Siga o MyCNB  
  • Menu
  • Notícias
  • Salvador se oferece para receber CBLoL e etapa do Mundial de LoL

Salvador se oferece para receber CBLoL e etapa do Mundial de LoL

Salvador está de olho no potencial do cenário competitivo de League of Legends e sonha em receber até o Campeonato Mundial. Empresários e autoridades locais colocaram a capital baiana à disposição da Riot Games para que eventos da modalidade, nacionais e internacionais, sejam levados para lá.

O primeiro ato dessa mobilização ocorreu na Câmara de Vereadores, que aprovou, há duas semanas, projeto de indicação para que o prefeito da Cidade, Antonio Carlos Magalhães Neto, viabilize a realização de uma etapa do Mundial de League of Legends, "como forma de fomentar o turismo no período de baixa estação".

O plano pode parecer audacioso demais, mas não para o autor do projeto, o vereador Paulo Câmara, presidente da Casa. "Eu acho que a nossa Cidade tem toda a estrutura para fazer um evento desse. Eu, como vereador, sempre procuro abraçar tudo o que tiver ao nosso alcance", disse Paulo, em entrevista exclusiva ao MyCNB por telefone.

Ele explicou que o projeto serviu para colocar os esportes eletrônicos em evidência e estimular o debate sobre o assunto no Município, mostrando a força dos games não apenas para a população, mas também para o Poder Público. Há a intenção até de reservar recursos do orçamento municipal para um possível evento.

salvador-bahia-divulgacaoCapital baiana se ofereceu para receber campeonatos da Riot Games (Foto: Divulgação)

"É lógico que não adianta eu querer, o prefeito querer, bancarmos o evento, porque se a Riot disser que não vem, não vem. Mas existe um interesse enorme da Riot de vir para Salvador, não só para Salvador, eu acho que qualquer capital que se habilitar, der estrutura e fizer valer a força do evento, a empresa abraçará", destacou Paulo Câmara, pensando no retorno financeiro que o evento proporcionaria a Salvador. "Eu enxerguei o potencial de fazer esse atrativo, justamente para fugir da mesmice em Salvador, que às vezes é o Carnaval. A cidade precisa ser reconhecida por outros pontos importantes".

Uma audiência pública será realizada no mês que vem em Salvador para discutir o mercado de e-sports. "Salvador tem que estar preparada tanto para o CBLoL como para o Mundial. É lógico que seria o CBLoL primeiro para chegar ao Mundial. Eu acho que uma coisa sucede a outra", disse, salientando que o objetivo é conseguir levar os eventos para a Cidade já em 2017.

"Estamos dando passos largos e bastante avançados nesse compromisso", garantiu Paulo Câmara. "Já estamos projetando uma visita a São Paulo para ver como está o entendimento e as tratativas iniciais [com a Riot], o que se faz necessário para esta etapa, quanto custa, o que a cidade precisa investir e qual o espaço".

Um dos escalados para fazer a ponte com a Riot Games é Ricardo Silva, diretor do Gamepólitan, a maior feira de games do Nordeste. "Já estive em contato com a empresa apresentando esta intenção da cidade sobre a receptividade de um campeonato oficial deles em Salvador. Tivemos uma discussão saudável sobre o assunto, mas ainda está muito cedo para afirmar que Salvador sediará uma destas etapas. Ainda existem muitos aspectos técnicos que precisam ser estudados e levantados, mesmo com o projeto de indicação recebendo aprovação da Câmara de Vereadores da cidade", afirmou ao MyCNB, por e-mail.

Procurada pela Reportagem, a Riot Games Brasil confirmou, por meio de nota, ter sido contatada por empresários de Salvador e destacou que "sempre considera novas oportunidades para levar experiências significativas de League of Legends aos jogadores de várias regiões do Brasil. A empresa está à disposição para conversar sobre a proposta e estudar sua viabilidade".

No Brasil, eventos oficiais de League of Legends já passaram por São Paulo, Porto Alegre, Fortaleza, Rio de Janeiro, Florianópolis e Goiânia. Nesta temporada, além das duas finais de CBLoL em São Paulo, haverá o International Wildcard Qualifier (IWCQ), seletiva para o Campeonato Mundial, em Curitiba.

Quanto ao Campeonato Mundial, os melhores times do mundo se encontrarão, em 2016, nos Estados Unidos para disputar o título. Lá, a competição passará por quatro cidades.


Veja também:


Tags: League of legends, cblol 2016, campeonato mundial 2016