Siga o MyCNB  


  • Menu
  • Notícias
  • MiT troca Jungler no meio da série e paiN garante empate: "Funciona"

MiT troca Jungler no meio da série e paiN garante empate: "Funciona"

Adepto ao sistema de revezamento entre titulares e reservas, o treinador do paiN Gaming, Gabriel "MiT" Souza, colocou em prática sua filosofia e fez, nesse domingo (29), a primeira substituição entre partidas de uma série no 1º Split do Campeonato Brasileiro de League of Legends (CBLoL) 2017. Depois de a equipe perder o primeiro jogo para o Operation Kino (OPK), o coach trocou Thúlio "sirT" Carlos por Rodrigo "TaeYeon" Panisa.

O técnico disse ter tomado a decisão para melhorar a comunicação do time, que havia sido falha em alguns momentos da partida inicial. A alteração deu certo e o paiN venceu o segundo jogo com certa facilidade, diferentemente do primeiro, no qual abriu vantagem, mas não conseguiu fechar e deu brechas para o OPK virar, em duelo de mais de uma hora de duração.

O regulamento do campeonato permite este tipo de mudança, desde que o treinador informe à Comissão de Operações de Ligas sobre a troca em até cinco minutos após a destruição no Nexus da primeira partida.

"Eu acho que, primeiramente numa questão de primeiro para o segundo jogo, é muito positivo, porque o jogador que está acompanhando o jogo [ao meu lado] tem uma ideia do macro. Ele sabe o que eu estou pensando na hora. Então muita informação que eu tenho cinco minutos para passar [no intervalo], ele já ouviu antes porque eu já tava passando. Ele consegue levar o que eu quero para dentro jogo", explicou MiT ao MyCNB.

taeyeon-sirt-pain-cblol2017-s2d2-riotgamesTaeYeon (esq.) substituiu sirT no segundo jogo desse domingo (Foto: Riot Games)

Nesta temporada, os treinadores podem ouvir o áudio da comunicação dos cyber-atletas durante as partidas, o que não era possível nos anos anteriores. Segundo MiT, o novo recurso faz com que o jogador que está na reserva consiga "ouvir o que está acontecendo no jogo e entrar para [consertar] isso".

Antes de o 1º Split começar, MiT tinha planos de montar um plantel com dez jogadores, dois para cada posição, entretanto, o número ficou em oito, cinco titulares e três reservas. Além de TaeYeon, o treinador conta com César "juc" Barbosa e Rafael "Rakin" Knittel à disposição, caso precise mudar.

"Isso traz um ânimo novo para o time. Os jogadores que têm reservas ficam mais atentos, porque sabem que a qualquer hora podem ser substituídos, seja por falta de atenção, por desempenho, por qualquer coisa", defendeu MiT sobre o sistema de rotação de reservas. "Isso é bom para o grupo, para o jogador que está entrando, para o que está saindo, para todo mundo. Hoje acho que foi mais uma das provas. No ano passado tivemos um pouco disso, fizemos uma substituição que teve uma crescente, acho que hoje teve mais uma crescente e mais uma prova de que o sistema funciona".

Com a entrada no jogo de domingo, TaeYeon mostrou ainda mais sua versatilidade no cenário competitivo. Em edições anteriores do CBLoL, o jogador atuou como Mid Laner pelo g3nerationX e como AD Carry pelo paiN, quando substituiu o astro Felipe "brTT" Gonçalves. Mesmo com experiência, ele não escondeu o nervosismo ao saber que iria ocupar o posto de sirT no último jogo da série.

"Eu estava meio que nervoso quando ele [MiT] falou que eu ia jogar, mas, depois que eu sentei ali e comecei a jogar, eu me senti muito calmo, porque quando eu jogo com esses meninos da paiN eu me sinto muito confortável. É uma galera que gosto muito de jogar, eles me deixam muito confortável, então depois que entrei no jogo, foi muito de boa", contou, ressaltando que começou a treinar como Jungler desde o fim do 2º Split do CBLoL 2016.

Com uma vitória e um empate, o paiN divide a 2ª colocação do torneio nacional com o CNB e-Sports Club, que venceu nesse domingo, na Fase de Classificação. Ambos os times se enfrentarão no próximo dia 4, às 13 horas (horário de Brasília). Clique aqui para ver a cobertura completa da competição.


Veja também:


Tags: League of legends, pain gaming, mit, sirt, taeyeon, cblol 2017