvez apereça no top, especialmente em matchups contra Gnar.

É isso aí!

Estou muito ansioso pelo Mundial e pela discussão nos comentários.

Obrigado pela atenção e até a próxima!

Extra: "MAUS", lançado há alguns anos pela Quadrinhos e Cia, é imperdível! A releitura quadrinística da segunda guerra mundial na visão de um judeu que conta a seu filho o que aconteceu é tocante e de muita reflexão. O humor, a informação e a boa linguagem coroam o que pode ser considerado uma obra prima.

-

* Thiago "Djokovic" Maia é analista de League of Legends do CNB e-Sports Club e reconhecido como um dos maiores especialistas do game no Brasil. Foi cyber-atleta de 2012 a 2015, tendo passado por equipes como AceZone, RMA, Team United e INTZ.
Twitter | Facebook | Youtube
 


Veja também:


Tags: colunista15, coluna do djokovic