Siga o MyCNB  
  • Menu
  • Notícias
  • Saiba a origem dos nomes das equipes participantes do CBLoL 2017

Saiba a origem dos nomes das equipes participantes do CBLoL 2017

CNB e-Sports Club, INTZ, KaBuM, Keyd Stars, Operation Kino (OPK)paiN Gaming, RED Canids e Remo Brave. Para os fãs de esportes eletrônicos, especialmente os de League of Legends, esses oito nomes são bem conhecidos. Sim, são os times participantes do 1º Split do Campeonato Brasileiro (CBLoL) 2017, a divisão de elite do cenário nacional. Mas você já parou para pensar o que significam e como surgiram as nomenclaturas das organizações? 

O MyCNB correu atrás dessas respostas e conta para você:

remo-brave1

Remo Brave

O Brave surgiu depois de uma reformulação do RMA eSports. Um dos donos da organização, Tiago "Thongar" Sans, conta que o nome foi alterado porque o antigo estava sendo um "obstáculo" com alguns possíveis patrocinadores. A sigla significa Retorno de Material Autorizado, um procedimento utilizado em empresas para devolução de produtos defeituosos.

Foi aí que começou o processo que resultou no nome Brave e-Sports. Como o RMA carregava o leão como símbolo representativo, a ideia era manter a bravura do animal no novo nome do time. Daí surgiu Brave (bravo, em português).

O "Remo" no nome apareceu depois da parceria com o clube de futebol do Pará, em dezembro de 2015.

CNB e-Sports Club

cnb-participantes

CNB é abreviação de CaNiBais, nome de criação da organização, em 2001. "Quem criou o nome foram o Dead, atualmente manager do time de CS do SK Gaming, e seu primo X-Delta", conta um dos atuais proprietários, Cleber "Fuzi" Fonseca.

A sigla CNB começou a ser usada dentro jogo, já que CaNiBais ficaria grande. Era tendência as equipes abreviarem os nomes. Com o passar dos anos, a abreviação passou a ser mais usada do que o próprio nome, que caiu em desuso.

Mas não foi por isso que o time adotou CNB como nome, ao invés de Canibais. "Como o nome não é muito sugestivo, comercialmente falando, fomos deixando de publicar o nome original e ficou CNB". Mas o mascote da organização, o monstrinho Blumer, tem a ver com o contexto canibal.

operation-kino-2016

Operation Kino (OPK)

Quem conta a história por trás do nome da organização é o diretor financeiro, Paulo "Rezzo" Souto. "Operation Kino é o quarto capítulo do filme 'Bastardos Inglórios', de Quentin Tarantino, de 2009. Kino em alemão significa cinema, ou seja, Operação Cinema, que é a operação na qual o batalhão do primeiro-tenente Aldo explode um cinema com Hitler e toda a comitiva nazista dentro dele".

Entre 2011 e 2012, Rezzo e outros membros da diretoria jogavam DotA 2 utilizando nicks baseados nos personagens do filme, como Enzo Gorlami, Antonio Margheriti, Dominic Decoco, Archie Hicox e Shoshanna Dreyfus. Em 2015, criaram a organização e escolheram o nome Operation Kino, com referência no filme.

INTZ

intz-participantes

INTZ é abreviação de intrepidez, que significa coragem; força inabalável diante de uma situação perigosa; bravura; expressão de destemor, de valentia.

O nome surgiu antes de a organização ser criada. Luan Almeida, filho de Rogério Rodrigues de Almeida, o "Formiga", jogava por uma equipe de mesmo nome. Foi por meio de Luan, que o pai e Lucas Almeida decidiram investir nos e-sports, criando uma organização com nome igual ao do time amador de Luan.

keyd-stars-2016

Keyd Stars

O nome Keyd é uma homenagem ao falecido tio de André Pontes, um dos donos da organização. "Uma das pessoas mais importante que já passou pela minha vida, quem definiu meu caráter e minha forma de pensar. Meu segundo pai e quem mais me inspira, tanto nos momentos bons quanto nos ruins. Criar o time foi a maneira que Edu e eu encontramos de fazer todos conhecerem quem ele foi e de seu nome nunca ser esquecido. Por isso os momentos que mais me emocionam são quando escuto todos gritando seu nome: Keyd!", explica André.

No início, o time se chamava Keyd Team e mudou para Keyd Stars depois que a organização importou, pela primeira vez, em 2014, jogadores sul-coreanos, montando um time de estrelas com Matheus "Mylon" Borges (Top Laner), Park "Winged" Tae-jin (Jungler), An "SuNo" Sun-ho (Mid Laner), Felipe "brTT" Gonçalves (AD Carry) e Caio "Loop" Almeida (Support).

RED Canids

red-canids-2016

Canids significa canídeos, em inglês. A nomenclatura da organização foi escolhida quando ela ainda pertencia ao INTZ, antes de ser vendida. "Quando compramos a RED, o nome já veio junto. Mas foi baseado no lobo-guará e em toda a família dos canídeos. Gostamos do nome e mantivemos", conta Felippe Corradini, atual proprietário.

kabum-participantes

KaBuM

Criado pelo site de comércio eletrônico KaBuM, o time de League of Legends herdou o mesmo nome, "idealizado pelos fundadores da empresa, que buscavam um nome que causasse impacto e representasse o dinamismo e a agilidade do e-commerce". "De 2003 para cá, o KaBuM é associado à "explosão de preços baixos" e à "entrega ninja", explicou a organização, por meio da assessoria de imprensa.

paiN Gaming

pain-logo-cobertura

Pain significa dor, em inglês, mas a organização não quis explicar a ideia por trás do nome.


Veja também:


Tags: cnb e-Sports club, League of legends, pain gaming, red canids, operation kino, remo brave, cblol 2017