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Coluna do Djokovic #22: Análise das notas de atualização do patch 6.19

Sabemos que o Campeonato Mundial de League of Legends 2016 será no 6.18, com Yorick desabilitado. Mesmo assim, entender quais campeões estão recebendo mudanças pode fazer ficar mais claro quem está forte e fraco nesse Mundial! Bora discutir!

Kog'Maw
Geral
VELOCIDADE DE ATAQUE BASE 0,625 ⇒ 0,665
ATRIBUTO DE CRESCIMENTO DE VELOCIDADE DE ATAQUE 3,5% ⇒ 2,65%

Q - Cusparada Cáustica
NOVO? VELOCIDADE DE ATAQUE ADICIONAL Agora concede 15/20/25/30/35% de velocidade de ataque

ATUALIZADO - Barragem Bio-Arcana
O W não mais dobra a velocidade de ataque de Kog'Maw ou o limite máximo da velocidade de ataque, mas causa mais vida máx. por acerto, tem um alcance maior no início e dura mais tempo.

REMOVIDO KOG’MAW ULTRA RÁPIDO Não mais dobra a velocidade de ataque de Kog’Maw, aumenta sua velocidade de ataque máx. para 5,0 ou diminui seus tempos de conjuração em 50%
REMOVIDO DANO MÁGICO ESTÁVEL Não concede mais 4/8/12/16/20 de dano mágico adicional por ataque básico
DANO DE VIDA MÁX. 2% da vida máxima do alvo ⇒ 2/3/4/5/6% da vida máxima do alvo
MULTIPLICADOR DA VELOCIDADE DE MOVIMENTO DA AURA 0,75% de vida máxima por 100 de Poder de Habilidade ⇒ 1% de vida máxima por 100 de Poder de Habilidade
ALCANCE ADICIONAL 90/120/150/180/210 ⇒ 130/150/170/190/210
TEMPO DE RECARGA 13/11,5/10/8,5/7 segundos ⇒ 17 segundos em todos os níveis de habilidade
NOVO? PARADIGMA DO TEMPO DE RECARGA O Tempo de Recarga da Barragem Bio-Arcana se inicia na conjuração, em vez de quando o efeito termina
DURAÇÃO 6 segundos em todos os níveis de habilidade ⇒ 8 segundos em todos os níveis de habilidade

Como havia mencionado na introdução, pouquíssimas vezes ocorreu algo parecido a esse rollback na história do League of Legends. O grande problema, competitivamente falando, do redesign de Kog’Maw foi sua itemização: os itens de efeito "on-hit" não só suprem Kog com velocidade de ataque, como são baratos, fazendo o carregador atingir uma efetividade extrema com 2/3 itens. Considerando que o scaling dele é monstruoso, isso tornava praticamente impossível vencer o campeão se ele estivesse empatado ou na frente dos adversários. Com os sempre citados nerfs nos ADCs de utilidade, Kog possivelmente teria ainda mais facilidade de sobreviver no meta do Mundial, sendo seu gameplay extremamente monótono e sem ação. A mudança chega atrasada: a versão metralhadora de Kog estará no Mundial e com certeza vai causar estrago nas partidas.

kogmaw-divulgacaoKog'Maw é uma das apostas para o Campeonato Mundial 2016 (Foto: Divulgação)

Anivia
E – Congelamento
DANO 55/85/115/145/175 ⇒ 50/75/100/125/150
DANO FRIO110/170/230/290/350 ⇒ 100/150/200/250/300

Anivia é uma campeã com pouquíssimos counters no mid e late game. Quando consegue fechar quatro ou mais itens, a campeã acumula poder suficiente para, com a mecânica de dano duplicado do "E", praticamente matar os carries adversários em um combo de outra habilidade + o Congelamento e a ativação do Decreto do Senhor do Trovão. As mudanças reduzem um pouco do poder dessa habilidade, mas estão longe de afastar uma das campeãs que, nas mãos certas e no patch anterior a esse nerf, pode impactar diretamente a competição.

Aurelion Sol
Passiva - Centro do Universo
DANO 20-97 (níveis 1-18) ⇒ 20-130 (níveis 1-18)

W - Expansão Celestial
DANO ADICIONAL 10/20/30/40/50 ⇒ 5/10/15/20/25
CUSTO 40 + 16/22/28/34/40 de Mana por segundo ⇒ 40 + 22/24/26/28/30 de Mana por segundo

E - Cometa Lendário
REMOVIDO VELOCIDADE DE FUGA Aurelion Sol agora pode conjurar Cometa Lendário a qualquer momento fora de combate (entra em Tempo de Recarga por 5 segundos quando recebe dano)
CONTINUE VOANDO O Cometa Lendário agora só pode ser cancelado quando outra habilidade for conjurada
DECOLAGEM Aurelion agora levanta voo imediatamente, mesmo quando fora do alcance da conjuração
CORREÇÃO AUTOMÁTICA Quando conjurada durante Cometa Lendário, a Oscilação Estelar agora viaja na mesma direção que Aurelion Sol se tiver sido conjurada um pouco fora de ângulo

A cada patch que passava, Aurelion subia mais e mais de efetividade e prioridade entre os jogadores profissionais. O meta atual tem pouquíssimos assassinos, seus principais counters. Os early e mid games do campeão são fortes suficientes para, somado com sua mobilidade, deixarem para trás muitos dos magos usados na atualidade. As mudanças na passiva e no "W" reduzem o burst imediato e principalmente essa força de meio de jogo, o que pode afetar drasticamente o campeão. Mesmo sem essa mudança de qualidade de vida no "E", a presença é garantida em composições que desejam jogar nas side lanes.

Cassiopeia
Passiva - Graça Serpentina
NOTA DE ATUALIZAÇÃO DESNECESSÁRIA Cassiopeia ainda não pode usar botas. Achamos que vocês gostariam de saber.

W – Miasma
ALCANCE DA CONJURAÇÃO 900 ⇒ 800

E - Presas Duplas
CURA DE ALVOS ENVENENADOS 5/10/15/20/25 ⇒ 5-22 (níveis 1-18)

Provavelmente a campeã mais problemática do competitivo atualmente. Cassiopeia é a campeã de kite definitivo: apesar de não usar botas, a dinâmica do "Q" + "E" com Cetro de Rylais torna praticamente impossível alcançar a campeã de maneira direta. Para piorar ainda mais a situação, os jogadores profissionais usam o feitiço de invocador Fantasma (Ghost), tornando ainda mais difícil se aproximar. Os recentes truques com ultimate + flash e o potencial incrível de Miasma em combos com lockdown tornam Cassio o "novo Vlad", uma mistura de campeão difícil de matar com boa utilidade e grande dano do início ao fim de jogo. As mudanças nas Presas Duplas tornam mais fácil matar a campeã assim que os inimigos chegam perto, mas nada foi feito em relação à mobilidade. Sem esse nerf, será um pick recorrente no Mundial.

Corki
Geral
ATRIBUTO DE CRESCIMENTO DO DANO DE ATAQUE 2,5 ⇒ 3,5
DANO DE ATAQUE NO NÍVEL 18 98,5 ⇒ 115,5

Ainda é muito pouco para esse campeão emblemático dos mundiais. Existe uma chance pequena de aparecer como Mid Laner, mas a existência de opções melhores como Varus, Jayce e Ezreal para o mesmo papel tornam essa possibilidade ainda menor.  

Dr. Mundo
E - Masoquismo
DANO MÍNIMO 20/40/60/80/100 ⇒ 30/50/70/90/110
DANO MÁXIMO 40/80/120/160/200 ⇒ 60/100/140/180/220
TEMPO DE RECARGA 7 segundos ⇒ 6 segundos

Mundo é um campeão regulado diretamente pela itemização e talentos para os tanques, que não estão sendo tão prestigiados como antigamente. Esse buff provavelmente não será o suficiente para reabilitar o doutor.

Kled
Passiva - Skaarl, a Lagarta Covarde
REMOVIDO REDUÇÃO DO DANO DESMONTADO O dano de ataque básico de Kled contra tropas e monstros não está mais reduzido em 20%

R - Avançaaaaaaar!!!
DURAÇÃO DO RASTRO DA VELOCIDADE DE MOVIMENTO 8 segundos ⇒ 6 segundos
ALCANCE 4500 em todos os níveis de habilidade ⇒ 3500/4000/4500

Alguns jogadores profissionais como ZionSpartan e Impact juram que Kled tem viabilidade competitiva. O campeão tem um mix estranho de utilidade e dano em único alvo, algo que pode, sim, funcionar no meta atual. Sua maior fraqueza, a forma desmontada, recebeu buffs diretos, que compensam e muito o nerf no "R". Pode ser um pick diferenciado para os times que entenderem como o campeão funciona, algo que historicamente sempre teve força nos mundiais (como o inesquecível Ryze mid revelado pela SKT).

kled-divulgacaoKled, o novo campeão, pode aparecer como uma surpresa no Mundial (Foto: Divulgação)

Leona
E - Lâmina Zênite
CORREÇÃO DE BUG Corrigido um bug que impedia Leona de usar o Flash durante o tempo de conjuração de Lâmina Zênite

No raríssimo caso em que os adversários usem flash ou outra habilidade de reposicionamento para fugir da Lâmina Zênite, mas ainda no alcance de um flash + R de Leona, a campeã agora poderá rapidamente utilizar esse flash e o ultimate para continuar a caçada a este inimigo. Como esse cenário é bem situacional, não deve mudar a situação de esquecimento competitivo que a campeã vive.

Singed
Q - Rastro de Veneno
CICLOS POR SEGUNDO 1 ⇒ 4
DANO POR SEGUNDO Inalterado

W - Mega Adesivo
SITUAÇÃO PEGAJOSA Corrigido um bug em que o Mega Adesivo durava 0,5 segundos a mais do que deveria

Há muito, muito tempo, Singed era uma realidade no competitivo. Shy, Dyrus, entre outros, adoravam seu estilo de jogo diferenciado e punitivo quanto ao chase. Nerfs repetidos, principalmente na passiva, e a introdução de itens e campeões capazes de prender e matar quase que instantaneamente Singed tornaram sua viabilidade bem menor. A mudança no "Q" é mais impactante do que parece: os oponentes receberão dano mais rápido e de maneira mais eficiente, além da aplicação de todos os efeitos relacionados a isso (como o DOT do Tormento de Liandry e, mais especialmente, a lentidão do Cetro de Rylai). Não deve aparecer nesta temporada, mas é uma mudança bem interessante para as filas ranqueadas e para o futuro.

Soraka
W - Infusão Astral
TEMPO DE RECARGA 4/3,5/3/2,5/2 segundos ⇒ 8/6,5/5/3,5/2 segundos

Dentre os champions com estilo de jogo chato de se assistir, Soraka é um dos mais proeminentes: a laning phase dela é extremamente opressora, resultando geralmente em pressão contínua e trocas extremamente favoráveis ou, na pior das hipóteses, uma lane neutra. Nas lutas em grupo, certas composições de proteção tornam praticamente impossível alcançar a campeã na backline, o que, aliado a sua build tanque, torna a experiência de lutar contra Soraka no mid/late game muito frustrante. Aumentar o tempo de recarga de sua principal habilidade no começo do jogo reduz sua presença e torna sua pressão menos extrema, possibilitando trocas menos desfavoráveis e, principalmente, focar o atirador de Soraka sem que ela o cure sem parar. Infelizmente, as mudanças não chegam a tempo e teremos a campeã como boa escolha na competição mais importante do ano.

Twitch
Q – Emboscada
VELOCIDADE DE ATAQUE 30/40/50/60/70% ⇒ 30/35/40/45/50%

Twitch é um dos ADCs mais cotados para aparecer no Mundial. Jogadores mais experientes como Imp e Deft já mostraram seu potencial durante a temporada regular e devem fazer isso novamente no Mundial. O meta favorece ADCs imóveis e os nerfs recentes em Sivir, Ashe e Jhin só tornam sua escolha ainda mais provável. Mesmo após o nerf, deve continuar viável e impactante.

Udyr
R - Postura da Fênix
DANO AO ACIONAR 25/60/95/130/165 ⇒ 40/80/120/160/200
DURAÇÃO DA QUEIMA 5 ciclos ao longo de 5 segundos ⇒ 4 ciclos ao longo de 4 segundos
DANO DA QUEIMA POR CICLO 10/20/30/40/50 (inalterado)
CLAREZA Os efeitos visuais de fogo de Postura da Fênix foram atualizados para caber melhor na área de efeito

Mudança que, apesar de ter impacto moderado, está longe de ser o necessário para que Udyr volte aos dias de glória. A maioria dos itens que ele costumava fazer, como Coração Congelado e Portal de ZZ’Rot, continua nerfada e frace no meta atual. Os ganks são pouco efetivos comparados ao de Elise e Rek’Sai. Dificilmente deve aparecer... Mas pode ser utilizado em composições com buffs de velocidade de movimento (combos com Orianna, Zilean, Shen, Sivir, Kled...)

É isso aí, pessoal!

Dúvidas, comentários e feedback em geral  podem ser deixados nos comentários.

Até a próxima!

EXTRA: "Supremos", lançado em encadernados separados pela Panini, mostra uma releitura dos tradicionais vingadores com altas doses de realismo. A ótica do dia a dia, das preocupações mundanas e de rotina e das relações entre os personagens, além de novas motivações e backgrounds tornam a leitura ainda mais divertida.

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* Thiago "Djokovic" Maia é analista de League of Legends do CNB e-Sports Club e reconhecido como um dos maiores especialistas do game no Brasil. Foi cyber-atleta de 2012 a 2015, tendo passado por equipes como AceZone, RMA, Team United e INTZ.
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