Siga o MyCNB  
  • Menu
  • Notícias
  • "Acabamos prejudicados", diz Neki sobre bug na seleção de campeões

"Acabamos prejudicados", diz Neki sobre bug na seleção de campeões

A 6ª Rodada do 2º Split do Campeonato Brasileiro de League of Legends (CBLoL) 2017 terminou com polêmica neste domingo (16). Um "bug" conhecido do game fez com que o Team One tivesse de jogar com Draven, campeão que não estava nos planos da equipe para o confronto contra o RED Canids.

O caso aconteceu na primeira partida da série md2, vencida pela matilha. Na escolha de campeões, o Jungler Alanderson "4LaN" Meireles começou a clicar em vários personagens em sequência. O tempo para seleção acabou e Draven ficou como o escolhido, o que o One não queria. A fase de picks e bans chegou a ser interrompida, mas o time teve de jogar com Draven (veja vídeo abaixo).

O "bug" no client é conhecido no LoL e acontece porque, a cada campeão selecionado, há uma animação sobre aquele herói. Se um personagem é selecionado atrás do outro, o jogo carrega cada uma das animações, provocando um delay do que aparece na tela.

Segundo o Top Laner do RED, Leonardo "Robo" Souza, a Riot Games Brasil alerta sobre o "bug" na reunião com os cyber-atletas no início de cada temporada, o Player Summit. "Se você clicar várias vezes, o client fica mudando. Se você clicar 20 vezes, vai ficar mudando até 20, mas há um delay de mudar um champion para o outro. Ele [4LaN] ficou clicando, faltavam dez segundos e nós sabíamos que ia bugar. Ele estava mudando rápido. A Riot fala para não fazer esse tipo de coisa porque vai dar bug".

neki-agachado-team-one-cblol-2017-riot-games
Neki lamentou o bug na escolha dos campeões durante o CBLoL (Foto: Riot Games)

Em entrevista ao MyCNB, o técnico Vinícius "Neki" Ghilardi, o único do Team One a falar com a imprensa, disse que a equipe se sente prejudicada. "Já faz um tempo que o League of Legends tem um bug. Todo mundo que joga sabe que o client buga, infelizmente aconteceu conosco. Nós acabamos sendo prejudicados, acabou nos afetando. Eu fico triste por isso, mas fica uma lição para termos uma conversa com a Riot e abrir a mente deles, porque é um problema recorrente há muito tempo. Inclusive eu estava conversando com o Brokenshard [técnico do RED]. Ele falou que aconteceu isso na LCS há uns anos".

Sem entrar em detalhes, Neki disse que o assunto ficaria entre a Riot e a direção do Team One, mas admitiu que o pick atrapalhou os planos da equipe, que precisava da vitória em apenas uma partida para se classificar para as Semifinais do CBLoL. "Foi um pouco complicado, porque aquilo alterou tudo do jogo. Foi um pick de AD Carry, que não era o que tínhamos planejado para o draft. Não era o certo fazer naquele momento do draft, então isso acabou nos prejudicando diretamente. Mas, nós, como bons profissionais, colocamos a cabeça no lugar e tentamos desenvolver o máximo que podíamos. Fizemos um draft bom, conseguimos colocar nosso plano de jogo e o que faltou foi ganhar o resultado".

Depois das entrevistas à imprensa, Neki foi chamado para uma conversa com o gerente de operações de ligas da Riot brasileira, Philipe "PH Suman" Monteiro. O diálogo durou mais de 20 minutos, na parte externa do estúdio.

O executivo da Riot iria dar uma declaração aos jornalistas, mas acabou não falando. A desenvolvedora informou que irá se pronunciar por meio de nota nesta segunda-feira (17).

Polêmica

Nas redes sociais, o caso criou polêmica. O Mid Laner Bruno "Brucer" Pereira escreveu no Twitter que, ao contrário do que comentou o caster Guilherme "Tixinha" Cheida durante a transmissão, 4LaN não estava brincando quando ficou passando por vários campeões. "Ninguém do nosso time sabia deste bug", justificou o cyber-atleta, apesar de o seu técnico ter admitido ciência do bug.

Ele ainda complementou: "Se você selecionar um monte de campeões, o cliente demora para responder, mas passou de um ponto que ele nem estava clicando e estava mostrando outros campeões. Selecionamos Braum faltando oito segundos e o client continuou mostrando outros campeões. O Braum na tela estava lockado. E simplesmente apareceu Draven".

"Se tivesse rolando bug, teria rolado remake", rebateu o caster Gustavo "Melao13" Ruzza no Twitter.

Depois da discussão e da conversa com PH Suman, Neki também se pronunciou na rede social: "Só para deixar claro: meu player errou? Errou. Mas ele não estava brincando naquele momento, se não eu seria o primeiro a chamar atenção".

Também no Twitter, o Jungler 4LaN disse que não sabia que o bug era possível. "Já fui em um Player Summit e tenho certeza que não foi passado".

Clique aqui para ver a cobertura completa do 2º Split do Campeonato Brasileiro de League of Legends 2017


Veja também:


Tags: League of legends, riot games brasil, bug, neki, red canids