Siga o MyCNB  
  • Menu
  • Colunas
  • Coluna do DrPuppet #21: Análise dos grupos A e B do Mundial de LoL

Coluna do DrPuppet #21: Análise dos grupos A e B do Mundial de LoL

Depois de um International Wildcard Qualifier cheio de emoção e muito sucesso para o cenário latino, o Campeonato Mundial de League of Legends já está se aproximando. O evento começa no próximo dia 29.

O patch 6.18 saiu e os times estão indo para Coreia do Sul para bootcamps de preparação para o Mundial. Então, está na hora de analisar os participantes dos grupos, começando em ordem alfabética com os times das chaves A e B.

O Grupo A tem os seeds 1 da Coreia e da Europa, provavelmente dois dos times mais fortes que vão para o Mundial: ROX Tigers e G2 Esports. Completando a chave estão a equipe norte-americana Counter Logic Gaming (CLG) e a representante da Comunidade dos Estados Independentes, Albus NoX Luna.

Provavelmente, este é um dos grupos mais fáceis em vários sentidos. Primeiro, tem dois dos times preferidos a chegar às Quartas: G2 e ROX Tigers, que é a principal candidata ao título neste ano. Junto com uma CLG que teve diversos problemas no Summer Split e mais problemas ainda depois das mudanças dos patches a partir do 6.15. Terminando o grupo, a Albus Nox Luna pode trazer alguma surpresa, mas as chances de conseguirem tirar algum jogo de um dos adversários é pequena.

Em termos de performances, ROX e G2 dominaram as regiões jogando com um estilo relativamente similar, com pickoffs e split push. Apesar da mudança do meta, no patch 6.15, os times não mudaram tanto o estilo, só que tiveram focos claros de pressão.

Enquanto a ROX Tigers focava bastante em deixar o Smeb num estado confortável, a G2 Esports jogava completamente em volta da bot lane. Os dois times têm um ritmo bom com os Junglers. Trick e Peanut, dois dos melhores do mundo na posição, estão jogando atualmente num meta muito favorável para o estilo dos dois jogadores.

O Trick é constantemente um dos pontos fortes, mais ainda em botar a pressão importante no early game, que foi um ponto em que o Peanut teve problemas sérios no confronto contra a KT Rolster na final da LCK. Peanut foi outclassed em todos os sentidos naquela série, o que é um ponto preocupante para o favorito deste Mundial.

Apesar de ser em si um grupo relativamente mais “fácil” para a ROX Tigers, a CLG ainda tem um cara que pode tirar um jogo deles e esse é o Xmithie. O Xmithie é um Jungler que entende muito bem o pathing e a pressão no jogo early game e tem chance de surpreender, sendo melhor nessa parte do jogo do que o Peanut, da ROX Tigers.

Além disso, não vejo muitas chances de a CLG conseguir tirar um jogo da G2 Esports ou da ROX Tigers. Mesmo voltando à forma que o time estava no começo do ano no MSI, a CLG não tem um time que se destaca no meta atual, que tem um foco em laning phase e foco na botlane. Então é muito provável que os times que passarão serão ROX Tigers e G2 Esports

Indo para o Grupo B, as coisas estão muito menos previsíveis.

Com o seed 1 da LMS, Flash Wolves, o atual campeão mundial, SK Telecom T1, sendo completado pelos seeds 3 da LPL e LCS North America, I May e cloud9, respectivamente, o Grupo B é um grupo com pequenos potenciais de upset, mas com ótimas histórias para olhar.

Nós temos um Impact na cloud9, que carregou o time até o ponto de se classificar ao Mundial, e que está com muita vontade de provar ao ex-time dele, SKT, que está melhor do que estava em 2013. Temos uma Flash Wolves forte, que ainda não é considerada um perigo. E ao lado deles no grupo, o underdog chinês I May.

O fator mais importante deste grupo é o quanto forte vai ser a SKT. Mesmo tendo um Summer Split cheio de dificuldades, sabemos que em todos os Worlds dos quais participaram, os coreanos sempre estiveram um passo à frente em termos de entender o patch do torneio.

Provavelmente quem dominará o Grupo B será a Flash Wolves. Assim como a ROX Tigers e a G2 Esports, a Flash Wolves joga um jogo que roda ao redor de pickoffs e da bot lane deles, colocando pressão global no top. A bot lane consegue ter uma certa forma de engage junto com um mid laner que pusha a lane e consegue botar a pressão no mapa, com o roaming.

Não é só um estilo que está muito bom no meta atual, mas também a equipe tem um elenco forte individualmente em todas as lanes. Com certeza, um dos favoritos do grupo.

O top lane Impact, do cloud9, está jogando melhor do que nível comum dele. Ele estava tendo performances muito melhores do que a gente viu dele após a saída da SKT. Não só dominando praticamente todos os top laners adversários, mas também conseguindo liderar o time à vitória das finais regionais. Só que o resto do elenco não teve esse mesmo tipo de performance. Os demais estavam tendo bastantes problemas individuais, não conseguindo jogar no melhor nível deles.

Apesar de já ter mostrado durante o Summer Split que é capaz de se segurar contra os melhores do mundo, essa cloud9 não apareceu depois dos playoffs, deixando as chances de saírem da fase de grupos relativamente pequenas.

E como último time no grupo, temos o I May. O time que se classificou no começo deste ano para a LPL ainda jogando como o segundo time da Edward Gaming, Edward Esports. O time em si tem jogadores bons como o top laner Amazing J, que já jogou pela própria EDG, e o Mid laner Athena, que atuou pela ESC Ever em 2015.

Mesmo tendo alguns nomes potentes, a equipe não provou ser forte no macro play, mais vezes dependendo de drafts espertos, lutas como time e simplesmente segurando jogos até os 30 ou 40 minutos. O time parece bem caótico. Mesmo tendo elenco individual forte, parece ter dificuldades em se comunicar e jogar em equipe. Sendo assim, SKT e Flash Wolves são favoritos do Grupo B.

Os grupos C e D serão analisados na próxima coluna.

-

* Alexandre "DrPuppet" Weber é analista e auxiliar técnico. Ele é nascido no Brasil, mas mora na Alemanha desde os 9 anos. Treinou o Kaos Latin Gamers (KLG) e levou a equipe à decisão do International Wildcard na temporada passada. É colunista do MyCNB desde novembro de 2015. Escreve sobre League of Legends europeu e latino-americano nos dias 15 e 30 de todo mês.
Twitter | Facebook | Youtube


Veja também:


Tags: coluna do drpuppet, colunista15