Siga o MyCNB  
  • Menu
  • Notícias
  • Veja cinco curiosidades da Fase Eliminatória do Mundial de LoL

Veja cinco curiosidades da Fase Eliminatória do Mundial de LoL

A Fase Eliminatória do Campeonato Mundial de League of Legends de 2015 começa nesta quinta-feira (15), com oito equipes ainda na disputa pelo título e pelo prêmio máximo de US$ 1 milhão. E a etapa decisiva da maior e mais importante competição da modalidade tem suas curiosidades. O MyCNB listou cinco delas:

1 - Equipes europeias estão invictas contra chinesas nas Quartas de Final

Depois de dois anos sem confrontos entre equipes de Europa e China, fnatic e Edward Gaming (EDG) irão se enfrentar nas Quartas de Final de 2015. Os europeus levam vantagem sobre os chineses nessa fase da competição: duas vitórias em duas partidas.

O primeiro duelo entre europeus e chineses nas Quartas do World Championship ocorreu em 2012. Moscow Five, da Rússia, e Invictus Gaming, da China, abriram o mata-mata da competição, com vitória para a equipe russa por 2 a 0. No mesmo torneio, houve ainda o embate entre Team World Elite, da China, e Counter Logic Gaming (CLG), da Europa, vencido pelo extinto CLG.EU por 2 a 1.

fnatic-grupos-comemoracao-vitoria-mundial-2015-riot-games
Nas Quartas de Final, fnatic (foto) enfrentará chineses do Edward Gaming (Foto: Riot Games)

Desta vez, o embate fica por conta de fnatic e EDG. O campeão da LCS Europe Summer 2015 terminou a Fase de Grupos na 1ª colocação do Grupo B. Já o time do Mid Laner Kang "PawN" Yang-hyun ficou em 2º lugar do Grupo C. Ambos venceram quatro dos seis jogos que disputaram.

No Mundial 2013 também houve embate entre Europa e China na Fase Eliminatória, mas nas Semifinais. O confronto foi entre fnatic e Royal Club vencido pelos chineses por 3 a 1. Já na edição de 2014, equipes das duas regiões não se encontraram no mata-mata, pois todos os europeus foram eliminados na Fase de Grupos.

Clique aqui para a ver a cobertura completa do Campeonato Mundial de League of Legends 2015 

2 - Três regiões campeãs mundiais emplacam representantes na Fase Eliminatória

O Campeonato Mundial de League of Legends já foi conquistado por equipes de três regiões: Europa, Sudeste asiático e Coreia do Sul. Nesta temporada, pela primeira vez na história, as três terão pelo menos um de seus representantes na Fase Eliminatória. Destaque para a Coreia do Sul, atual "bicampeã" da competição, que contará com três times disputando as Quartas de Final.

Classificados por região:

Coreia do Sul
SK Telecom T1 - 1º lugar no Grupo C
KT Rolster - 1º lugar no Grupo D
KOO Tigers - 2º lugar no Grupo A

Europa
fnatic - 1º lugar no Grupo B
Origen - 2º lugar no Grupo D

Sudeste asiático
Flash Wolves - 1º lugar no Grupo A
ahq e-Sports Club - 2º lugar no Grupo B

kt-rolster-agradece-grupos-mundial-2015-riot-games
KT Rolster é um dos três times coreanos classificados para as Eliminatórias (Foto: Riot Games)

A Europa foi o primeiro continente a ter uma equipe como campeã mundial da modalidade. O fnatic, em 2011, conquistou o World Championship após bater o against All authority (aAa), da França, por 2 a 1 na Grande Final. Hoje atuando como Support do fnatic, o francês Bora "YellOwStaR" Kim disputou aquela decisão como AD Carry do aAa.

Em 2012, o título ficou com um time do Sudeste asiático. O Taipei Assasins, de Taiwan, venceu o Mundial daquele ano após bater o Azubu Frost, da Coreia, por 3 a 1 na Grande Final.

Equipes da Coreia do Sul conquistaram as duas últimas edições. Em 2013, o SK Telecom T1 levantou o caneco após derrotar o Royal Club, da China, por 3 a 0. O Samsung White foi o campeão da competição em 2014 com vitória sobre o Star Horn Royal Club por 3 a 1 na decisão.

3 - Equipes da mesma região se enfrentam nas Quartas de Final pela terceira edição seguida

Todos os confrontos de um Campeonato Mundial são interessantes de se assistir, porém há aqueles que chamam ainda mais atenção por se tratarem de embates entre times da mesma região. Pela terceira edição consecutiva, duas equipes de um mesmo país ou continente se enfrentarão nas Quartas de Final.

Neste ano, o duelo será entre KOO Tigers e KT Rolster, ambos da Coreia do Sul. Não será a primeira vez que os dois times se encontrarão em mata-mata. Em agosto, o KT se classificou para a Grande Final da LCK Summer 2015 após derrotar o KOO na Semifinal, por 3 a 2, de virada.

O primeiro duelo entre dois times do mesmo país ou região nas Quartas de Final ocorreu em 2013. Na ocasião, o Royal Club bateu o Team OMG por 2 a 0. Em 2014, novamente dois times chineses se enfrentaram nas Quartas de Final. O Star Horn Royal Club venceu o Edward Gaming por 3 a 2 em uma emocionante série md5.

koo-tigers-grupos-mundial-2015-riot-games
KOO Tigers (foto) enfrentará compatriotas do KT nas Quartas de Final (Foto: Riot Games)

4 - O fnatic é o time que mais se classificou para a Fase Eliminatória de Mundiais

Se por um lado do Team SoloMid (TSM), da América do Norte, é o único time participar de todas as edições do Campeonato Mundial de League of Legends, o fnatic, da Europa, é o que mais vezes conseguiu se classificar para a Fase Eliminatória.

Tendo disputado o World Championship em 2011, 2013, 2014 e 2015, o fnatic passou para as Quartas de Final nas edições de 2011, 2013 e 2015.

No ano em que conquistou seu título mundial, em 2011, o time europeu se classificou para o mata-mata apenas como o 3º colocado do Grupo A, com uma vitória em três jogos. O título veio após uma ótima campanha de recuperação, que começou com a vitória sobre o Counter Logic Gaming na Repescagem por 2 a 1 e terminou com o triunfo sobre o against All authority na Grande Final pelo mesmo placar.

Em 2013, o fnatic dominou o Grupo B. Com sete vitórias em oito jogos, tendo perdido apenas para o Team Vulcun, da América do Norte, a equipe passou como 1º lugar na chave. O time terminou a competição dividindo a 3ª/4ª colocação com o NaJin Black Sword, da Coreia do Sul, após perder para o Royal Club por 3 a 1 na Semifinal.

Na temporada passada, o fnatic não fez boa campanha no World Championship. A equipe acabou eliminada na Fase de Grupos ao ficar em 3º lugar do Grupo C, junto com o LMQ, da América do Norte, com duas vitórias e quatro derrotas.

O fnatic se classificou para a Fase Eliminatória do Campeonato Mundial de 2015 com a melhor campanha do Grupo B. Apesar de ter terminado a Fase de Grupos com mais vitórias do que derrotas, o time sofreu um susto no 1º turno ao perder dois dos três jogos que fez. Porém, no returno, a equipe foi soberana e consolidou-se como a 1ª colocada da chave ao vencer todas as partidas.

5 - Dos classificados que jogaram o Mundial mais de uma vez, SKT1 é o único que se classificou sempre como 1º colocado

Edward Gaming, da China, fnatic, da Europa, e SK Telecom T1, da Coreia, são as únicas entre as oito equipes classificadas para a Fase Eliminatória do Campeonato Mundial de 2015 que disputaram o mata-mata em edições passadas.

Entre os três times, o fnatic é o que mais vezes chegou a 2ª Fase do World Championship com três classificações: em 2011, 2013 e 2015. SK T1 e EDG se classificaram duas vezes cada: os sul-coreanos em 2013 e 2015 e os chineses em 2014 e 2015.

Porém, do trio, apenas o time sul-coreano conseguiu chegar ao mata-mata nas duas vezes que disputou a competição com a melhor campanha da Fase de Grupos. Ao todo, o SK T1 disputou 14 jogos nas fases de classificação e perdeu apenas um.

sk-telecom-t1-grupos-mundial-2015-riot-games
SKT1 perdeu apenas uma das 14 partidas que disputou em Mundiais (Foto: Riot Games)

No ano em que conquistou o World Championship, em 2013, o SK Telecom T1 terminou a 1ª Fase no topo do Grupo A, com sete vitórias em oitos jogos. A única derrota sofrida foi para o Team OMG, da China. Na Fase Eliminatória, a equipe bateu o Gamania Bears, do Sudeste asiático, o NaJin Black Sword e o Royal Club, nesta ordem.

Já no Campeonato Mundial de 2015, o SKT1 se classificou para o mata-mata de forma invicta, vencendo todos os seis jogos que teve no Grupo C. O time foi o único entre os classificados a realizar tal façanha neste ano. Os compatriotas KT Rolster bem que chegaram perto, mas acabaram perdendo um dos confrontos que teve contra o Origen.



Veja também:


Tags: League of legends, lolwc2015, fase eliminatória, quartas de final