Siga o MyCNB  


  • Menu
  • Notícias
  • Baiano revela tumor e não crava retorno para o 1º Split do CBLoL 2016

Baiano revela tumor e não crava retorno para o 1º Split do CBLoL 2016

O Support Gustavo "Baiano" Gomes foi forçado a se afastar do time de League of Legends do Keyd Stars após uma cirurgia de emergência e poderá ficar fora do restante do 1º Split do Campeonato Brasileiro (CBLoL) 2016.

Peça chave na equipe, Baiano precisou fazer uma operação, no ínicio de fevereiro, para desobstrução intestinal, que revelou ao MyCNB ter sido causada por um tumor. Para o lugar dele, o Keyd escalou o reserva Jorge "Verfix" Silveira, que estreou na 4ª Rodada, no último fim de semana, com derrota por 2 a 0 para o INTZ.

Recuperando-se em Recife (PE), cidade onde mora, Baiano conversou com o MyCNB nesta quarta-feira (17) e contou os detalhes da recuperação. Apesar de estar se esforçando muito, o Support ainda não tem certeza se voltará no 1º Split.

"É difícil dizer, preciso ver minha evolução a cada dia, mas estou confiante, sim, para voltar ainda nesse Split e o mais rápido possível, ainda quero ser campeão", disse.

baiano-keyd-1split2016-s2-riotgames1Baiano poderá ficar fora do restante do 1º Split do CBLoL 2016 (Foto: Riot Games)

Leia a entrevista completa:

Primeiro, gostaria de saber como estava antes da cirurgia. As dores eram muito fortes?
Então, eu sentia muitas dores, e os sintomas ficaram escondidos, porque os médicos achavam que era da gastrite erosiva nervosa que eu desenvolvi (que também estou tratando agora). Após uma semana de muita dor, começou aparecer vômito. Eu não conseguia comer mais nada, até água, eu vomitava tudo, passei uns oito dias a base de medicamentos e soro no hospital quase todos os dias, até que, em mais um dia, o médico disse que não estava mais normal e pediu vários outros exames, ultrassom e tomografia, e simplesmente me deu a notícia: "Você tem um tumor no intestino, vamos te encaminhar para internação. Você vai ter que passar por uma cirurgia de emergência". Basicamente meu intestino estava obstruído com um tumor, por isso nada passava e eu vomitava tudo.

A cirurgia foi demorada?
Não muito, cerca de três horas. O pós-operatório que foi mais difícil, estava sentindo muita dor, passei muitas horas recebendo medicação e demorou bastante para voltar para o quarto.

E como vai ser a recuperação? Quais os cuidados que você deve ter?
É esperar o resultado da biopsia, daqui a dois dias, para saber se [o tumor] era benigno ou maligno. O médico disse que é muito difícil ser câncer, mais de 80% de chance de ser benigno. O que resta é só recuperação e tratar essa gastrite erosiva nervosa que estava em um estado avançado. Quanto à recuperação, eu tenho que tomar muitos remédios e não posso mexer a barriga. Não consigo ainda ficar sentado direito, dois meses sem pegar peso e uma dieta para o intestino reagir e voltar a funcionar sem medicação.

Você está na sua casa em Recife?
Sim, estou. A gaming house não é um lugar ideal para recuperação, muito stress e etc, e como essa cirurgia foi meio complicada, por envolver uma parte delicada do intestino, tive que voltar para casa.

Você é um jogador muito importante para o time. Como é para você ter que ficar fora do CBLoL depois de ter batalhado tanto para chegar à elite?
Foi muito difícil para mim e para o time. Ao meu ver, estávamos muito bem, com muitas chances de ir à final e até conquistar o título. Eu realmente fiquei muito triste, mas eu ainda não desisti, estou dando o meu máximo nessa recuperação. Eu realmente não deixo passar um minuto de nenhum remédio ou de algum alimento da dieta, mesmo que eu tenha que acordar de madrugada para tomar, eu sempre faço no horário exato. Estou em repouso o máximo possível e comendo coisas que eu achei que nunca comeria, essa dieta é horrível, mas estou determinado e fazendo o possível, e além, para conseguir jogar ainda este CBLoL.

Os médicos te deram alguma previsão de quando você poderá fazer suas atividades normais?
Não, disseram que depende totalmente de como eu levar a recuperação, então espero que seja em breve, estou conversando com você pelo PC. Já consigo ficar sentado por um tempo sem sentir dor, então estou melhorando. Claro, que quando eu voltar, não estarei 100%, vou ter que continuar este tratamento por um bom tempo, pelo menos dois meses, mas já vou conseguir jogar e fazer o que meu time precisar.

Com sua determinação, acredita que ainda jogará esse Split? Se sim, quando?
É difícil dizer, preciso ver minha evolução a cada dia, mas estou confiante, sim, para voltar ainda nesse Split e o mais rápido possível, ainda quero ser campeão.

baiano-keyd-1split2016-s1-riotgamesSupport se mostrou determinado em voltar a ajudar o time no CBLoL (Foto: Riot Games)

Você assistiu aos jogos do último fim de semana? Acha que se você tivesse presente o resultado seria outro?
É difícil dizer, mas basicamente o que quebrou a Keyd foram as inversões, eu era o principal shotcaller nessas situações, e eles ficaram com muitas dúvidas e acabaram perdendo muita coisa no early game, basicamente todas as lanes ficaram atrás só pela inversão. Talvez comigo isso não aconteceria.

Você tem mantido contato com os jogadores? Está tentando ajudar de alguma maneira mesmo estando longe ou está 100% focado na sua recuperação?
Como eu também precisava tratar essa gastrite nervosa e o estresse estava me afetando muito, resolveram me deixar totalmente focado na minha recuperação, só agora que estou voltando a me inteirar das coisas e vou procurar ajudar sim.

Acho que é isso, Baiano. Algum recado para seus fãs e amigos?
Queria falar para o pessoal que já estou bem, agradecer quem torce pela minha recuperação, e eu estou me dedicando a cada segundo para conseguir voltar o mais rápido possível. E vamos torcer para não ser câncer, senão, eu vou 'trollar' ainda mais os jogos na Solo queue (risos).

Clique aqui para ver a cobertura completa do 1º Split do CBLoL 2016


Veja também:


Tags: League of legends, baiano, cblol 2016