Siga o MyCNB  
  • Menu
  • Notícias
  • Campeão do CBLoL jogou menos do que todos os outros times para ir ao MSI

Campeão do CBLoL jogou menos do que todos os outros times para ir ao MSI

Dos 13 participantes do Mid-Season Invitational (MSI) 2017 de League of Legends, o RED Canids foi o time que menos jogou no 1º Split dos torneios regionais - apenas 21 jogos. O Team SoloMid (TSM), da América do Norte, recordista de todas as competições oficiais da Riot Games, jogou 56 partidas.

Diante das equipes dos cenários emergentes, o RED não conseguiu passar da 1ª Rodada da Fase de Entrada do MSI, que acontece em São Paulo. Os brasileiros ficaram na 2ª colocação do Grupo A, atrás do SuperMassive, da Turquia.

red-canids-semana2-1split2017-riotgamesRED Canids foi o time que menos jogou entre os participantes do MSI (Foto: Riot Games)

Com a eliminação na 1ª Fase, começou-se a discutir nas redes sociais as razões que levaram ao baixo desempenho do RED na competição, inclusive comparando as campanhas das equipes brasileiras de League of Legends com as de outras modalidades em eventos internacionais. No mesmo fim de semana em que o RED tropeçou, o SG e-sports fez história no DotA 2 ao chegar às Quartas de Final do seu primeiro major, disputado em Kiev, na Ucrânia.

Um dos pontos levantados é que o formato atual do Campeonato Brasileiro (CBLoL) proporciona poucos jogos aos participantes. Na Fase de Classificação, cada time brasileiro jogou 14 partidas, em sete séries md2. Campeão do torneio, o RED disputou 21 jogos, somando as vitórias por 3 a 1 na Semifinal e 3 a 0 na decisão.

O número de jogos é ainda menor para o 5º colocado e para o rebaixado, que não avançam para as Eliminatórias nem disputam as Séries de Promoção. No 1º Split, CNB e-Sports Club e Remo Brave jogaram só 14 partidas. 

O número do CBLoL é inferior até mesmo de ligas com menos participantes. A LJL, principal liga do Japão, conta com apenas seis times, mas o campeão Rampage atuou em 31 jogos, sendo 23 na 1ª Fase e oito no mata-mata.

O recorde de partidas disputadas é do TSM, campeão da LCS North America Spring 2017. O time jogou 56 partidas, sendo 48 na Fase de Classificação e oito nas Eliminatórias.

tsm-lcsnaspring2017-riotgamesTeam SoloMid foi o recordista de partidas no 1º Split em ligas regionais (Foto: Riot Games)

Confira abaixo a quantidade de compromissos dos times participantes do MSI 2017, em levantamento realizado pelo MyCNB:

LCS North America (América do Norte) - 10 participantes
Campeão: Team SoloMid (TSM)
Formato: Os dez participantes se enfrentam em séries md3, em dois turnos, na Fase de Classificação. Os seis melhores colocados avançam para a Fase Eliminatória, sendo que os 1º e 2º lugares vão diretamente para as Semifinais. Na Fase Eliminatória, os confrontos são md5.

Por ter liderado a Fase de Classificação, o TSM avançou diretamente para as Semifinais. Caso tivesse ido para as Quartas o número de jogos teria sido ainda maior.

Fase de Classificação: 48 jogos
Fase Eliminatória: 8 jogos
Número total: 56 jogos

LCS Europe (Europa) - 10 participantes
Campeão: G2 Esports
Formato: Os dez participantes começam a competição divididos em dois grupos. Os times se enfrentaram em séries md3, duas vezes contra os membros da mesma chave e uma vez contra os da outra chave. Os três melhores colocados de cada grupo avançam para a Fase Eliminatória, sendo que os 1º lugares vão diretamente para as Semifinais. A Fase Eliminatória é com confrontos md5.

Assim como o TSM, o G2 terminou a 1ª Fase líder do Grupo A e seguiu direto para as Semifinais. Da mesma forma, se tivesse passado pelas Quartas, teria tido número maior de partidas.

Fase de Classificação: 33 jogos
Fase Eliminatória: 8 jogos
Número total: 41 jogos

LCK (Coreia do Sul) - 10 participantes
Campeão: SK Telecom T1
Formato: Na Fase de Classificação, os times participantes se enfrentam em confrontos md3, em dois turnos. Os cinco primeiros colocados avançam para a Fase Eliminatória, com séries md5. O formato do mata-mata é em "escada", com os 4º e 5º lugares indo para o Round 1, o 3º para o Round 2, o 2º para a Semifinal e o 1º para a Grande Final. Os vencedores de cada rodada seguem avançando até a decisão.

Primeiro lugar da Fase de Classificação, o SK Telecom T1 se classificou direto para a Grande Final. Se tivesse ficado em outras colocações, teria jogado ainda mais.

Fase de Classificação: 42 jogos
Fase Eliminatória: 3 jogos
Número total: 45 jogos

LPL (China) - 12 participantes
Campeão: Team WE
Formato: Divididos em dois grupos, os times jogam duas vezes contra membros de sua própria chave e uma vez com os componentes da outra, em séries md3. Os quatro melhores de cada chave avançam para o mata-mata, em md5, com os 3º e 4º disputando o Round 1, os 2º indo para as Quartas de Final e os 1º seguindo direto para as Semifinais. Os duelos são md5.

O Team WE terminou a 1ª Fase na 1ª colocação do Grupo B e passou direto para as Semifinais. Em outras colocações, teria tido mais jogos.

Fase de Classificação: 37 jogos
Fase Eliminatória: 7 jogos
Número total: 44 jogos

LMS (Taiwan, Hong Kong e Macau) - 8 participantes
Campeão: Flash Wolves
Formato: Na 1ª Fase, os times se enfrentam em séries md3, em dois turnos. Os quatro primeiros colocados seguem para a Fase Eliminatória, com o 1º colocado avançando diretamente para a Grande Final, o 2º lugar para a Semifinal e os 3º e 4º colocados se enfrentando nas Quartas de Final. Os confrontos são md5.

O Flash Wolves terminou a Fase de Classificação em 1º lugar, com 14 vitórias, e, com isso, se classificou diretamente para a Grande Final. Se tivesse avançado em outra posição, teria jogado mais.

Fase de Classificação: 29 jogos
Fase Eliminatória: 4 jogos
Número total: 33 jogos

CBLoL (Brasil) - 8 participantes
Campeão: RED Canids
Formato: Na Fase de Classificação, os times se enfrentam em confrontos md2, em turno único. Os quatro primeiros colocados avançam para a Fase Eliminatória, com séries md5.

Fase de Classificação: 14 jogos
Fase Eliminatória: 7 jogos
Número total: 21 jogos

CLS  (América Latina Sul) - 6 participantes
Campeão: Isurus Gaming
Formato: Os seis times se enfrentam em séries md2, em dois turnos. Os quatro primeiros colocados avançam para a Fase Eliminatória, sendo que o 1º se classifica direto para a Grande Final, o 2º para a Semifinal e os 3º e 4º colocados para o Round 1. Os confrontos decisivos são md5.

O Isurus liderou a 1ª Fase e avançou direto para a decisão. Se tivesse ficado em outra colocação, teria jogado mais. 

Fase de Classificação: 20 jogos
Fase Eliminatória: 3 jogos
Número total: 23 jogos

GPL (Sudeste asiático) - 6 participantes
Campeão: Marines Esports
Formato: Para se classificar para a GPL, o Marines precisou vencer a Vietnam Championship Serie A (VCS), que conta com sete times. Nessa competição, o time jogou 30 jogos, sendo 27 na 1ª Fase e três no mata-mata.

Por vencer a VCS, o Marines se classificou direto para as Semifinais da GPL. Nas Semis e na decisão foram 8 jogos, totalizando 38 partidas para chegar ao MSI.

LCL (Comunidade dos Estados Independentes) - 8 participantes
Campeão: Virtus.pro
Formato: Oito times se enfrentam em confrontos md1, em dois turnos, na Fase de Classificação. Os quatro melhores classificados avançam para as Semifinais, em md5.

Fase de Classificação: 14 jogos
Fase Eliminatória: 10 jogos
Número total: 24 jogos

LJL (Japão) - 6 participantes
Campeão: Rampage
Formato: Os times se enfrentam em séries md3, em dois turnos, na Fase de Classificação. Os três primeiros colocados avançam para a Fase Eliminatória, com o 1º indo direto para a Grande Final e os 2º e 3º para a Semifinal. Os confrontos decisivos são md5.

O Rampage terminou a 1ª Fase na 2ª colocação e teve de disputar a Semifinal para ir à decisão.

Fase de Classificação: 23 jogos
Fase Eliminatória: 8 jogos
Número total: 31 jogos

LLN  (América Latina Norte) - 8 participantes
Campeão: Lyon Gaming
Formato: Os oito times se enfrentam em séries md2, em dois turnos, na Fase de Classificação. Os quatro melhores colocados avançam para a Fase Eliminatória, em md5.

Fase de Classifiação: 28 jogos
Fase Eliminatória: 6 jogos
Número total: 34 jogos

OPL (Oceania) - 8 participantes
Campeão: Dire Wolves
Formato: Na Fase de Classificação os participantes se enfrentam em séries md3. Os cinco melhores da 1ª Fase se classificam para a Fase Eliminatória, com o 1º colocado indo direto para a Grande Final, o 2º para a Semifinal, o 3º para as Quartas de Final e os 4º e 5º lugares se enfrentando nas Oitavas de Final.

O Dire Wolves liderou a 1ª Fase e passou direto para a decisão. Se tivesse ficado em outra posição, teria atuado em mais partidas.

Fase de Classificação: 23 jogos
Fase Eliminatória: 4 jogos
Número total: 27 jogos

TCL (Turquia) - 8 participantes
Campeão: SuperMassive
Formato: Na Fase de Classificação, os times  se enfrentam em séries md2, em dois turnos. Os seis melhores avançam para o mata-mata, com os dois primeiros indo direto para as Semifinais.

O SuperMassive terminou a 1ª Fase na liderança e se classsificou diretamente para as Semifinais. Se tivesse ficado em outra posição, precisaria jogar mais partidas.

Fase de Classificação: 28 jogos
Fase Eliminatória: 8 jogos
Número total: 36 jogos


Veja também:


Tags: League of legends, LPL, GPL, lcs europe, cblol, lms, lck, ljl, red canids, cblol 2017, tcl, opl, lcl, msi 2017, lln, cls