Siga o MyCNB  
  • Menu
  • Colunas
  • Coluna do Djokovic #23: Análise das notas de atualização do patch 6.20

Coluna do Djokovic #23: Análise das notas de atualização do patch 6.20

Uma nova atualização no League of Legends, a 20ª do ano, promove mudanças em campeões esquecidos. Será que é a vez de Cho'Gath, Nunu e Shyvana brilharem? Bora discutir!

Ivern
A mais nova árvore de Summoner's Rift deve ser habilitada em breve neste patch. Parece um padrão, mas a maioria dos campeões recentemente lançados tem bastante alinhamento com o cenário competitivo. Ivern funciona como um suporte da jungle, possuindo pouco dano comparado a outros campeões, mas extrema utilidade e capacidade única de fazer campos aliados e inimigos instantaneamente. Suas habilidades versáteis, com vários tipos de controle de grupo e danos mágico e físico, possibilitam ao Pai do Verde adaptar a build para o que o jogo mais precisar, sem impacto direto na efetividade. Tanto o "Q" quanto o "W" têm usos abusáveis competitivamente, levando tanto a boas lutas em grupo como a situações apertadas e com pouca visão.  

Ashe
Passiva - Tiro Congelado
BASE LENTA 5-25% (níveis 1-18) ⇒ 10-20% (níveis 1-18)
REDUÇÃO DE VELOCIDADE POR ACERTO CRÍTICO O dobro de redução de velocidade base ⇒ O triplo de redução de velocidade base
DECAIMENTO DA REDUÇÃO DE VELOCIDADE CRÍTICA Acerto crítico diminui o decaimento para o valor normal durante toda duração da redução de velocidade ⇒ a primeira metade da duração da redução de velocidade

Q - Concentração
NOVO ATRASO MÍNIMO DE ATAQUE Em vez de restaurar o ataque básico de Ashe, usar Concentração reduz o atraso do ataque básico em 40% do valor total (não há redução se o atraso já estiver abaixo de 40%).
POR EXEMPLO Se o atraso entre ataques básicos de Ashe for de 1 segundo, usar Concentração deixa o atraso em 0,40 segundos para o próximo ataque
DANO POR AGITAÇÃO 1.15/1.2/1.25/1.3/1.35 do dano total do ataque ⇒1.05/1.1/1.15/1.2/1.25 do dano total do ataque

Quando finalmente Ashe tinha passado por um remake e voltado à glória das primeiras temporadas, uma avalanche de nerfs a empurrou novamente para o limbo dos atiradores. Os buffs e nerfs tentam aumentar a utilidade de Ashe enquanto diminuem sua capacidade de causar dano, mas a retirada do reset de auto ataque do "Q" é uma mudança mais significativa do que parece. Dificilmente as modificações vão viabilizar a campeã novamente.

ashe-colunaNerfs tiram poder da Ashe, que deve perder espaço no competitivo (Foto: Divulgação)

Cho'Gath
W - Grito Selvagem
TEMPO DE RECARGA 13 segundos ⇒ 13/12/11/10/9 segundos
ALCANCE 585 ⇒ 650
DURAÇÃO DO SILÊNCIO 1.5/1.75/2/2.25/2.5 segundos ⇒1.5/1.625/1.75/1.875/2 segundos
VOCÊ FICOU SABENDO? Foi corrigido um bug em que as unidades eram atingidas caso fugissem da área depois da conjuração

A chamada "atualização" do Grito Selvagem afasta derradeiramente o Cho'Gath AP tanto da top lane lane quanto da mid lane. A play de "W"+Flash era conhecida por ser não só confiável, mas o início do combo de all in de Cho: "W"+ Flash>>"Q" no oponente silenciado e mordida do "R" para finalizar. Sem essa possibilidade, o campeão é incentivado a não só priorizar mais ainda a habilidade como também a lutar de maneira progressiva, mais lenta, ao invés de trabalhar com burst. Esse estilo, no entanto, está fora dos padrões do meta atual. Cho deve continuar afastado dos campeonatos.

Jinx
E - Mordidinha Flamejante!
BASE DE DANO 80/135/190/245/300 ⇒ 70/120/170/220/270
CUSTO 50 de mana em todos os níveis de habilidade ⇒ 70 mana em todos os níveis de habilidade
MORDAÇAS Os inimigos agora só sofrem dano por uma Mordidinha Flamejante por uso, mesmo que tenham sido acertados por várias explosões

Um pequeno nerf na eficiência das mordidinhas e em casos extremos em que o oponente não só era acertado por mais de uma, como também certas disposições das armadilhas em terreno tornavam a habilidade "bugada", enfileirando as armadilhas e multiplicando o dano causado. Jinx está voltando aos poucos e deve não só continuar a aparecer no Mundial, mas em todo o mundo. A campeã tem boa sinergia e é boa resposta contra a maioria das ameaças do meta atual.

Nunu
Geral
BASE DO DANO DE ATAQUE 56.86 ⇒ 59
ATRIBUTO DE AUMENTO DO DANO DE ATAQUE 3.45 ⇒ 4
EQUIPAMENTO DAS NEVES Os itens recomendados para Nunu foram atualizados

Passiva - Visionário
NOVO AGORA ESTOU SENTINDO Agora, Nunu começa o jogo com Visionário e renova o buff ao retornar ou reaparecer

 Q - Consumir
TEMPO DE RECARGA 13/12/11/10/9 segundos ⇒ 12/11/10/9/8 segundos
REMOVIDO CHATO PRA COMER Nunu não recebe mais benefícios exclusivos por usar Consumir em certos monstros neutros.
NOVO ALIMENTE O YETI Cada monstro grande consumido alimenta Willump, acumulando Bem Alimentado. Cada Bem Alimentado acumulado dá 10 de velocidade de movimento fora de combate para Nunu, 3% do máximo de vida e tamanho (acumula até 5 vezes). Os acúmulos são restaurados a cada uso de Consumir, diminuindo a cada 50/55/60/65/70 segundos.
FERA CONSUMIDORA Foi corrigido um erro que fazia o bônus de vida recebido de Consumir não acumular com Titã Ardente

R - Zero Absoluto
REDUÇÃO DE VELOCIDADE 50% ⇒ 50%, aumenta para 95% ao longo da duração da canalização
REMOVIDO TEMPO DE CONJURAÇÃO 0.25 segundos ⇒ Não há tempo de conjuração

Nunu e seu Yeti, pouco a pouco, vinham recuperando espaço na solo queue de diversas regiões nas últimas atualizações. Os buffs só vão ajudar o campeão a finalmente retornar ao meta. O ultimate está bem mais eficiente, a passiva, mais interessante e o "Q", infinitamente melhor. Antigamente, Nunu tinha que ser seletivo quanto aos campos aliados e inimigos que consumia: os buffs não se acumulavam e ficavam em posições que faziam ser difícil para o campeão conseguir acumular todos ao mesmo tempo. Após as mudanças, Nunu pode consumir monstros da selva em qualquer sequência e receber um mesmo buff acumulativ. O estilo de jogo dele encaixa perfeitamente no meta atual, lidando de maneira mais independente com o early game e escalando como um bom tanque para o late game. O "W" é um dos melhores buffs do jogo e possui grande sinergia com os ADCs jogados na atualidade (Jinx, Twitch, Sivir, Lucian, Ezreal...). Nunu deve voltar com força total!

nunu-league-colunaCom os buffs, Nunu tem grandes chances de voltar ao competitivo (Foto: Divulgação)

Taliyah
Geral
REGENERAÇÃO DE BASE DE VIDA 6 ⇒ 7
CRIAÇÃO DE ITENS Os itens recomendados para Taliyah foram atualizados

Q - Voleio Entrelaçado
TEMPO DE RECARGA 10/8.5/7/5.5/4 segundos ⇒ 8/7.5/6/4.5/3 segundos
DURAÇÃO DE TERRENO MANIPULADO 140 segundos ⇒ 120 segundos

Buffs diretos na melhor e mais útil habilidade da campeã reaproximam Taliyah do competitivo. Os nerfs nos outros mid laners, especialmente Aurelion Sol, que ocupa mais ou menos a mesma função de roaming e pressão de mapa que a campeã, também apontam para o retorno lento da tecelã. Infelizmente, seu kit não se encaixou tanto no meta atual, mas, ainda assim, deve voltar a aparecer.

Vladimir
Q - Transfusão
MULTIPLICADOR DE CURA 0.15 PODER DE HABILIDADE ⇒ 0.35 PODER DE HABILIDADE 
EFEITO DE CURA ÍMPETO VERMELHO 50% eficaz contra tropas ⇒ 35% eficaz contra tropas

E - Maré de Sangue
MULTIPLICADOR MÁXIMO 0,08 do máximo de vida + 0,7 poder de habilidade⇒ 0,06 do máximo de vida + 1,0 poder de habilidade (multiplicador mínimo e custo de carga iguais)
LARGURA DO PROJÉTIL 40 ⇒ 60
PROJÉTEIS GERADOS 20 ⇒ 15

Nerfs no Vladimir já deixaram de ser novidade. A laning phase dele novamente é afetada, com redução do sustain inato e da força de começo de jogo. Uma largura maior e um número menor de projéteis gerados faz Maré de Sangue muito mais fácil de ser bloqueada, o que reduz a capacidade do campeão de importunar os carregadores adversários. Ainda assim, Vlad é tão seguro que provavelmente continuará sendo cogitado e usado em campeonatos por todo o mundo.

Yorick
Geral
NENHUM MASCOTE ESQUECIDO Andarilhos da Névoa e a Donzela agora se teleportam com Yorick se o estiverem seguindo (não acontece se estiverem atacando uma rota)

Passiva - Pastor de Almas
ZUMBIS GELADOS O limite para invocação de tumbas é 4 em Howling Abyss

W - Procissão Sombria
UTILIZAÇÃO SOMBRIA Yorick agora conjura no máximo do seu alcance se Procissão Sombria for usada fora do seu limite de alcance

E - Névoa dos Lamentos
MORTOS NÃO PRECISAM DE OURO Agora só marca os Campeões e monstros

Apesar de não estar aparecendo tanto, Yorick é um campeão com uma taxa de vitórias bem alta quando sua mecânica é totalmente entendida. A taxa de vitória média dele flutua de 48% a 57%, quase que exclusivamente dependendo da experiência do jogador. As mudanças, principalmente no "E", tornam seu gameplay mais consistente e sua laning phase, mais fácil e organizada. No entanto, ainda não aparenta ter tanta viabilidade competitiva. Ah! Lembrem-se que Yorick está desabilitado no Mundial. Talvez apareça nas competições de fim de ano.

yorick-colunaYorick teve melhoras, mas não deve aparecer no competitivo (Foto: Divulgação)

Kog'Maw
W - Barragem Bio-Arcana
NOVO? CUSPIDA ENFEITADA Deixou a animação de ataque da Barragem Bio-Arcana legal
VÔMITO DE LEÃO As partículas de acerto do Kog'Maw Leão Chinês foram atualizadas para mais fogos de artifício
8 SEGUNDOS Os efeitos visuais da Barragem Bio-Arcana foram atualizados em todas as skins para bater com a duração

Apenas efeitos visuais. Kog caiu bastante em taxa de vitórias após a reversão de suas mudanças de começo de ano e está extremamente lento em comparação com o meta atual. O Mundial ainda conta com o Kog metralhadora, muito mais viável e perigoso. Nos servidores livres, o campeão precisa muito mais que ataques com visual legal para impactar de maneira significativa nas partidas.

Shyvana
ESTÉTICA A animação da Mordida Dupla foi acelerada

Mudança puramente estética. Shyvana está completamente fora do meta atual do top e da jungle e deve continuar assim até mudanças mais significativas aparecerem para a campeã. Competitivamente, está em um de seus piores momentos até hoje.

É isso aí, pessoal! Dúvidas, críticas e feedback em geral podem ser deixados nos comentários (tento ler todos). Até a próxima!

EXTRA: Pra quem tem a sorte de possuir um 3DS, um novo jogo da franquia Phoenix Writght acaba de ser lançado. Spirit of Justice é extremamente divertido e moderadamente desafiador. Vale a pena! 

-

* Thiago "Djokovic" Maia é analista de League of Legends do CNB e-Sports Club e reconhecido como um dos maiores especialistas do game no Brasil. Foi cyber-atleta de 2012 a 2015, tendo passado por equipes como AceZone, RMA, Team United e INTZ.
Twitter | Facebook | Youtube


Veja também:


Tags: colunista15, coluna do djokovic