Siga o MyCNB  
  • Menu
  • Colunas
  • Coluna do Djokovic #24: Análise das notas de atualização do patch 6.21

Coluna do Djokovic #24: Análise das notas de atualização do patch 6.21

Grandes mudanças em campeões que apareceram no Campeonato Mundial de League of Legends e pequenas modificações em alguns mais sumidos são o tema da mais recente atualização. Bora discutir!

Nidalee
Puma Q - Bote
TEMPO DE RECARGA 5 segundos em todos os níveis de habilidade ⇒ 6 segundos em todos os níveis de habilidade

Puma W - Investida
TEMPO DE RECARGA 5 segundos em todos os níveis de habilidade ⇒ 6 segundos em todos os níveis de habilidade

Puma E - Patada
TEMPO DE RECARGA 5 segundos em todos os níveis de habilidade ⇒ 6 segundos em todos os níveis de habilidade

Humana E - Ímpeto Selvagem
CURA 45/85/125/165/205 ⇒ 25-50/45-90/65-130/85-170/105-210 (com base na vida perdida)
MULTIPLICADOR 0,5 de Poder de Habilidade ⇒ 0,275 - 0,55 de Poder de Habilidade (com base nada vida perdida)

É o nerf decisivo na campeã mais opressiva da selva atualmente (e possivelmente mais forte do jogo no momento). Nidalee é a campeã mais banida no Mundial até agora, com 55 banimentos em 64 jogos realizados. Nos nove jogos em que não foi banida, apareceu na mão de um dos dois times e, na maioria das vezes, causou estrago. Os nerfs de um segundo em cada uma das habilidades da forma de puma são extremamente relevantes, reduzindo drasticamente a velocidade de clear geral da campeã, afetando mobilidade e resets da investida e o dano em fights de começo de jogo/prolongadas. Como se não bastasse, a cura dela se tornou uma habilidade infinitamente mais fraca, especialmente quando usada para curar alvos no início do jogo e com mais da metade da vida. Isso reduz a utilidade geral de Nidalee e a coloca mais em linha com o restante das escolhas da jungle. Utilizada de maneira agressiva, deve continuar a aparecer, mas nem perto do que acontece neste Campeonato Mundial.

Ashe
Q - Concentração
CORREÇÃO Corrigido um erro em que pressionar Q rapidamente quando o Foco instantâneo se acumulava por 4 vezes fazia com que o consumo de mana de Concentração fosse aplicado diversas vezes

Correção de um bug conhecido. Ashe vem sendo menos escolhida desde os relativamente recentes nerfs em seu dano e utilidade e deve continuar como um pick mediano até buffs chegarem ou o meta dos ADCs mudar.

Graves
E - Saque Rápido
LIMITE DA BRAVURA INDÔMITA 4 acúmulos⇒ 8 acúmulos
OLHA SÓ ESSA FERA INDOMÁVEL Agora recebe 2 acúmulos de Bravura Indômita quando avança em direção ao campeão inimigo
RESISTÊNCIAS POR ACÚMULO 10/15/20/25/30 de Armadura e Resistência Mágica ⇒ 5/7,5/10/12,5/15 de Armadura e Resistência Mágica(resistências máximas inalteradas)

Apesar de ter aparecido em apenas sete partidas no Mundial, Graves estava dominando as filas ranqueadas. Build barata, alcance nos ataques, mobilidade, agressividade e características inatas de tanque no "E" tornavam o campeão difícil de se enfrentado quando pegava qualquer tipo de vantagem. As mundaças tornam essa resistências mais demoradas de maximizar, tornando a luta rápida e explosiva menos eficiente para o campeão. Resumindo, Graves continuará exercendo o papel dele praticamente de forma idêntica em fights longas, perdendo um pouco da capacidade de resistir a dano nas lutas mais curtas.

Ivern
Geral
ATRIBUTO DE CRESCIMENTO DE VIDA 74 ⇒ 90
RESISTÊNCIA MÁGICA BASE 30 ⇒ 32
VELOCIDADE DE ATAQUE BASE 0,625 ⇒ 0,644
ATRIBUTO DE AUMENTO DE VELOCIDADE DE ATAQUE 2,8 ⇒ 3,4

Essas são mudanças já estabelecidas. Ivern tem um enorme potencial competitivo e deve estrear nas competições muito em breve, como caçador de característica de suporte para composições de proteção.

Kog'Maw
R - Artilharia Viva
CUSTO 50 de mana + 50 por conjuração (máx. 500 de mana) ⇒ 40 de mana + 40 por conjuração (máx. 400 de mana)
DURAÇÃO DA DESCARGA DA MANA 10 segundos ⇒ 8 segundos
DANO BASE 70/110/150 ⇒ 100/140/180
LIMITE DE EXECUÇÃO 1 Causa 200% de dano em alvos com 25% a 50% de vida ⇒ Causa até 150% de dano em alvos perto dos 40% de vida
LIMITE DE EXECUÇÃO 2 Causa 300% de dano em alvos com menos de 25% de vida ⇒ Causa 200% de dano em alvos com menos de 40% de vida

Agora, Kog'Maw está mais próximo de sua forma antiga do que nunca. As mudanças na Artilharia Viva favorecem a build com Força da Trindade para o Kog ADC e habilitam novamente a build AP, muito popular na mid lane. A força do campeão caiu drasticamente desde as reversões que sofreu, mas deve voltar em parte após esses buffs. Mesmo assim, Kog está fora deste meta e não deve aparecer tão cedo.

Lee Sin
POR CIMA Ataque Ressonante e Proteger uma vez mais Lee Sin cai em cima do seu alvo diretamente

Apenas uma reversão de bug. Lee Sin é a surpresa da selva no Mundial e deve continuar forte por um bom tempo. A taxa de aparecimento em campeonatos dele só tende a aumentar, já que mais e mais caçadores estão treinando e refinando (novamente) suas mecãnicas com Lee Sin.

Master Yi
Passiva - Ataque Duplo
ERRO CRÍTICO Corrigimos um bug em que Master Yi não conseguia realizar acertos críticos em monstros depois de usar Ataque Duplo com determinadas velocidades de ataque

Q - Ataque Alpha
EU ESTAVA EM ALFA Ao morrer durante o Ataque Alpha, a animação de morte será exibida corretamente, colocando-o no local indicado pelo Ataque Alpha
NOVO INALVEJABILIDADE MÍNIMA 0 ,25 segundos(lembrete: inalvejável não significa invulnerável!)
ATAQUE BETA Corrigimos um bug que fazia com que, às vezes, o Ataque Alpha não fosse conjurado, entrasse em tempo de recarga e não pudesse ser restaurado com ataques básicos
NOVO AGORA EU TÔ VENDO O Ataque Alpha agora também dá visão onde o Master Yi vai atacar em seu próximo salto.
SEM NOÇÃO! Ataque Alpha não se posiciona no topo do Barão se o Barão for o principal alvo
RELAXA QUE EU RESOLVO Após um Ataque Alpha mal sucedido, Meditar não fica mais temporariamente bloqueada
JURO QUE EU ACERTEI Master Yi agora fica elegível a assistências assim que o Ataque Alpha visualmente alveja o inimigo (mesmo que o dano somente seja visto após o fim da animação)

E - Estilo Wuju
ARRUMA ISSO AÍ Corrigido um bug que fazia com que o bônus de dano da passiva do Estilo Wuju não estava contando os 25% de bônus de dano de ataque em seu efeito ativo se o Estilo Wuju não fosse usado imediatamente quando o tempo de recarga acabasse

Várias mudanças de qualidade de vida para Yi, tornando suas habilidades menos imprevisíveis e mais fáceis de combar. Infelizmente para o campeão, caçadores que utilizam o encantamento do Devorador estão muito fracos no meta atual, além de seu early game ruim ter grande dificuldade contra campeões que vêm aparecendo, como Lee Sin, Olaf e Elise. Saindo do cenário competitivo, são mudanças bem vindas para quem utiliza Yi nas filas ranqueadas, o que provavelmente aumentará as taxas de vitória dele.

Nasus
Q - Ataque Sifão
A BENGALA O alcance adicional agora acumula com o aumento do alcance do ataque de R - Fúria das Areias. (O alcance agora é de 175 ⇒ 200.)

R - Fúria das Areias
REMOVIDO ESPADA DE AREIA Não mais converte o dano causado por Fúria das Areias em dano de ataque
NOVO ESCUDO DE AREIA Agora concede 15/35/55 de armadura e resistência Mágica quando ativada, obtendo 1/2/3 de armadura e resistência Mágica adicionais a cada segundo (total of 30/65/100 resistances at 15 seconds)

O tipo de buff que parece sem impacto mas que pode mudar radicalmente a história competitiva de um campeão. É cedo para dizer se Nasus vai começar a aparecer nas partidas de campeonato, mas tudo indica que, pelo menos para as filas ranqueadas, deve voltar a ser cogitado. O late game dele, muito amplificado pelos acúmulos do "Q", está ainda mais mortífero com esse buff em suas defesas durante o ultimate.

Nocturne
W - Proteção das Trevas
CLAREZA DA SOMBRA Nocturne do Vazio e Nocturne Congelado agora usam a partícula da skin base para os escudos de feitiço

Apenas uma modificação visual. Acaba sendo um pequeno nerf, já que os adversários poderão perceber a presença do escudo de feitiço com mais exatidão, evitando gastar suas habilidades mais importantes nessa proteção. Nocturne continuará sumido competitivamente.

Nunu
Q - Consumir
VIDA ADICIONAL POR ACÚMULO 3% ⇒ 2%

A própria definição de um overbuff. Nunu passou de sumido a um pick fortíssimo após as últimas mudanças, especialmente aquelas relativas aos buffs concedidos ao campeão após utilizar seu consumir em monstros da selva. Eles possibilitavam Nunu a alcançar 5 a 6 mil pontos de vida no mid game (ao redor dos levels 11 ao 15), tornando-o extremamente difícil de matar e lidar. Para manter a viabilidade de sua escolha sem deixá-lo fora da curva, o nerf foi pequeno. Nunu deve aparecer nos próximos campeonatos ao lado de ADCs imóveis e suportes carries, como Brand e Zyra.

Zac
Geral
MAIS IMPORTANTE DO QUE VOCÊ PENSA Itens recomendados atualizados

E - Estilingue Elástico
CLAREZA Os indicadores de avisos e as partículas de sombras agora aparecem 0,75 segundos antes de Zac pousar. Se a duração da viagem dele for menor que isso, eles aparecerão imediatamente.
TAMBÉM CLAREZA O alcance da conjuração foi atualizado para ficar mais preciso para Zac

Zac finalmente voltou, desta vez não só nas mãos de poucos indivíduos mas como um pick altamente viável, inclusive nas filas ranqueadas. As altas taxas de vitória e a pouca representação de caçadores tanques/iniciadores ("Síndrome do Gragas nerfado") somadas a uma build que consegue chegar a 40% de redução de tempo fizeram o campeão decidir jogos na fase eliminatória do Mundial. Tornar suas habilidades mais previsíveis faz com que as janelas de counterplay sejam ligeiramente maiores, possibilitando reações (geralmente um flash para trás) dos alvos do Estilingue Elástico. Se Zac acerta o "E" em um alvo imóvel, provavelmente conseguirá o abate, tornando essa reação algo importante. Deve continuar a aparecer nos campeonatos.

Yorick
R - Louvor das Ilhas
FACILMENTE ENGANADO Se Yorick invocar a Donzela dentro de uma rota, ela começará a avançar nessa rota

Yorick está desabilitado para o Mundial, mas promete competitivamente: split pushers em geral têm espaço cativo nas mãos dos jogadores profissionais. Há alguns patches, o campeão está recebendo buffs e modificações na mecânica do ultimate, que está cada vez mais confiável. Contra campeões de corpo a corpo com pouco clearwave, suas invocações tornam a vida do inimigo extremamente difícil (embora alguns picks como Irelia e Nasus possam abusar delas) e pressionar as torrers consequentemente. O melhor momento dele está no mid-game, contando com um misto eficiente de danos físico e mágico, em porcentagem e sustain, embora tenha certa dificuldade em lutas contra adversários com muita mobilidade. Fortes chances de aparecer nas competições de fim de ano como uma novidade.

Ziggs
E - Campo Minado de Hexplosivos
TIMER DETONADOR Verifica a cada 0,25 segundo ⇒ verifica a cada 0,1 segundo

Patch após patch Ziggs recebe mudanças mínimas. O campeão, que era uma das esperanças da mid lane após ter alterações nas habilidades, praticamente não apareceu na temporada. O buff é mínimo e praticamente não terá impacto em seu gameplay e viabilidade competitiva.

É isso aí, pessoal! Dúvidas, comentários e sugestões deixem logo abaixo! Até a próxima!

Extra: "Patrulha do Destino: supermusculatura", da editoria Panini, mistura uma densidade psicológica incrível com muita criatividade e leves doses de humor. É uma leitura muito interessante para quem não conhece (ainda) os títulos mais obscuros do selo Vertigo.

-

* Thiago "Djokovic" Maia é analista de League of Legends do CNB e-Sports Club e reconhecido como um dos maiores especialistas do game no Brasil. Foi cyber-atleta de 2012 a 2015, tendo passado por equipes como AceZone, RMA, Team United e INTZ.
Twitter | Facebook | Youtube


Veja também:


Tags: colunista15, coluna do djokovic