Siga o MyCNB  
  • Menu
  • Notícias
  • Instituição de Minas Gerais promoverá liga universitária de e-sports

Instituição de Minas Gerais promoverá liga universitária de e-sports

O Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel), de Santa Rita do Sapucaí (MG), irá realizar a Liga Universitária de e-Sports (LUE), com competições de FIFA, League of Legends e Counter-Strike Global Offensive, nos dias 8 e 9 de outubro.

A ideia é do estudante de Engenharia da Computação Filipe Campos. Ele primeiro quis e realizou um campeonato interno de League of Legends, com a participação de 16 times, todos formados por universitários. Com o sucesso do torneio, o aluno e outros cinco colegas deram um passo maior e começaram a organizar a liga, que contará com instituições de ensino superior, públicas e privadas, de vários Estados.

"Quando comecei a organizar, fui pesquisando um pouco mais sobre o cenário de e-sports e encontrei uma liga universitária que tem lá em Portugal. Com isso, comecei a pesquisar se tinha algo parecido aqui no Brasil, mas não encontrei nada", contou Filipe ao MyCNB

inatel-torneiodelol-plateiaPrimeiro torneio interno contou com a participação de 16 times de LoL (Foto: Régis Melo)

O comitê organizador está entrando em contato com universidades e fazendo o convite. De acordo com Filipe, cada instituição poderá inscrever um time - ou jogador no caso do FIFA - por modalidade. O Inatel oferecerá hospedagem e alimentação a todos os participantes.

São 16 vagas em cada competição. Na 1ª Fase, os participantes serão divididos em quatro grupos e se enfrentarão em séries md1, no formato "todos contra todos". Os dois melhores colocados de cada chave avançarão para a Fase Eliminatória. As Quartas e as Semifinais serão md1 e a Grande Final, md3. No FIFA, a disputa pelo título será apenas em um jogo.

Os jogos da Fase de Grupos acontecerão em três laboratórios de informática do Inatel, com 60 computadores, no total, à disposição. As disputas finais serão realizadas no teatro do instituto, que tem capacidade para receber 820 pessoas. A entrada será gratuita.

inatel-teatro-divulgacaoFinais acontecerão no teatro da instituição, com presença do público (Foto: Divulgação)

A premiação é igual para os três jogos: R$ 600 para os campeões e R$ 200 para os 2º colocados. Filipe informou que está procurando patrocinadores para tentar aumentar os valores dos prêmios.

Os estudantes que compõem a organização são acompanhados pelo coordenador do curso, Guilherme Marcondes. "O principal objetivo é aliar a prática, prazerosa para os alunos do e-sport, com a curiosidade e o interesse por aprender. Apoiando a liga, podemos orientar melhor os alunos, principalmente a equilibrarem seus momentos de lazer, nos jogos, com os compromissos de estudos. Além disto, este tipo de jogo pode ajudar no desenvolvimento dos raciocínios lógico e abstrato, essenciais para o exercício da Engenharia".

Até a publicação desta matéria, além do Inatel, apenas a Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI), de Minas Gerais, havia confirmado participação. Outras quatro estão em contato para uma possível participação: Universidade Federal de Lavras (UFLA), Faculdade de Direito do Sul de Minas (FDSM), Universidade do Vale do Sapucaí (UNIVAS), as três de Minas Gerais, e a Universidade de São Paulo (USP).

As universidades interessadas em participar da liga podem entrar em contato por meio do email O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.. Outras informações podem ser conferidas nos site oficial da liga.


Veja também:


Tags: League of legends, Counter-Strike Global Offensive, e-sports, fifa, liga universitaria de e-sports